Ele tem de ser santo

D.ª Vilma, se esbraveja, este menino não tem jeito (Joãozinho seu filho que a poucos dias completou 7 anos, e olha que esta mãe tem apenas 27 anos) não agüento mais tuas travessuras, assim não dá Orlando (seu maridão que mal chegou aos 30 anos) eu já estou completamente estressada, cuidar da casa, cuidar deste menino que vive aprontando, já cansei de dar palmadas, depois até as varadas e nada dele endireitar!

--- Mas mulher, eu ainda queria mais uns dois filhos! Recomenda o Orlando.

--- Deus me livre, aí é que fico louca! Responde a estressada esposa.

O marido sem mais o que fazer retruca:

--- Então, mulher, leve este menino num psiquiatra, ou psicólogo sei lá em qualquer profissional que dê jeito nele.

--- É isto mesmo que queria que você compreendesse, até concordasse que ele precisa

de ir a um médico, já ouvi falar num tal de Dr. Orlando, médico psiquiatra infantil muito bom, então vou levar o Joãozinho pra este psiquiatra ver os procedimentos necessários se este menino ainda vira gente!...

No outro dia mesmo Vilma estava com seu filho no consultório do Dr. Orlando.

Este Dr. era mesmo conceituado, com seus quase 60 anos de idade e 30 e poucos de experiência na área da psiquiatria. Ao escutar a história da mãe sobre o filho, prestava nitidamente atenção no menino que permanecia quieto pelo menos naqueles minutos da conversa, depois de muito contar histórias e mais histórias das peraltices de Joãozinho, casos que Dr. Orlando ouviu centenas de vezes dos pais em seu consultório e é lógico uma boa examinada no famoso Joãozinho, a mãe aflita pergunta: --- então, Dr!...

--- D.ª Vilma, seu filho é normalíssimo, é um filho que muitíssimas mães gostariam de ter!

--- Mas então tudo o que ele faz é normal? Tem tantos meninos na idade dele tão santinhos!!!...

Essa o Dr. Orlando não conseguiu segurar, faz a seguinte pergunta:

--- Minha sra. conhece a história de São Francisco de Assis?

--- Conheço, e como foi um santo maravilhoso!

--- Também concordo, foi um santo pra ninguém botar defeito, mas São Francisco virou Santo somente na idade adulta, quando jovem foi boêmio e quando criança sabe lá o que se aprontou, talvez até mais do que o Joãzinho. O que seu filho precisa é disciplina, muito ensino, porque ninguém nasce sabendo, eu com meus quase 60 anos e muitos de experiência na minha área, tenho a nítida certeza que tenho de aprender muita coisa e morrerei aprendendo, pensa bem minha sra. ele tem apenas 7 anos!

(Os psiquiatras vão me criticar, mas é apenas histórias de mães que se acham aflitas com filhos cheios de energias!...)