Imagem: Cumpadi Airam e Siá Quitéria quano era viva


Nutiças du Cumpadi Airam

 

Itanhem, 10 de setembro de 2010


Quirida cumadi:


Iscrevo estas mau traçadas linha pramóde dá as minhas nutiça. Derna antonte qui num tô guentano cum u'a dô no braço dereito, tonce fui no dotô qui mexe cum essa duença ni Texêra de Freitas, Bahia,  e ele min zaminô e disse quieu num posso cuntinuá fazeno a casa, pruquê os musculo ta muito framado, tomém num é preu mexê no cumputadô e nem dirigí moto, inté o dia 10 de dezembro, sinão o trem num vai sará, passô preu tumá muitios rimédio e u'as ta de fizosterapia, qui era pra fazê 20 sessão (fizoizterapia é uns xoquinzim qui eles põe inrriba das inframação e fica zuano iguá casa de abêia).
 
Min disse ele qui é o “LER”, mais pêso, qui eu peguei muitio.

Espero qui esta carta xega aí incrontano a sióra cum muitia paiz incruindo pro seu querido isposo, dê um abração nos povo amigo do recanto.
Inté

Airam Ribeiro

 



Resposta  minha prêle:


 
Óia cumpadi,

Ocê tomi tentu e faiz as coisa qui u dotô mandá.
Larga mão di sê pão duru i chami Zeca du Adobi pra modi concruir a casa da roça.

Zéca du Adobi feiz a casa di Siá Quitéria e ficô uma belezura.
Foi uma casa di verão qui virô mausoléu nu tempu das chuva. O adobi era cru, num arresistiu a chuvarada, Sía Quitéria num tevi tempu di saí quanu a casa vei abaxu. Ficô interrada lá mermu. Mais ocê, sabenu dissu, incumenda preli us adobi cuzinhado na fornáia, essis eu agarantu, num derreti na chuva.

Ocê tomém podi pidi adjutóriu pru cumpadi Catulo. Eli é homi trabaiadô, moradô num sítio muitio bão, lá pás banda di Riberão.
Agarantu queli num vai si negá a dá um adjutóriu pra vosmicê.

Tomi us remediu i fica na paiz di Deus. Us recantista vão tudu pidi pra Deus cuidá docê.
Abrasso,

Sua cumadi Ulli




Cunpadi Airam, eu ponhei aqui só os biêtis queu intendi. Cuma eu sei qui u sinhô tomém tem dificulidadi di sabê u quelis tão dizenu, intonci eu só ponhei quelis queu cumprendi. Inté.

Queru dexá um recadu di arrespeitu pru povu qui lê deferenti di nóis i di cumpadi Chico Bentu, noço mestri. Brigadim, mais bein coceis pudia falá mais fáci. Ceis careci di aprendê cum cumpadi Chico Bentu. A genti num intendi nadica di nada da fala dóceis. Brigadu.

Mai ocêis podi falá do seu geitu compricadu, a mana Milla Pereira traduiz pra nóis. Brigudu di novo.
 

 
Issu é u qui châmu ua currespondênça das bôa.
Cumpádi Airam razô i cumádi Ulli, cumpretô. Ficô ua belezura só, êss negóço dessas cartinha
 
Marina Alves
 
 


Virgem Santa quia fómi era tanta. I o Airam baianu num guentô a trabaiêra, arrumô essa discurpêra, essa tar di dor nas junta, uma mintirada só, eli tá nus forrobodó, nus chou da Ivéti Semgalu.

Eu num criditu muitu nessa cunversa di baianu não senhora.Mandô fotu dus muscu machucado pro cê manhê?? Num mando né?? Rsr

Beijão pro meu Airam, amor di mai laifi que eu amo tanto. beijão pro cê manhê. Tô sumida pur conta da trabaiêra. Bj.
 
Mirah
 




Diz prele qui inté ieu andu fazendo a tar fizoterapia e levanu essi xoquizinho. Num percisa tê medo qui num dói nadica di nada e as mióra é grandi.
Um xêro nu cangoti. Abrçs.

HLuna

 
 
 
...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... só ocêis pra fazê eu gargaiá!!!
 
Atena de Gaia

(Obs: Tá venu cumpadi? A cumadi Atena cumeçô falanu bunitu mas adispois cumpricô tudu...)
 






Vige Maria despois dessa prosa, contada nus versu da carta vô ali acendê o paiero, pegá  os prego e martelo e me bandiá lá pá ajudá.

 
Seu Eterno Menino


Biservação importanti: Cumpadi, essi “Eternu mininu” é só das muié, u pueta num teim otro nomi, mais cê intendeu quêle vai aí?

Bração procê...






Ô, maninha! Inda bem qui ocê já arrespondeu pra cumpádi que ele devi di intregá as feitura da casa pro Zéca Du Adobi, que trabáia direitim. Bem qui eu tinha discunfiadu di cumpadi Airam tá fazenu essa moradia lá na roça, sozim, qui eli num tem mais idadi pressas coisa, né não? Cumpádi Airam perciza di dexá di sê munheca i cuntratá pessoa boa qui intendi do treim tudim e vai fazê um sirviço bão dimais e ançim eli podi discansá i curá o brasso, fazênu as fizoterapia. Cumpá, nóis num tem mais idadi prisso nao, sô. Tomi tentu e pára cum isso, visse? Si o cumpádi querê, possu mandá um óio bão dimais da conta, qui passei numeu ombru, cuãno tinha as inframassão tomêm. Ficô bãozim di tudu!Vô rezá procê ficá bão, mai trati di si cuidá, viu? Brassão procê i pra nossa maninha Hull tomêm qui iscreveu essa cartinha tão bunita procê.

Brigadim pur da nutissa, eu já tava priocupada,
 
Milla Pereira
 
 


Cumpáde Airam Ribêro
Uma côiza vô ti falá
Fizéro tróço num terrêro
Pra módi ti prejudicá
Cocê cum o braço duêno
Fôrça num tá mais têno
Pra sua cazinha terminá
 
Tomêm o pobrêma de junta
Ocê perciza arrepará
O nosso côrpo dismunta
As fôrça cumeça a fartá
É juntá tudo e jogá fora
Prá tôdus már ir imbóra
É tôdas duença nus dechá!
 
 As fizoterapia ocê fáis
E dá um discansamento
Quãno o ômbrus dói dimaís
Desce no braço o tormento
Ocê para de LER um cadím
Trabáia bem divagarím
Sêje um baiano bem atento!
 
 rsrsrsr...Sério;
Bração pru cumpáde Airam e bjs fraternos pra vc, maninha Ulli.
 
Pedrinho Goltara
 
 
 
Cumpádri Airão, num si avéxi, vô li dá um ajutório na custrução da tua cása na róça.
Óia, ieu fáçu adóbi du bão. U segrêdu du adóbi é u fôrnu i muntu fôgu. Quem mi insinô foi u jão fornêro (jão-de-barro). Aquêli passarim é bão dimáis prá fazê cása. Vô arriá a Genovéiva i vô prá Itanhéim. Aprepára a cachaça qui sem éla num dá, não! Mai quéru qui ocê mióra dus bráço prá móde puetá di nôvu novamênti.
Mi ispéri qui lógu chêgu aí. Inté lá!
 
Catulo



Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 10/09/2010
Reeditado em 11/09/2010
Código do texto: T2489823
Classificação de conteúdo: seguro