Divulgação de Concursos Literários Julho/10 - Cont.

30/07 – XIII CONCURSO DE CONTOS “ALÍPIO MENDES”

Ateneu Angrense de Letras e Artes

XIII Concurso de Contos “Alípio Mendes”

1. As inscrições serão abertas em 22/05/2010 e encerradas em 30/07/2010, valendo a data da postagem.

2. Poderão participar do Concurso todas as pessoas radicadas em território nacional.

3. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito, obrigatoriamente escrito em Língua Portuguesa.

4. O trabalho deverá ser datilografado ou digitado (fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12), papel A4, numa só face, com o máximo de 4 (quatro) laudas, não constando o nome do autor, apenas o pseudônimo e o título do conto.

5. As 6 (seis) cópias, acompanhadas de um envelope fechado, contendo, em seu interior, a identificação do candidato: nome, endereço completo, telefone e “e-mail” e, na parte externa, o título do conto e o pseudônimo do concorrente, deverão ser entregues na sede do Ateneu, ou remetidas para:

ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTES

XIII CONCURSO DE CONTOS “ALÍPIO MENDES”

Caixa postal 73325

Praça Guarda Marinha Grenhalg, 59

São Bento

Angra dos Reis – RJ

CEP: 23900-240

6. Para todos os efeitos legais os participantes do presente concurso se declaram os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, isentando o Ateneu Angrense de Letras e Artes de qualquer reclamação ou demanda que porventura venham a ser apresentadas em juízo ou fora dele.

7. Serão concedidos troféus e certificados de classificação aos autores dos 3 (três) melhores contos e certificado de menção honrosa aos classificados do 4° ao 10° lugar.

8. Os autores dos contos classificados nos 3 (três) primeiros lugares, bem como os componentes da Comissão Julgadora , que residem fora de Angra dos Reis, terão direito a pernoite com acompanhante (intransferível) no dia da cerimônia de encerramento do concurso.

9. Os 5 (cinco) primeiros contos classificados serão publicados na revista do AALA.

10. A comissão Julgadora será constituída a convite da Comissão Organizadora.

11. Os participantes classificados terão ciência da decisão da Comissão Julgadora através de correspondência.

12. a entrega dos prêmios acontecerá, em sessão solene, no dia 18/09/2010, às 19h, no Teatro Municipal Câmara Torres, em Angra dos Reis.

13. O ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTES se reserva o direito de publicar os trabalhos classificados.

14. Os trabalhos não serão devolvidos.

15. Ao fazer sua inscrição o concorrente estará aceitando os termos deste Regulamento, ficando sujeito a desclassificação pelo não cumprimento do mesmo.

16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

17. Os membros da Comissão Organizadora não poderão participar do concurso.

*Fonte: Regulamento divulgado na antologia XXV Concurso de Poesia Brasil dos Reis.

Segue o link:

http://www.ateneuangrense.com.br/concursos/13ccam.htm

30/07/10 Maximiano Campos/@/$$

REGULAMENTO

O Instituto Maximiano Campos – IMC é uma organização que presta relevantes serviços em favor da cultura literária e artística contribuindo para o engrandecimento do valor intelectual no Estado e no País. O Prêmio Maximiano Campos de Literatura é uma ferramenta de estímulo à produção intelectual de crianças, jovens e adultos, instaurando um processo que visa a transformação da leitura numa atividade lúdica e prazerosa. O concurso de CONTOS é dirigido a pessoas cuja escolaridade certifique a conclusão do nível médio.

Objetivo

- O prêmio tem o objetivo de estimular e premiar novos talentos a partir da criação literária em língua portuguesa.

Condições

- Poderão participar brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados, com escolaridade média concluída.

- Poderão participar apenas autores inéditos ou que tenham, até dois livros publicados individualmente (não serão consideradas as antologias).

- Cada concorrente poderá participar com apenas um texto original, rigorosamente inédito, nunca antes publicado nem na imprensa nem na forma de livro.

- Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação, que será definida pelo IMC.

- Os textos devem ser escritos em português e ter no máximo 4 mil caracteres contanto com os espaços.

Inscrições

- As inscrições devem ser feitas até 30 de julho de 2010. Os interessados devem acessar o endereço eletrônicohttp://www.imcbr.org.br e preencher o formulário com os dados pedidos da maneira correta.

- Aqueles que preencherem de maneira incorreta terá a sua inscrição anulada sem aviso prévio, portanto, atenção ao preencher o formulário.

Seleção

- Independente do número total de participantes, serão escolhidos apenas e tão somente 3 (três) para premiação e mais 7 (sete) para publicação no livro que compõe os textos do concurso.

- A seleção será feita por uma comissão julgadora selecionada pela coordenadoria do prêmio, composta por pessoas capacitadas na área. O parecer da comissão julgadora é irrecorrível.

- Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos pela

comissão julgadora. Qualquer outro processo/etapa de seleção incluso

no concurso ou mudança no desenvolvimento do mesmo não poderá ser questionado.

Premiação

- A divulgação dos 10 selecionados será através do site do IMC.

- Os contos classificados serão premiados da seguinte maneira:

1º Lugar - R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) e 1 (um) kit IMC*;

2º Lugar - R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) e 1 (um) kit IMC*;

3º Lugar - R$ 1.000,00 (Mil Reais) e 1 (um) kit IMC*;

*O kit IMC será composto por obras de Maximiano Campos, que há 10 anos partiu nos deixando um legado cultural e literário através do qual o IMC promove ações educativas; mais a cota de 10 (dez) exemplares do livro que constará seu trabalho com entrega na data de lançamento.

- A forma de premiação dos classificados restantes será a publicação dos contos escolhidos pela comissão julgadora na obra que será lançada pelo Instituto durante a realização da FLIPORTO 2010, com data ser definida pelo presidente do IMC e ainda dez exemplares da obra.

Publicação

- Os candidatos assumem total responsabilidade pela autenticidade dos trabalhos inscritos. A inscrição no concurso implica, automaticamente, cessão dos direitos do autor ao IMC, ficando o IMC autorizado a reproduzir o texto cedido, na íntegra ou parte dele, em qualquer lugar, tempo ou meio de comunicação, com a devida identificação do seu autor.

Informações

Informações: (81) 3269 6134 ou premio@imcbr.org.br, falar com Leila Teixeira, coordenadora do concurso.

30.07|@|Lítteris|Con. Lit. Jogando com as Palavras

Concurso Literário Jogando com as Palavras

::.. Tema: Inspirado pelo clima da Copa do Mundo 2010, você poderá escrever sobre o universo do futebol, seus ídolos, curiosidades e peculiaridades.

::.. Quantidade de Obras: Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras, em qualquer gênero literário, com até 60 linhas cada uma. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.

::.. Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 30 de JUNHO de 2010 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou e-mail).

::.. Envio das Obras: As obras deverão ser enviadas digitadas em papel ofício em espaço 2, por uma das quatro formas:

pelo formulário eletrônico;

pelo e-mail concursos@litteris.com.br (caso você não consiga enviar pelo formulário ao lado)

para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal)

para a Caixa Postal 150 - 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal). Ao enviar suas obras por correio, envie junto o seu nome completo, pseudônimo, endereço de correspondência e telefone de contato.

::.. Premiações:

1º Lugar - A edição da obra premiada no livro Jogando com as Palavras, 20 exemplares do livro, troféu e certificado.

2º Lugar - A edição da obra premiada no livro Jogando com as Palavras, 15 exemplares do livro, medalha e certificado.

3º Lugar - A edição da obra premiada no livro Jogando com as Palavras, 10 exemplares do livro, medalha e certificado.

Edição de Participação - Os autores classificados com Edição de Participação, poderão optar pela aquisição de exemplares através do sistema de cooperativismo, tendo suas obras editadas no livro Jogando com as Palavras, além de um certificado.

::.. ::.. Compromisso: Os vencedores, desde já, declaram ser de sua autoria as obras concorrentes e classificadas, não constituindo plágio de nenhuma espécie, podendo responder juridicamente por este ato se tal concordância for falsa.

::.. Resultado: Todos os participantes serão comunicados através de cartas até o dia 30 de JULHO de 2010, acerca da classificação ou reprovação no concurso. O júri escolhido pela Editora para fazer a seleção das obras é soberano em seu resultado final.

::.. Outras informações: A Editora não se responsabiliza por obras extraviadas ou perdidas quando do seu envio. As obras que não estiverem de acordo com o regulamento serão descassificadas. Os participantes inscritos concordam com todas as cláusulas deste regulamento.

30.07 - XII CONCURSO SESI DE POESIA - 2010

REGULAMENTO

O SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - DEPARTAMENTO REGIONAL - SESI/DR/BA, faz saber, para conhecimento dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, que estão abertas as inscrições para o XII Concurso SESI de Poesia - Edição 2010, a ser realizado no dia 29/08/2010, no Teatro SESI, em Salvador/BA, sendo regido pelos dispositivos do Regulamento abaixo citados:

DA PROMOÇÃO

O XII Concurso SESI de Poesia - Edição 2010 é um concurso destinado a todos os trabalhadores da indústria e seus dependentes que desenvolvem atividades literárias.

OBJETIVO

O XII Concurso SESI de Poesia tem como objetivo promover a cultura entre os trabalhadores da indústria, valorizando, fomentando e difundindo a produção literária do Estado da Bahia.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas no período de 07 de junho a 30 de julho de 2010, no Centro Cultural SESI Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho CEP: 41.950-600 Salvador - BA Tel.: (71) 3316-7080 / 3316-7084 - Fax: 3316-7052), das 08h00min às 17h00min, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, ou no site: www.fieb.org.br;

O candidato poderá inscrever apenas 01 (um) poema;

Para a efetivação da inscrição, os candidatos deverão preencher os formulários disponíveis no site e encaminhá-los, juntamente com toda a documentação prevista no item 3. “INSCRIÇÕES” - alíneas VIII, IX e X, para o Centro Cultural SESI Rio Vermelho;

Serão considerados inscritos os poemas entregues sob protocolo (pessoalmente), enviados pelo correio (carta registrada - AR), endereçadas à: Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho CEP: 41.950-600 Salvador - BA Tel.: (71) (71) 3316-7080 / 3316-7084 - Fax: 3316-7052, ou enviadas para os e-mails: artenaempresarv@fieb.org.br e catarina@fieb.org.br;

Para as obras encaminhadas através do correio ou por e-mail, será considerada a data de envio, a qual não deverá ultrapassar o limite da data de encerramento das inscrições;

Cada poema deverá ser apresentado em 04 (quatro) vias datilografadas ou digitadas em papel tamanho A4, letra com fonte “Arial 12”, de um só lado do papel, com todas as páginas numeradas. Em cada via, deverá conter o título do poema e o pseudônimo do autor;

Acompanhando as 04 vias do poema, deverá ser anexada a ficha de inscrição, declaração de autoria/ineditismo, termo de gravação e uso de imagem, termo de autorização para participação de menor, assinada pelo representante legal, caso o participante seja menor de idade;

Os documentos exigidos para a inscrição no XII Concurso SESI de Poesia são:

Ficha de Inscrição preenchida (clique aqui);

Declaração de autoria/ineditismo (modelo disponível aqui);

Termo de autorização de gravação e uso de imagem, devidamente preenchido e assinado pelo autor do poema (modelo disponível aqui);

Termo de autorização para participação de menor, assinada pelo representante legal, caso o participante seja menor de idade (modelo disponível aqui).

Documentos exigidos para o candidato Trabalhador da Indústria (industriários e empresários):

Cópia da Carteira Profissional atualizada;

Cópia da Cédula de Identidade ou Cédula de Identidade Profissional;

Cópia do Contrato social da empresa, quando o candidato for empresário.

Para o Candidato Dependente do Trabalhador da Indústria (cônjuge ou filho):

Cópia da Carteira Profissional atualizada do trabalhador;

Cópia da Cédula de Identidade ou Cédula de Identidade Profissional do trabalhador;

Cópia do Contrato social da empresa, quando o candidato for dependente (filho ou cônjuge) do empresário;

Cópia da Carteira de Identidade do Dependente (filho ou cônjuge) ou Cópia da Certidão de Nascimento acompanhada de mais 01 documento com foto;

Cópia da Certidão de Casamento (cônjuge) ou Declaração convivência marital autenticada em Cartório (cônjuge).

Nota: Após as inscrições feitas pela internet os candidatos deverão enviar os documentos exigidos, sob pena de desclassificação.

CONDIÇÕES

Poderão participar do XII Concurso SESI de Poesia somente trabalhadores da indústria do Estado da Bahia e seus dependentes diretos: filhos (maiores de 14 anos) e cônjuge;

Não poderão participar do XII Concurso SESI de Poesia colaboradores, prestadores de serviço, estagiários ou quaisquer profissionais que mantenham vínculos de trabalho com o SESI/DR/BA;

Os poemas concorrentes deverão ser inéditos;

Cada uma das 04 vias deverá ser apresentada sem a inclusão de qualquer elemento que permita a identificação do autor (rubrica, dedicatória, nome, etc.).

PREMIAÇÃO

A comissão julgadora será composta por 03 (três) pessoas de renome da área de literatura, indicadas pela Coordenação do Concurso;

A comissão julgadora selecionará até 15 (quinze) poemas. Cabe ao canditado verificar no site: www.fieb.org.bra relação dos selecionados, após 15 (quinze) dias do encerramento das inscrições. O SESI/DR/BA entrará em contato com os finalistas, e caso isso não aconteça o candidato deverá procurar a Coordenação do Concurso;

Serão concedidos os seguintes prêmios:

1º lugar – R$ 800.00 (oitocentos reais)

2º lugar – R$ 600.00 (seiscentos reais)

3o lugar – R$ 400.00 (quatrocentos reais)

Troféu Performance;

A comissão julgadora é soberana em suas decisões;

Aos demais concorrentes selecionados serão conferidos certificados de participação;

A premiação acontecerá na etapa final do evento, a ser realizada no dia 29 de agosto de 2010, no Teatro SESI – RIO VERMELHO.

CONDIÇÕES GERAIS

A realização da inscrição no concurso implica na plena aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições estabelecidas neste Regulamento;

O SESI/DR/BA poderá utilizar, sem ônus, os poemas classificados para edição de livro ou qualquer outro tipo de material de divulgação;

O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser completo, sob pena do cancelamento da participação do candidato no Concurso;

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Concurso;

O material entregue na inscrição do concurso não será devolvido sob qualquer hipótese.

Salvador - BA, _____ de ___________ de 2010.

MANOELITO SOUZA

Superintendente do SESI/BA

link

http://www.fieb.org.br/sesi/poesia/regulamento.asp

Descalvado

1.- INSCRIÇÕES:

1.1.- As inscrições estão abertas a todos os escritores do território nacional, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, desde que devidamente identificados e com obras dentro das especificações contidas neste regulamento.

1.2.- Cada participante deverá preencher um formulário próprio para inscrição, anexando ao mesmo uma cópia do RG e uma do CPF, assim como uma foto recente.

1.3.- Será cobrada uma taxa de R$ 15,00 (quinze reais) a todos os participantes, taxa esta abrangendo o(s) poema(s) inscrito(s).

1.4.- Se o participante não estiver presente no dia do lançamento do livro e desejar adquiri-lo por via postal, deverá depositar, junto com a taxa de inscrição, mais R$ 20,00 (vinte reais).

1.5.- A taxa de inscrição deverá ser depositada na conta Nº18187-0, da Agência 0918-0 do Banco do Brasil (Sandra Heloisa De Marco); o recibo deverá ser anexado à ficha de inscrição.

2.- DATAS:

2.1.- A abertura das inscrições dar-se-á no dia 08 (oito) de abril.

2.2.- As obras deverão ser entregues à Comissão Organizadora até o dia 30 ( trinta) de julho de 2.010, considerando-se a data de postagem como a de inscrição em casos de remessa por via postal.

2.3.- A entrega dos prêmios será realizada no dia 20 de novembro de 2.010, sábado, às 20 horas, no Centro de Convivência Profª. Maria Ap. Fioroni Kastein (antiga Fepasa), na cidade de Descalvado.

3.- TRABALHOS:

3.1.- Cada participante poderá concorrer com até 3 (três) poemas inéditos. Se alguma obra já tiver sido divulgada por algum meio de comunicação, isto implicará na sua desclassificação.

3.2.- Os poemas deverão ser digitados na fonte “Time New Roman”, em tamanho 14, abrangendo no máximo 70 (setenta) linhas, isto é, 2 (duas) laudas cada um.

3.3.- Cada poema deverá ser enviado à Comissão Organizadora em 5 (cinco) cópias (sulfite A4).

3.4.- Cada autor deverá adotar um só pseudônimo para todas as suas participações.

3.5.- Os poemas deverão ser entregues dentro de um envelope grande, sem marcas que identifiquem o autor, que será identificado apenas pelo seu pseudônimo, escrito de preferência na parte superior da folha.

3.6.- A identificação dos concorrentes será feita através do formulário de inscrição, que será colocado em um envelope pequeno e lacrado. Sobre este envelope será escrito o pseudônimo do autor, e ele será colocado no interior do envelope maior, contendo a obra. Os concorrentes de outras cidades deverão colocar, além do endereço, o CEP.

3.7.- Os concorrentes que não tiverem telefone próprio, terão que indicar algum para possível contato.

3.8.- Os trabalhos não serão devolvidos aos concorrentes que, ao preencherem o formulário de inscrição, estarão autorizando a publicação dos mesmos, desde que sejam classificados.

3.9.- A obra “Marcas do tempo” constará de 2 (duas) antologias: uma nacional, que premiará de 20 (vinte) a 30 (trinta) autores, e outra composta somente por autores descalvadenses, que poderá ser de 5 (cinco) a 10 (dez).

3.10- Os poemas dos poetas descalvadenses poderão constar da antologia geral, desde que estejam classificados entre os 20 (vinte) a 30(trinta) melhores trabalhos.

3.11 - Não poderão concorrer obras criadas em parceria.

3.12- A Comissão Organizadora sugere ao autor que já participou do concurso descalvadense, que envie seus trabalhos com pseudônimo diferente.

4. - JULGAMENTO:

4.1.- A Comissão Julgadora será formada por professores de Literatura, e suas decisões se basearão não apenas no valor poético e literário, mas também no correto uso da linguagem.

4.2.- A condição de membro da Comissão Julgadora é incompatível com a condição de concorrente.

4.3.- A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível e ela está dispensada de apresentar parecer por escrito.

4.4.- Nenhum concorrente poderá receber mais de uma premiação.

5. Outras Disposições:

5.1.- A Comissão Organizadora da antologia “Marcas do Tempo”, promoverá um concurso para a escolha da capa do livro, do qual só poderão participar artistas residentes na cidade de Descalvado.

5.2.- O concurso para a capa terá um regulamento especial, a ser publicado no mês de julho.

5.3.- A antologia poderá dispor de uma página especial, para fazer homenagem a um poeta descalvadense.

6. - PREMIAÇÃO:

6.1.- A premiação geral será a seguinte:

1º lugar 2º lugar 3º lugar 4º lugar 5º lugar 6º ao 10º

R$ 1.500,00 R$ 1.000,00 R$ 500,00 R$ 300,00 R$ 200,00 ----------------

Troféu Troféu Troféu Troféu Troféu Medalhões

20 livros 15 livros 10 livros 5 livros 3 livros 2 livros

Certificado Certificado Certificado Certificado Certificado Certificado

6.2.- Para os escritores da cidade de Descalvado, a Comissão Organizadora reservará a seguinte premiação:

1º lugar 2º lugar 3º lugar 4º lugar 5º lugar

R$ 500,00 R$ 300,00 R$ 200,00 ------------------ -----------------

Troféu Troféu Troféu Troféu Troféu

10 livros 7 livros 5 livros 3 livros 2 livros

Certificado Certificado Certificado Certificado Certificado

6.3.- O trabalho do escritor descalvadense que estiver classificado para a antologia geral, não poderá concorrer à antologia dos poetas municipais.

5.4.- A premiação em dinheiro somente será entregue aos classificados que se fizerem presentes na solenidade da premiação.

5.6.- A Comissão Organizadora se reserva o direito de oferecer outros prêmios aos melhores classificados.

7.- ENDEREÇOS:

7.1.- Os trabalhos deverão ser enviados para a:

VI Concurso Nacional de Poesia “Marcas do Tempo”

Biblioteca Pública Municipal Prof. Gerson Alfio De Marco

A/C: Maria Lucia Colucci Izeppi

Av. Guerino Oswaldo, n.º 446 – DESCALVADO/SP

CEP 13690-000 – Tel/Fax (0xx19) 3583.1013

Bibliotecária: Maria Lucia Colucci Izeppi

8.- INFORMAÇÕES:

8.1.- Email: marcasdotempo2010.descalvado@hotmail.com

8.2.- Site: www.descalvado.sp.gov.br

8.3.- Telefone: (19) 3583-1013

9.- CASOS OMISSOS:

Os casos que não se enquadrarem neste regulamento, serão resolvidos pela Comissão Organizadora, cuja decisão é inapelável.

Maria Lucia Colucci Izeppi Sandra Heloisa De Marco

- Comissão Organizadora - - Comissão Organizadora –

VI CONCURSO NACIONAL DE POESIA

“ MARCAS DO TEMPO ”

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome:

Data de Nascimento: ----/----/--------- RG: CPF:

Endereço:

Bairro: Cidade/UF: CEP:

foto Telefone/fax:

Títulos das obras:

Pseudônimo do autor:

Para uso da

Comissão organizadora Favor anexar à ficha de inscrição uma cópia do RG e uma do CPF; uma fotografia recente e um breve currículo (no máximo 10 linhas).

NOTAS

A Declaro estar ciente do regulamento do VI CONCURSO NACIONAL DE POESIA, organizado pela Biblioteca Pública Municipal “Prof. Gerson Alfio de Marco”, da cidade de Descalvado, assim como estar de acordo com todas as cláusulas que nele constam, autorizando desde já a impressão e publicação de meu trabalho pela Comissão Organizadora, se for vencedor.

B

C

D

E

MÉDIA

CLASSIFICAÇÃO

de de 2.010.

N - Descalvado

F

G

Total

Class. Assinatura do(a) escritor(a)

o formulário tem q pegar lá mesmo... ficou todo bagunçado aqui

http://www.descalvado.sp.gov.br/secretarias/seec/vi_poesia.pdf

Prêmio UTOPIA

I - APRESENTAÇÃO

1 - O PRÊMIO UTOPIA DE LITERATURA é promovido pela Utopia Editora, e objetiva premiar livro inédito, escrito em língua portuguesa, por autor brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, nas categorias POESIA e CONTO.

II - INSCRIÇÃO

1 - Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe nas duas categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.

2 – O livro inscrito deverá ser inédito, ou seja, não ter ISBN ou ter sido publicado em outra editora. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias e/ou outro tipo de distribuição.

3 - Os originais deverão ser enviados em quatro vias, encadernadas, com folha de rosto na qual deverão constar apenas o TÍTULO da obra e o PSEUDÔNIMO (obrigatório) do autor, acompanhadas de envelope lacrado com os dados do autor. Ou enviados em uma única via, em documento WORD ou PDF para o e-mail: contato@utopiaeditora.com, sob o assunto: Concurso UTOPIA, sendo que na página de rosto conste TÍTULO da obra e o PSEUDÔNIMO (obrigatório) do autor, o e-mail não deverá conter referências do autor, ou seja, nem no corpo e nem no endereçamento não poderá haver referências sobre o autor da obra

4 – Para os trabalhos impressos o texto deverá ser digitado (editor de texto Word) em espaço duplo, em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. No livro poesias, cada poema deverá ter seu título ou primeiro verso negritado e a cada novo poema uma página nova deverá ser usada, no livro de contos, cada conto deverá ser iniciado numa nova página.

5 - Em envelope lacrado, anexo à obra, deverão ser informados os dados do autor: pseudônimo, nome, data de nascimento, título da obra, identidade, CPF, endereço completo, telefone, e-mail, currículo resumido e uma declaração de autoria e responsabilidade pelos direitos da obra, assinada pelo autor. O envelope deverá ser identificado externamente com PSEUDÔNIMO do autor e TÍTULO da obra. Caso a inscrição seja pela internet esse item deve ser desprezado.

6 - A obra enviada deverá ter entre 56 e 90 páginas em ambas categorias (CONTO/POESIA), para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada nos itens 3, 4 e 5, os que não se encaixarem nesses critérios serão automaticamente descartados.

7 - As inscrições deverão ser enviadas entre 16 de junho a 30 de julho de 2010. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado. Caso a inscrição seja pela internet a data e hora do e-mail que serão a base para o prazo.

III - JULGAMENTO

1 - As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialista em literatura, jornalistas e críticos literários, indicados pela UTOPIA EDITORA.

2 - A comissão julgadora final atribuirá o PRÊMIO a uma única obra e poderá indicar até 02 (duas) menções honrosas por categoria.

3 - O único critério para seleção da obra vencedora é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.

IV - PREMIAÇÃO

1 - O resultado do I PRÊMIO UTOPIA de LITERATURA 2010 será divulgado até março de 2011.

2 - Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas comercialmente pela própria editora, com uma tiragem inicial de 200 exemplares.

3 - O autor vencedor terá direito a 10% da tiragem da obra. Parte dessa edição será usada para inserção no acervo de bibliotecas públicas.

4 - A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, com data prevista para julho de 2011.

5 - Os autores vencedores poderão participar de lançamentos da obra em evento literário promovido pela UTOPIA, mas os autores serão responsáveis pelos custos de locomoção e estadia.

6 - Os autores indicados para Menção Honrosa receberão um certificado emitido pela UTOPIA EDITORA, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela UTOPIA.

V - DISPOSIÇÕES GERAIS

1 As inscrições para o I PRÊMIO UTOPIA DE LITERATURA são gratuitas.

2 - Não serão aceitas inscrições com apenas um conto ou poema.

3 - É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da EDITORA, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

4 - Será de responsabilidade dos autores o compromisso de que o livro é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.

5 - Não serão aceitas inscrições de obras póstumas ou obras de co-autoria.

6 - Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas.

7 – Endereço para inscrições pelo correio:

Utopia Editora

QMS 26 Rua 26 Lote 12 A

Setor de Mansões

Sobradinho – DF

CEP: 73080-620

Endereço para inscrições pelo e-mail:

contato@utopiaeditora.com

8 - Ao se inscrever no I PRÊMIO UTOPIA DE LITERATURA, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.

Caso haja alguma prorrogação, os mesmos meios já usados para essa divulgação serão reutilizados.

31-07-10 (ent) $$$ Manuel Alegre - conto - a ined

Prémio Manuel Alegre

(2ª Edição)

REGULAMENTO

Art.º 1 - Objectivos

1. A segunda edição do "Prémio Manuel Alegre" pretende incentivar e promover a escrita, criando oportunidades para o aparecimento de novos autores.

2. O Prémio Manuel Alegre será editado bienalmente.

Art.º 2 – Destinatários

1. O concurso destina-se a pessoas que não tenham ainda nenhum livro publicado.

Art.º 3 – Modalidade Literária

1. São admitidos a concurso trabalhos de Conto, em língua portuguesa.

Art.º 4 - Apresentação dos Trabalhos

1. Os textos terão de ser obrigatoriamente inéditos, de produção individual. Os trabalhos não originais serão automaticamente excluídos.

2. Os trabalhos a concurso devem ser entregues até 31 de Julho e enviados para a seguinte morada:

Prémio Manuel Alegre Câmara Municipal de Águeda Praça do Município 3750-500 Águeda

3. Os trabalhos apresentados são identificados com pseudónimo.

4. Cada um dos trabalhos é entregue dentro de envelope fechado, assinado no ex terior com o pseudónimo. Dentro do envelope que contém o trabalho, deve ser colocado um segundo envelope fechado, assinado com o pseudónimo no exterior e contendo no seu interior a identificação do autor e o contacto telefónico.

5. Caso os trabalhos sejam entregues via CTT, deverão ser colocados num terceiro envelope, onde será escrito o destinatário e apenas a morada do remetente.

6. No caso de um autor apresentar mais de um trabalho, os pseudônimos devem ser diferentes para cada apresentação.

Art.º 5 – Características dos Trabalhos

1. Cada texto apresentado a concurso deve conter um máximo de 20 páginas, impressas em caracteres de tamanho 12, do tipo Times New Roman, com o espaçamento de 2,0 entre as linhas e com margens de 2,5 cm.

Art.º 6 – Júri

O Júri será constituído pelos seguintes elementos:

• Gil Nadais - Presidente da Câmara Municipal de Águeda

• Paulo Sucena – escritor e investigador da obra literária de Manuel

Alegre

• Graça Rio-Torto - Professora na Faculdade de Letras da Universidade

de Coimbra

• Lídia Jorge – escritora

• Daniel Marques Ferreira - escritor e professor

• Clara Rocha – Professora na Universidade Nova de Lisboa

• Nuno Júdice – Poeta e Ensaísta

Art.º 7 – Prémio

1. O valor pecuniário do Prémio é de cinco mil euros.

2. Caso o júri decida, existe a possibilidade de atribuição de menções honrosas.

3. Caso os trabalhos não apresentem qualidade, ao júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio.

4. O autor a quem tenha sido atribuído numa edição o Prémio, não poderá concorrer na edição seguinte.

Art.º 8 – Trabalhos a Concurso

1. A Câmara Municipal fica detentora de todos os trabalhos, reservando para si os direitos de divulgação ou publicação dos mesmos. Os trabalhos poderão ainda fazer parte de exposições a organizar pela Câmara Municipal de Águeda, nas instalações da Biblioteca Municipal.

Art.º 9 – Entrega dos Prémios

1. A entrega dos Prémios terá lugar, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, no mês de Novembro de 2010, com dia a anunciar.

Informações:

Biblioteca Municipal Manuel Alegre

Avenida 25 de Abril, 3

3750-101 Águeda

Telf. 234 624 688

E-mail: biblioteca@cm-agueda.pt

Fonte: http://www.cm-agueda.pt/files/2/documentos/20100513190242187419.pdf

Atenção

"O concurso destina-se a pessoas que não tenham ainda nenhum livro

publicado"

"Os trabalhos a concurso devem ser entregues até 31 de Julho"

31.07.2010-Rumos Itaú Cultural-$$$- Ensaio Lit.

REGULAMENTO

Programa Rumos Itaú Cultural Literatura – edição 2010-2011

O Rumos Itaú Cultural Literatura, em sua quarta edição (2010-2011), é dirigido novamente a interessados em desenvolver textos reflexivos sobre a literatura e a crítica literária brasileira contemporânea.

Objetivos

O programa Rumos Itaú Cultural Literatura 2010-2011 busca colaborar no desenvolvimento de potencialidades ao estimular a formação do interessado em literatura na ampliação de sua rede de relacionamentos intelectuais e profissionais e, posteriormente, lançar e divulgar uma publicação com sua produção autoral.

A novidade desta edição é a possibilidade de estrangeiros se inscreverem, o que abre um canal de interação do Rumos Literatura com outra atividade literária da instituição, o Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior (www.conexoesitaucultural.org.br).

O interessado em participar do programa deve inscrever seu projeto de ensaio literário, que, se selecionado, será desenvolvido no ano de 2011, dentro das atividades do Laboratório On-line de Literatura e Crítica, principal premiação do Rumos Literatura.

Os contemplados pelo programa receberão apoio financeiro pela participação no Laboratório, entre outros benefícios.

Serão contemplados até 10 (dez) projetos na Categoria Produção Literária, que tratem da produção da literatura brasileira contemporânea, e até 4 (quatro) projetos na Categoria Crítica Literária, cujo foco é a reflexão sobre a produção da crítica literária brasileira dos últimos 30 anos. O programa vai selecionar até dois projetos de estrangeiros, entre os 14 contemplados, independentemente da categoria.

Importante: as duas categorias tratarão da mais recente produção literária brasileira, ou seja, a surgida a partir do início dos anos 1980.

Embora em cultura e arte não existam recortes definidos e absolutos quanto às relações entre as características da produção e o calendário, o Rumos Literatura adota esse parâmetro de tempo em razão de significativas mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais no período, no Brasil e no mundo.

Na cena brasileira destacam-se a afirmação do Brasil como um país de cultura predominantemente urbana, o fim do regime militar, o refluxo da literatura de resistência política e, por consequência, o término de um ciclo que alguns estudiosos chamam de “utópico”. Há também o aparecimento de novos nomes na cena literária, o enxugamento do time de críticos de arte nos principais jornais brasileiros e o crescimento do campo dos estudos literários nas universidades e, ainda, a expansão quantitativa e qualitativa da literatura infantil brasileira, entre outros movimentos da história e da cultura.

Em termos globais, as mentalidades viram-se contaminadas pela queda do Muro de Berlim e a pulverização do domínio soviético, pelo aparecimento de tecnologias que mudaram os parâmetros da comunicação, pela inserção da literatura no ciberespaço, pela adoção por importantes atores sociais e culturais do conceito de arte como entretenimento e até mesmo pelo surgimento da aids.

Ao considerar que a literatura e a crítica literária também são reflexos de seu tempo, essas são transformações que influenciam a cultura e, por consequência, a produção e a reflexão literária.

Desde que estejam em conformidade com seu recorte temporal, não há restrição de temas de projetos. O interessado pode tratar de assuntos como gênero na literatura, relação entre autores, tradução, literatura digital, relação da literatura com outras expressões artísticas, mercado literário, literaturas infantil ou juvenil, produção crítica, relação entre a produção literária de dois ou mais escritores, experimentação literária, aspectos da produção literária de um escritor, ficção científica, literatura digital, tradução etc.

1. INSCRIÇÕES

1.1 O período de inscrições para a seleção do Programa Rumos Literatura 2010-2011 irá de 3 de março a 31 de julho de 2010.

1.2 As inscrições estão restritas a pessoas físicas, maiores de 18 anos, que sejam brasileiras – natas ou naturalizadas – residentes no Brasil ou estrangeiras residentes no exterior (residência fixa), sendo admitida a inscrição de estrangeiros que estejam morando temporariamente no Brasil.

1.3 Somente serão aceitas inscrições individuais e o projeto inscrito para seleção deverá ser de autoria exclusiva de quem o inscreveu, em língua portuguesa.

1.4 As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas somente pela internet, exclusivamente no site do Itaú Cultural, no endereço,www.itaucultural.org.br.

1.5 Ao acessar o site, o interessado encontrará um formulário de inscrição que deverá ser integralmente preenchido. Além dos dados cadastrais do proponente, esse formulário também serve para a postagem do projeto inscrito, em quaisquer categorias, a saber:

Título do trabalho – até 80 caracteres, com espaços;•

Objetivo – até 1.500 caracteres, com espaços;•

Justificativa da escolha (motivo e relevância) – até 3.700 caracteres, com espaços;•

Metodologia (plano de trabalho e cronograma adequado ao período de março a setembro de 2011) – até 4.300 caracteres, com espaços;•

Indicação de bibliografia – até 6.500 caracteres, com espaços;•

Currículo completo – até 800 caracteres, com espaços.•

1.6 Concluídos o preenchimento e o envio do formulário, a inscrição será automaticamente confirmada na tela e será gerado um código de inscrição que será enviado ao e-mail fornecido pelo interessado.

1.7 Como fonte de pesquisa para o Observatório Cultural mantido pela instituição, junto ao formulário de inscrição para brasileiros haverá um questionário sobre o perfil dos inscritos, de preenchimento obrigatório. A Comissão de Seleção não terá acesso aos dados informados no questionário, cujo conteúdo não será quesito para seleção, destinando-se unicamente ao uso exclusivo dos profissionais do Observatório Itaú Cultural para a elaboração de pesquisas quantitativas sobre o perfil dos inscritos no Programa Rumos no Brasil (veja a pesquisa anterior em www.itaucultural.org.br/observatorio).

2. PARTICIPAÇÃO E CARTEIRAS

2.1 A seleção no Programa Rumos Literatura 2010-2011 abrange duas categorias:

a) A Categoria Produção Literária receberá projetos de ensaios que tratem de um tema relativo à produção literária brasileira a partir do início dos anos 1980.

Não estão excluídos os escritores que tenham aparecido antes da década de 1980 e que continuem a publicar obras, contudo o projeto deverá estar focado em suas produções literárias do período adotado pelo Programa.

Não há restrição de temas dentro do campo da produção literária, o que permite que o candidato inscreva desde projetos que abordem assuntos de grande recorrência na literatura contemporânea, como, por exemplo, estudos sobre aspectos narrativos ou construção poética, até temas mais específicos, como, por exemplo, a literatura de ficção científica, a infantil, a digital, tendências e experimentação poéticas, tradução, aspectos da literatura de um escritor (ou grupos de escritores), entre outros.

b) A Categoria Crítica Literária receberá projetos de ensaios que reflitam sobre a produção crítica na literatura brasileira realizada a partir do início dos anos 1980.

Não há restrição de assunto, o que permite ao candidato sugerir projetos que enfoquem um ramo específico da crítica: a crítica poética, por exemplo; o espaço da crítica – academia e/ou imprensa; o papel da crítica na literatura contemporânea; a ausência da crítica, entre outros temas.

2.2 Ao acessar a ficha de inscrição, o candidato encontrará a indicação de todas as informações e conteúdos que devem ser fornecidos para participação na seleção do Programa, de acordo com a categoria na qual está se inscrevendo. Existirão combos destinados ao preenchimento de cada tópico exigido pelo Programa.

2.3 A data-limite para finalização da inscrição, incluindo a postagem via sistema do projeto (para participação na seleção do Programa), é 31 de julho de 2010 até 23h59min – horário de Brasília. Não são necessários nem serão admitidos materiais ou correspondências enviados por correio, e-mail ou entregues diretamente na sede do Itaú Cultural. Somente os dados fornecidos por ocasião da realização da inscrição e inseridos no próprio sistema serão considerados para a seleção.

2.4 O candidato poderá participar com até 4 (quatro) trabalhos inscritos, independentemente da categoria. Porém, a Comissão de Seleção poderá vir a contemplá-lo em somente uma categoria e com um único projeto.

2.5 Em ambas as categorias, o projeto inscrito não poderá ter sido publicado em livro impresso ou e-book, ou, ainda, apresentado como defesa de tese de mestrado ou doutorado, sob pena de desclassificação. Ficam fora desta restrição revistas acadêmicas, periódicos, sites, blogs etc.

2.6 Um mesmo código de inscrição não poderá ser utilizado mais de uma vez. Para cada projeto com o qual o candidato pretenda participar deverá ser efetuada uma nova inscrição.

2.7 Os candidatos poderão se inscrever em outras seleções relacionadas ao Programa Rumos Itaú Cultural que estejam em período de inscrições, desde que com trabalho(s) diferente(s) do inscrito em Rumos Literatura.

3. IMPEDIMENTOS

3.1 É vedada a participação de:

Funcionários e estagiários do Itaú Cultural e seus parentes (cônjuges, companheiros, parentes até terceiro grau, afins e dependentes);•

Ex-funcionários e ex-estagiários do Itaú Cultural com menos de 1 (um) ano de desligamento a contar da data de publicação deste Regulamento: 3 de março de 2010;•

Terceirizados residentes do Itaú Cultural com contrato vigente durante o período de inscrições;•

Funcionários e estagiários do Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.;•

Integrantes da Comissão de Seleção e seus parentes (cônjuges, companheiros, parentes até terceiro grau, afins e dependentes);•

Pessoas contratadas (físicas ou jurídicas) para a realização do Programa Rumos Literatura ou Conexões Itaú Cultural com contrato vigente durante o período de inscrições;•

Pessoas que já tenham publicado um livro como autor único na área de ensaio ou crítica literária, sendo aberta a inscrição aos que já publicaram trabalhos em livros coletivos de ensaios literários (não há restrição a quem já publicou livro como autor único em qualquer outra área que não ensaio ou crítica literária);•

Os contemplados na edição anterior do programa Rumos Literatura (2007-2008).•

Inscrições de pessoas impedidas serão invalidadas em qualquer fase da seleção.

4. COMISSÃO DE SELEÇÃO

4.1 A seleção dos projetos a serem contemplados é de responsabilidade exclusiva da Comissão de Seleção, coordenada pela equipe organizadora do Programa Rumos Literatura 2010-2011, e composta de 6 (seis) profissionais de reconhecida atuação no meio literário e de um representante do Itaú Cultural.

4.2 A Comissão considerará em suas decisões todos os requisitos constantes deste Regulamento e, em especial, os seguintes critérios: originalidade, clareza de objetivos, conhecimento sobre o tema e consistência e precisão das informações da pesquisa.

4.3 A Comissão de Seleção é autônoma e suas decisões serão soberanas, não sendo passíveis de questionamentos e/ou recursos.

4.4 A seleção dos projetos – nas duas categorias – será realizada até o final outubro de 2010.

4.5 O resultado da seleção será comunicado aos contemplados por telefone e/ou e-mail até outubro de 2010. Também serão divulgados pela imprensa e pela internet, no site www.itaucultural.org.br.

5. CONTEMPLADOS

Serão selecionados, entre todos os participantes, até 10 (dez) projetos na Categoria Produção Literária e até 4 (quatro) projetos na Categoria Crítica Literária. Dos contemplados em ambas as categorias, até 2 (dois) serão estrangeiros.

5.1 Cada um dos contemplados receberá: Encontro presencial na cidade de São Paulo/SP (Brasil) a ser realizado no final de 2010, para início das atividades dos selecionados, com passagens e estadias custeadas pelo Itaú Cultural para os contemplados que não residirem em São Paulo/SP, incluindo estrangeiros; 20 (vinte) títulos entre livros, CDs e DVDs a serem escolhidos pelo selecionado em uma lista de 60 (sessenta) títulos elaborada pela Comissão de Seleção, e entregues até abril de 2011; Divulgação do currículo resumido do contemplado e do seu projeto selecionado no site do Itaú Cultural; Participação exclusiva no Laboratório On-line de Literatura e Crítica, de março a outubro de 2011, até duas vezes por semana (com encontros pré-agendados de comum acordo entre todos os envolvidos), sob a orientação de um mediador de notório saber na área, para o desenvolvimento dos projetos selecionados.

O Laboratório contará, eventualmente, a convite do Itaú Cultural, com a participação de consultores ou demais especialistas, de acordo com necessidades específicas.•

No caso dos estrangeiros, devido aos diferentes fusos horários, os horários de participação no Laboratório devem ser acordados com o mediador da atividade. Entretanto, o selecionado deverá cumprir as mesmas horas de atividade laboratorial que os colegas brasileiros;•

Os estrangeiros, caso seja necessário, receberão uma consultoria em língua portuguesa para a produção textual do trabalho.•

Pagamento de apoio financeiro mensal, para os selecionados brasileiros, durante o período do laboratório, no valor bruto de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) – mediante o cumprimento do índice mínimo de 75% de frequência e participação nas atividades do Laboratório On-line de Literatura e Crítica.

Pagamento de apoio financeiro mensal, para os selecionados estrangeiros, durante o período do laboratório, no valor bruto de US$ 750 dólares (setecentos e cinquenta dólares) – mediante o cumprimento do índice mínimo de 75% de frequência e participação nas atividades do Laboratório On-line de Literatura e Crítica. Possíveis taxas e tributos aplicados por instituições financeiras ou governamentais estrangeiras sobre a remessa ao exterior serão de responsabilidade dos selecionados. Emissão de Certificado de Participação no Laboratório, concedido mediante as condições estabelecidas no Termo de Participação, assinado por ocasião de seu início. Pagamento, aos selecionados brasileiros, do valor bruto de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) – mediante a conclusão e aprovação do trabalho – pelos direitos autorais licenciados. Pagamento, aos selecionados estrangeiros, do valor bruto de US$ 1.250,00 (um mil, duzentos e cinquenta dólares) – mediante a conclusão e aprovação do trabalho – pelos direitos autorais licenciados. Possíveis taxas e tributos aplicados por instituições financeiras ou governamentais estrangeiras sobre a remessa ao exterior serão de responsabilidade dos selecionados.

Publicação dos textos finais dos trabalhos concluídos, sujeita à prévia aprovação pelo Itaú Cultural, em livro a ser produzido pela instituição e editora parceira, que reunirá as obras resultantes dos projetos contemplados; Presença no II Seminário Internacional Rumos Literatura, a ser realizado na cidade de São Paulo/SP (Brasil) no final de 2011, com passagens e estadias custeadas pelo Itaú Cultural para os contemplados que não residirem em São Paulo/SP, incluindo estrangeiros; 10 (dez) exemplares do livro a ser publicado pelo Itaú Cultural.

5.2 Observações Importantes:

a) O livro a ser publicado pelo Itaú Cultural assegurará os devidos créditos aos autores que tiverem suas obras incluídas na publicação e os créditos ao Instituto Itaú Cultural e ao seu Programa Rumos Literatura.

b) O Itaú Cultural assegurará por meio de contrato o uso – não exclusivo – dos projetos finalizados (obras) para fins de divulgação, distribuição e eventual comercialização da publicação.

c) A utilização de obras de terceiros na produção da publicação implicará a obtenção das devidas licenças de direitos autorais pelo contemplado e sua apresentação ao Itaú Cultural, de acordo com o que exige a legislação autoral brasileira, sob pena de a obra não ser incluída no livro por violação à legislação autoral brasileira (Lei 9610/98).

d) O Itaú Cultural fornecerá os esclarecimentos necessários a todos os selecionados no que se refere às exigências legais brasileiras, em especial as relacionadas aos direitos autorais.

e) A inserção da obra no livro também ficará condicionada à participação do contemplado no Laboratório On-line de Literatura e Crítica com a frequência mínima de 75% e o atendimento pelo contemplado das condições a serem estabelecidas por contrato pelo Itaú Cultural para o desenvolvimento de sua obra.

6. DEVERES DOS SELECIONADOS

Todo e qualquer inscrito – caso selecionado – fica ciente e assume o compromisso perante o Itaú Cultural de formalizar os termos contratuais necessários para que o Instituto possa empreender todas as ações previstas neste Programa, sob pena de ser excluído das premiações previstas. Por isso, solicitamos a leitura atenta deste item.

Os estrangeiros ficam cientes de que todos os termos contratuais e exigências necessárias à viabilização das ações previstas no Programa serão regidos pela legislação brasileira.

O Itaú Cultural poderá divulgar todas as etapas deste Programa através de qualquer mídia, inclusive internet.

Desde já, o selecionado autoriza o Itaú Cultural a registrar e utilizar sua imagem na mídia impressa, internet e em materiais institucionais, exclusivamente para divulgação do Programa Rumos em todos os seus segmentos e de seus contemplados, podendo o Instituto, inclusive, autorizar que terceiros (como imprensa, por exemplo) utilizem essas imagens para a mesma finalidade. Autorizam também a exibição de seus currículos na internet e em materiais de divulgação. A utilização ora prevista não tem limitação temporal ou numérica e é válida para o Brasil e exterior, sem que seja devida nenhuma remuneração a esse título.

Para viabilizar sua participação no Laboratório On-line de Literatura e Crítica e o recebimento do aporte financeiro mensal referido no item 5, o contemplado deverá assinar um contrato (Termo de Participação) com o Itaú Cultural, em que serão estipuladas as tarefas e condições de participação no Laboratório, bem como serão licenciados ao Itaú Cultural, mediante pagamento e de forma não exclusiva, os direitos patrimoniais de autor da obra que resulte do projeto contemplado.

O Termo de Participação também incluirá a autorização formal de uso de imagem e voz do selecionado pelo Itaú Cultural. A assinatura do Termo exigirá a apresentação prévia dos seguintes documentos (cópias simples): RG ou RNE, CPF, comprovante de residência e inscrição no INSS ou PIS/Pasep, para brasileiros. Os estrangeiros deverão apresentar somente cópia de passaporte válido.

Para viabilizar a produção do livro mencionado neste Regulamento, o contemplado deverá assinar com o Itaú Cultural um Contrato de Licenciamento de Direitos Autorais da Obra, por meio do qual o Instituto ficará autorizado a divulgar (inclusive pela internet para download, em seu site www.itaucultural.org.br), distribuir, comercializar e editar (com editora parceira) o livro mencionado de forma ampla e não exclusiva, no Brasil e exterior.

Caso se identifique que o projeto contemplado se encontra licenciado ou foi cedido com exclusividade a terceiros, a produção do livro ou sua utilização sob qualquer outra modalidade citada neste Regulamento ficará condicionada à liberação dos direitos patrimoniais incidentes – sob exclusiva responsabilidade do contemplado.

Da mesma forma, caso tenham sido utilizados no projeto preliminar ou em sua versão final obras de terceiros ou direitos de terceiros envolvidos, o contemplado ficará responsável – com suporte do Itaú Cultural – pela obtenção do termo de liberação (licenciamento) desse conteúdo ao Itaú Cultural e à editora parceira do livro, para todas as modalidades de uso previstas no presente Regulamento.

O contemplado responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais acusações ou reclamação de plágio ou violação a direitos autorais, ou de propriedade, de titularidade de terceiros, inclusive pela omissão de informações, assegurando o ressarcimento por prejuízos sofridos pelo Itaú Cultural a esse título.

Os contemplados comprometem-se a não divulgar quaisquer informações, dados, documentos, materiais ou marcas a que tenham acesso em decorrência da participação neste Programa.

7. OUTRAS INFORMAÇÕES

Questões não previstas no presente Regulamento serão avaliadas e decididas sob exclusivo critério da Comissão de Seleção do Rumos Literatura 2010-2011.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail rumosliteratura@itaucultural.org.br.

O ato de conclusão e envio da inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste Regulamento.

Quem se interessar, pode imprimir o regulamento encontrado no link abaixo:

http://www.itaucultural.org.br/rumos/regulamento_literatura.pdf

4º CONCURSO DE POESIA DO ESPAÇO CULTURAL SÃO PEDRO

Pessoal recebi por e-mail

Amigos,

é com prazer que envio para vocês o regulamento da quarta edição de nosso Concurso de Poesia.

Nas três edições anteriores seu apoio e participação foram fundamentais, e, esperamos poder continuar contando com isso.

Nas duas últimas edições tivemos, em cada uma delas, mais de 150 inscritos.

Na última edição, pela primeira vez lançamos a participação de crianças e adolescentes, com intensa participação dos jovens. Desta vez repetimos a dose.

Estaremos lançando oficialmente o concurso na nossa sexta edição do Poetando no Carnaval que vai se realizar, como todos os anos, no domingo de carnaval no ECSPS.

Estamos à disposição para sanar qualquer dúvida que surja.

Um grande abraço e mãos à obra poética!

Carlos Pinho

4º CONCURSO DE POESIA DO ESPAÇO CULTURAL SÃO PEDRO DA SERRA

São Pedro da Serra — 7° distrito

de Nova Friburgo/RJ

1. Participação:

Será aberta a todos os autores que escrevam em Língua Portuguesa, residentes no Brasil

2. Inscrições:

a) De 14 de fevereiro de 2010 a 31 de julho de 2010, valendo o carimbo dos Correios

b) Enviar para: Rua Helena Coutinho 60 – Braunes - Nova Friburgo/RJ - CEP: 28611-100 – A/C de Sérgio Bernardo

3. Modalidade:

a) Poesia de versos livres, com no máximo 40 versos

b) Não serão aceitas poesias clássicas

4. Categorias:

a) De 8 a 12 anos

b) De 13 a 15 anos

c) De 16 a 18 anos

d) Adulta

5. Tema:

Árvore(s)

6. Apresentação:

a) Cada autor só poderá participar com 1 (um) trabalho inédito, sob pseudônimo

b) O trabalho será datilografado ou digitado em folha branca A4, não sendo aceitos trabalhos manuscritos

c) Serão enviadas 6 (seis) cópias e nelas deverão constar o título do trabalho, o pseudônimo do autor e categoria (de 8 a 12 anos; de 13 a 15 anos; de 16 a 18 anos; e adulta).

d) As cópias devem ser colocadas num envelope grande, que deverá ser enviado única e exclusivamente para o endereço acima, sob pena de desclassificação

e) Junto, o autor colocará um envelope menor, lacrado, contendo na parte externa o título do trabalho, o pseudônimo do autor e a categoria; e dentro do envelope, uma folha com o título do trabalho, o pseudônimo usado, o nome do autor, a categoria, o endereço completo, telefone, e-mail (caso tenha) e assinatura do autor (obrigatória)

f) A quebra do anonimato desclassificará o autor

g) Qualquer sinal de plágio desclassificará o participante

7. Julgamento:

As comissões julgadoras serão compostas, cada uma, por 5 (cinco) elementos ligados à poesia e/ou à arte, de uma forma geral

8. Resultados:

Serão divulgados a partir do dia 1º de setembro de 2010, por correio ou internet

9. Premiação:

a) Os vencedores receberão diplomas e livros de poesia

b) A premiação será realizada no dia 9 de outubro de 2010, sábado, às 17 horas, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo/RJ

10. Casos omissos:

Serão decididos de comum acordo entre as comissões organizadora e julgadora

11. Coordenação geral:

Sérgio Bernardo - E-mail: concpoesia2010@ig.com.br

Simone Marck
Enviado por Simone Marck em 29/06/2010
Código do texto: T2348949
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.