A SEMANA DA PÁTRIA - Primeira Parte

Sim, hoje adentramos à Semana da Pátria. Como em todos os anos, a nossa Pátria é homenageada e agradecida a Deus, por ser o nosso Brasil, um país abençoado pelo Criador, que o fez tão lindo, repleto de locais maravilhosos, que nos dão extrema felicidade, à medida que os vamos conhecendo. A sua população bastante missigenada , com criaturas de tantas outras nações; cresceram e se desenvolveram na Paz e no Amor. E, aqui nasci em agosto de 1931, quatrocentos e trinta e um anos após a sua descoberta. Através da História, a partir dos meus primeiros anos escolares, naquele tempo chamado 1º,2º, 3º e 4º anos primários, depois 04 anos ginasial ou colegial. Hoje Fundamentais até a 8ª série. E, na História do nosso querido Brasil, a política sempre foi meio complicada, pelos interesses internacionais, como o de Portugal. Mas isso passou, como tantas outras coisas

Mas, ficou-me sempre na lembrança, os primeiros anos escolares que, naquele tempo do primeiro e segundo graus, onde o Civismo era parte integrante do Ensino. Ao iniciarem-se as aulas, todos os dias, as classes se colocavam em filas no pátio principal, com as suas professoras (maioria) e professores, que as organizavam com muito carinho e atenção. Ali, juntos cantávamos o Hino Nacional em frente ao Pavilhão Verde / Amarelo, com a mão sobre o peito e orgulhosamente nos sentíamos “gente” responsável, apesar da nossa pouca idade. Em seguida, organizadamente adentrávamos as respectivas salas, onde juntos rezávamos o Pai Nosso. Em seguida a aula decorria com muito respeito e alegria, O entrosamento da classe era geral, todos eram amigos, tanto os que sentavam-se nas primeiras filas, como o que sentavam-se atrás . Os que sentavam-se à frente eram interessados pelos estudos mas, os que sentavam-se atrás, também. Hoje, não é mais assim , os que sentam-se à frente são carimbados como “CDF” porque levam a sério e, os de trás, que não se interessam como os de antes e são carimbados “ desordeiros”.

O respeito pela Mestra então, era geral, sentíamo-nos seres privilegiados porque tínhamos uma mãe em casa e outra mãe na escola, assim, a nossa casa continuava na escola. Nas datas comemorativas, durante o ano letivo, eram organizados os desfiles, onde nos enchíamos de orgulho, e cada escola com seus lindos uniformes, que as mães faziam com todo o carinho, para que participássemos e ficássemos felizes ao vê-la junto ao papai quando passávamos pelas ruas. Nos quatro anos primários, embora no início da nossa formação, já aprendíamos a amar a nossa Pátria. Depois, para adentrar o segundo grau, participávamos do Curso de Admissão, como se fosse um 5º ano , para nos prepararmos para o exame para o Segundo grau. Eram poucas as repetições do primeiro ao quarto ano e, o aluno que repetisse, realmente retornava. Assim, também na admissão, se fosse repetente, a faria novamente. Mas com os esforços dos alunos e dos mestres eram muito poucos os que repetiam e, choravam muito por isso, todos levavam a sério os estudos.

E, já , no terceiro e quarto anos primários, todos já sabíamos o que seguiríamos nos estudos posteriores. Eram sonhos a serem atingidos Hoje em dia, infelizmente, os estudos no Brasil estão muito diferentes. Acabaram-se as repetências, todos passam de um ano para o outro, alguns com direitos pelos resultados das provas e, muitos que nem ligam para os estudos “passam” , também. O prolongamento do lar nas escolas, também foi mudado. Tiraram dos professores os direitos que os pais , então lhes outorgavam sobre os seus filhos, em vista da educação escolar e da educação social. Jamais presenciei, durante meus anos de estudo, até a faculdade, sequer um aluno tratar um professor e, muito menos uma professora, com desrespeito, Jamais. E, assim, fico extremamente triste, amargurado, quando os meios de comunicação “batem”, “martelam” dias e semanas, notícias absurdas sobre os comportamentos dos alunos para com os Mestres. Chegando ao cúmulo de agressões e até de assassinatos de professores. E mais, com pais protegendo os filhos, que lhes são do conhecimento, estarem trilhando máus caminhos, esses pais ainda são contra os professores.

DEPOIS, LEIA TAMBÉM A SEGUNDA PARTE

DEUS É BOM!!! - DEUS É FIEL!!!- Bene – (b.g.j) – ctba.- 02/09/2010