O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

V “ Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos filhos do homem, os pecados, as blasfêmias, sejam quais forem; mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, esse nunca terá perdão, será réu de pecado eterno”. Disse Jesus... O perdão, para Deus é, realmente, o fruto maior do seu amor pelas suas criaturas, principalmente, do homem, o qual o criou à sua imagem e semelhança. Os pecados aos quais Jesus se refere, dizendo que o Pai perdoa, são aqueles com os quais convivemos no decorrer dos dias em que vivermos. Jesus disse isso porque sabia da nossa limitação e do mundo maravilhoso em que fomos colocados, que , certamente, nos convida a errar e pecar.

Muitas vezes , levados por tentações acabamos cometendo certas faltas, certos pecados, envolvidos pela nossas fraquezas e, pela nossa visão materialista do “nosso mundinho” em que vivemos. Para tanto Jesus nos deixou o Sacramento da Reconciliação.A vinda de Jesus para o nosso meio foi consumada, justamente, para nos livrar dos pecados., para total libertação da humanidade que estava perdida, que caminhava célere para a sua extinção, guardando as devidas proporções, como estamos caminhando nos dias atuais. As diferenças de comportamentos , geradas , cada vez mais, pelos homens e mulheres destes dias, abrem um caminho largo e completamente fantasioso e mentiroso, que leva aqueles que se distanciam das palavras de Jesus, aos lugares e situações as mais incríveis de, satisfações materiais e totalmente passageiras, que quando se acabam deixam um rastro de dor, de sangue, de sufoco, pelas inverdades e mentiras que contêm , por alimentarem os erros e pecados em suas vidas.

Mas, como Jesus disse, todos pecados serão perdoados àqueles que se arrependerem ainda em vida mas. . .; o pecado contra o Espírito Santo, não haverá perdão. E, o que é o pecado contra o espírito Santo? É a blasfêmia, é a injúria, é o desconhecimento voluntário de Deus ; é errar sempre no mesmo pecado e não ter coragem para sair dele; é ignorar e duvidar da Trindade Santa : Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. É acomodar-se em meio à sua existência no mundo material, completamente alheio à vida do espírito, que um dia deverá voltar para a casa do Pai.

Esquecendo-se que na terra, cada um de nós escreve duas histórias : Uma para o arquivo da terra e outra para o arquivo do Céu . Somos autores e escritores da nossa história, para isso Deus nos concedeu o “livre árbítrio”, quer dizer, liberdade total .O nosso livro será inscrito nos arquivos da terra e nos arquivos do Céu, onde os nossos passos aqui na terra serão registrados : atos e atitudes que aqui tomamos, com todos os detalhes. Quando mostramos um quadro desse muitos poderão achar que é uma bobagem.

Üma vez uma pessoa muito minha amiga, chegou-se a mim e disse :- “ Escuta, Benedicto, você prega muito as coisas de Deus em encontros, em retiros, particularmente para qualquer pessoa mas, e se tudo isso que você prega não existir. Não existe o céu, não existe Deus, nem Jesus é Filho nem Deus, se tudo for uma mentira, de que adianta pregar tanto e espalhar a palavra da bíblia por toda a parte? Valerá a pena você ter vivido dessa maneira, sem aproveitar a vida? Ao que lhe respondi:- “ Se nada existir, se tudo é mentira, se Deus não existe, mesmo assim eu estaria contente como tenho vivido, porque respeitei e colaborei com todos os irmãos que comigo conviveram e nos amamos no mesmo ideal Cristão, fui leal no que acreditei e por onde passei deixei a minha lembrança no uso da caridade e da paz, que procurei espalhar. Porém quero terminar fazendo-lhe também uma pergunta :- E se tudo é realmente verdade, como ficarão você e todos os que seguem esse seu raciocínio. O que deixarão para a posteridade sobre a sua passagem? O mundo, o que dirá de vocês ? O que ficará inscrito nos seus livros da Terra e do Céu? Que lucros lhes trarão todas as maldades e malícias oferecidas na suas caminhadas? E suas famílias, o que dirão ? Sentirão falta de vocês, chorarão a suas partidas? E o exemplo para os seus filhos ? O que ficará ? Recordarão as suas presenças. E, para onde esperam ir, após as suas passagens por aqui?

Por isso, não podemos esperar muito ,para nos decidirmos pelo Reino de Deus; ninguém sabe o dia nem a hora da sua partida desta terra, e . . . ? “SÓ SABEMOS COM TODA A CERTEZA, QUE TODOS MORREREMOS UM DIA E...cada um responderá pelos seus atos...

Bene - (B.G.J.) Curitiba, 12 de Julho de 2010