HOMENAGEM AOS AVÔS E AS AVÓS

Uma tradição do segundo século afirma,que os pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, chamavam-se Joaquim e Ana, conforme uma lenda da idade média. Joaquim e Ana viviam humilhados porque não tinham filhos. Eram estéreis. Joaquim dirigiu-se, então, para o deserto e, ali, passou 40 dias em jejum e oração. Ao terminar os 40 dias apareceu-lhe um anjo, anunciando que teriam um filho. De fato nasceu-lhes uma filha, à qual deram o nome de Maria, que foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus; portanto, Santa Ana e São Joaquim tornaram-se avós de Jesus. E, foram pessoas muito importantes na história.

Por isso, neste dia, a nossa homenagem aos avôs e às avós do mundo inteiro. Nestes tempos atuais, os pais tão sobrecarregados na sublime missão que lhes cabe de criarem os filhos e, continuarem, depois como avós, criarem também os netos. Antigamente, quando a mulher era só dona do lar, uma vez que era suficiente o quanto o marido ganhava, mensalmente, para a sua manutenção . Ela tinha tempo de ser a mãe de cada filho que chegava e, então 3 a 4 no mínimo, sempre como fruto do amor que a uniu ao marido. Com todo o carinho, tornando-se a responsável pela criação física, psicológica, moral e espiritual de cada um. Ela era a dona do lar, dos filhos e, inclusive do esposo, que necessitava da harmonia que ela gerava no seio da família inteira. Ela era mãe,cozinheira, lavadeira, conselheira, promotora e advogada do lar, coisa da qual, muita gente diz que a mulher conseguiu livrar-se; mas era ela a responsável direta pelo sucesso do seu lar.

Era a força estimuladora do marido no emprego e na vida. Embora tida como sexo fraco, ela era a fonte de toda a energia no lar, era forte e intermediava os problemas e acertos que surgiam, ajudando sempre nos momentos complicados, com muita doçura e muito amor. Enfim, não sei se foi muita vantagem para a mulher, para o marido, para o matrimônio, para os filhos e para a sociedade, a mulher ter assumido novos papéis, vivendo e trabalhando fora. Eu sei que é necessário nos dias de hoje; em virtude das dificuldades existentes no mundo inteiro e, muito mais em nosso país. Em tudo isso que vem acontecendo, os avós, foram assumindo, na maioria das família, uma missão árdua e difícil a de continuarem a ser os "pais "dos próprios netos"; tal é a ausência dos pais ao lado dos filhos pela razões já comentadas.Antes a mulher, durante a sua vida matrimonial, os filhos que chegavam cresciam, se faziam gente no seu colo de mãe e no colo do pai, que lhes dedicavam o seu tempo e lhes transmitiam os ensinamentos sobre o mundo,necessários para sobreviverem com galhardia, nos momentos difíceis como os que vivem os jovens destes nossos dias atuais, com tanto mal, injustiças eindiferenças.

Cada filho encontrava o seu caminho, conferindo em cada acontecimento que os pais, realmente os prepararam para uma batalha e, construíam a sua vida, ouvindo-os e respeitando-os. Com essa correria dos tempos atuais, "" ëvoluções" e "progressos", a coisa vem mudando e os resultados negativos sendo demonstrados nos órgãos de comunicação e , principalmente na TV, no exato momento que tudo acontece e que é mostrado, seja bom ou seja ruím, para uma sociedade abalada e perdida em meio a tudo e a todos. Os avós, então, que foram obrigados a assumir com todo amor os lugares de pai e mãe dos seus netos, vêem-se em "palpos de aranhas" pois, o que trazem como bagagem dentro de si como experiências de vida e de ensinamenmtos, são a moral, a honradez, o respeito e, acima de tudo o amor. Muito diferentes, hoje, com aquilo que a sociedade tomou como padrão de vida, onde tudo pode,tudo vale, os resto é bobagem, é antigo. Coisas incríveis são feitas e ditas pelos netos, que ainda acham os avós e, até os pais, atrasados e por fora das realidades atuais.

A mãe, que hoje trabalha fora para contribuír na manutenção do lar, não pode mais sentir o prazer até de ver cada filho crescer e se fazer gente. De repente ela percebe que cresceram e já estão com quinza anos, namorando,noivando e falando em casamento,já quase pai ou quase mãe. E, os avós que lutam para ajudarem o filho ou filha, na criação dos netos, enredados nos acontecimentos, nem sempre alegres,enchem-se de de preocupações e, também não vêem o tempo passar e, de repente se vão, morrem tristes e angustiados, decepcionados e frustrados até, com a vida, por muitos resultados negativos surgidos em relação aos filhos e netos, que foram a sua vida. Que tanto sonharam vê-los homens e mulheres dignos e dignas, senhores e senhoras de respeito que ficariam para dar continuidade aos sonhos de todos os que participaram das suas vidas.

Podendo olhar para trás no tempo e dizerem :-Öbrigado Senhor, aí estão os filhos que nos destes, verdadeiros homens e verdadeiras mulheres. É uma realidade bastante dura nos dias atuais, o que vem acontecendo com os Jovens, numa realidade completamente oposta aos sonhos de cada pai e de cada mãe.de cada avô de cada Avó... Infelizmente. . . Ctba. (B.G.J.) - Bene - 25/07/2010