" A TEMPESTADE ACALMADA "

Ev. Matheus. 8, 23-27

Neste trecho do Evangelho , vamos refletir como nós somos,como nós agimos

Jesus estava numa barca com os discípulos e, estava cansado pelas caminhadas feitas naquele dia, pregando junto ao povo que o acompanhava. Lembremos que Ele era Deus , mas, também , ali, era Homem, era um ser humano como nós. Com as mesmas vontades e necessidades físicas e biológicas . Por isso, deitou-se na barca para descansar. De repente, começou a ventar muito e o mar ficou muito agitado, levantaram-se as ondas, o vento soprava cada vez mais forte e, os discípulos, cheios de medo e, aterrorizados com a situação. Igualzinhos a nós, quando na nossa vida surgem momentos complicados como uma tempestade, deixando-nos com os pés fora do chão , preocupados com os problemas criados, na sua maioria, por nós mesmos e, não sabendo como resolvê-los , achamos que Deus está dormindo e, apesar dos nossos rogos de socorro, Ele não se manifesta, não nos acode, só “dorme”. Enquanto nós , “ humanos e frágeis” ficamos desesperados com as consequências absurdas que nos rondam nesses momentos de desesperos e aflição , assim pensamos.

No início da tempestade os apóstolos ficaram preocupados mas não acordaram o Mestre, mas, ‘a medida que a tempestade foi aumentando, quase virando o barco, começaram entre si : “ Será que o Mestre não está percebendo que estamos a ponto de naufragar? “ Será que não vai acordar, fazer alguma coisa para nos salvar? E, decididos pelo pavor, disseram :-“ Vamos acordá-lO, Ele tem que nos ajudar.” E, assim fizeram. Como nós fazemos hoje , arranjamos as tempestades na nossa vida, criamos problemas, agimos errados com a família, no trabalho, na vida em sociedade e, até na Igreja que frequentamos, as vezes. Com o nosso temperamento, com a nossa arrogância e, principalmente, esquecemos de colocar Deus , em primeiro lugar na nossa vida. Exigimos que Ele nos ajude quando nos sentimos derrotados em meio a verdadeiras tempestades que nos assustam. Daí, os discípulos criaram coragem e acordaram Jesus, dizendo-lhe : “ Mestre , acorda, não vês que estamos prestes a sucumbir no meio da tempestade” ? Jesus levanta-se, olha para dentro dos seus olhos e lhes diz :- “ Homens de pouca fé, porque estáveis com tanto medo, mesmo Eu estando aqui com vocs?

E, em pé no meio do barco, estende as suas mãos ‘a frente e, com voz firme e segura diz ‘a tempestade e aos ventos que se acalmassem e, no mesmo instante tudo virou paz e silêncio naquele lugar, como ainda hoje Jesus faz na nossa vida. E, os discípulos boquiabertos interrogam-se dizendo : “ Quem é este que ordena aos ventos e ‘as ondas e eles obedecem? Nós agimos na nossa vida como eles, só que hoje sabemos, temos a certeza de que Jesus é Deus, é o enviado que veio para salvar a humanidade. Mas, para eles, ainda não existia essa certeza que nós temos. E, nós, ainda continuam, os a perguntar como eles “ –Quem é esse que tem tanto poder de acalmar as ondas e oas ventos da nossa vida??? E, fica AQUI, NO FINAL DESTA REFLEXÃO UMA PERGUNTA PARA TODOS NÓS ... “- Quem é Jesus na nossa vida???” Dos que conviveram com Jesus e acabaram crendo na Sua divindade, muitos deram a própria vida, para que hoje nós tivéssemos Fé. E, se temos fé, porque ao invés de tanto pedirmos o Seu auxílio para a solução dos nossos problemas, porque não procuramos seguir os seus ensinamentos, evitando os erros na nossa caminhada???

BENE - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! -(b. g. j.) - Ctba. 22/07/2010