Real felicidade de um professor

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina)

Hoje é dia consagrado ao Professor. E quem é ele? Foi um ou foram vários em sua vida?Você se lembra do seu primeiro professor?Você é capaz de fechar os olhos e dizer um por um o nome de todos eles?Ou você só é capaz de lembrar apenas de um que marcou sua vida?E já se apresentou para um deles e disse muito obrigado?

Escolhi tanto questionário numa homenagem como sendo uma maneira diferente de dá uma parada , nem que seja rápido, em "nossa caixola" e refletir sobre essa figura chamada, muitas vezes e vulgarmente, de Mestre, Professor ou mesmo tio ou tia.Essa pessoa,esteve presente no processo de nossa educação complementando o papel de nossos pais.Foi ela que nos ensinou muitas coisas,em geral iniciando pelo B_A=BA e indo até onde se quer chegar na busca por conhecimentos.

O professor, no exercício de sua missão, é aquele que pela estrada da vida, numa benção de Deus,fica com um farol clareando o caminho que cada um tem que percorrer.Ser Professor, não é só o que ensina.É isso e muito mais.Por essa razão é que seu trabalho tem que ser desenvolvido com ideal,dedicação e muito amor.Ele tem que se investir muitas vezes da dupla ação de "ensinar e aprender".Sim, porque cada dia ele também aprende na vida profissional e na atualifdade não existe espaço para o professor "acomodado" ou "alienado".

Cada Professor tem a sua individualidade que lhe reveste de característica própria. Todos se parecem entre si, pois , embora sendo pessoas comuns e simples, sáo iluminadas, amantes da vida, do trabalho e do mundo.

A felicidade do Professor é sentir que seu aluno aprendeu e acertou o caminho do sucesso da vida.Mais feliz se sente o professor quando vê que o seu aluno o superou , não só em conhecimentos , como também em sabedoria.

Hoje, com 70 anos, rendo minha homenagem a todos aqueles que contribuiram para que eu chegasse aonde cheguei.Sou um fruto da semente que cada um plantou.Estudei muito. Trabalhei e venci.E me orgulho também de ter feito parte desse grupo de profissional.

Estou aposentada,Mas, meu primeiro trabalho, nos meus 18 anos,após o Curso Pedagógico, foi como professora de alfabetização. Criei uma escolinnha particular em minha própria casa.Depois de ter feito curso de especialização na lingua portuguesa, específico para o ensino secundário, lecionei no SENAI. Continuando meus estudos,terminei a Faculdade de Serviço Social.Com especialização na minha área , ingraessei no magistério universitário.E aí lecionei por mais dez anos.Assim estendo as homenagens a todos os meus alunos e, sobretudo ,aqueles que já conseguiram superar-me no sucesso profissional.

Portanto hoje, me sinto rica de experiência,realizada como pessoa e profissionalmente. Feliz estou por ter contribuido para o desenvolvimento de tantas crianças e jovens que passaram por mim.

E como bom Professor, vou me sentir mais feliz ainda cada vez que souber que algum deles teve sucesso, pois o sucesso de cada um será o meu sucesso!

yedamsm

15 de outubro de 2010

yedamsm
Enviado por yedamsm em 15/10/2010
Código do texto: T2557267