Personagens Reais?

Muita gente admira personagens, sejam eles dos quadrinhos, da TV, de livros ou internet. Geralmente esses personagens ou ícones são “conhecidos” ou assim chamados de heróis, ou os mais atraentes ainda, anti-heróis.

Criar um herói e garantir a admiração de muitos parece não ser muito difícil, se considerarmos aquilo que é famoso! Não quero aproveitar essa oportunidade para falar mal dos que estão em evidência, isso é muito fácil e confortável. O que desejo é apenas formular algumas perguntas simples.

Quando estiver lendo as perguntas não se valha do pré-conceito ou da opinião da maioria. Não estou em busca das melhores respostas. Porque acredito que quase todo mundo sabe o que é melhor, embora a minoria faça uso do bom senso.

A ordem que escolhi não possui um critério de méritos ou atributos, não se trata de um ranking ou disputa. Escolhi apenas 3, mas poderia ser 1 ou até uma lista muito maior do que 10.

Você não encontrará uma análise minuciosa ou exaustiva sobre o perfil de cada um dos escolhidos, o objetivo é bem diferente.

1º Personagem: Wolverine

Um camarada de temperamento desequilibrado (nervosinho), quando as coisas não estão do jeito dele usa a violência física, socos e garras (arranhado). Será que ele é um apelão? Talvez não seja culpa dele por agir com atitudes explosivas, ao dar aquele jeitinho nada sutil.

Pode ser que ele tenha sofrido alguma mutação, tinha me esquecido ele é um mutante! Talvez nós os admiradores desse “herói” sofremos uma espécie de mutação em nossa capacidade de discernimento.

2º Personagem: Agostinho Carrara

A habilidade desse “pai de família” de se envolver em encrencas e esquemas baseados em mentiras é notável. Quem já assistiu ou assiste “A Grande Família” já deve ter rido muito com as atrapalhadas desse personagem.

Será que é verdade que achamos engraçado alguém que se ocupa em trapacear? Nosso senso de humor parece não ter tanta graça!

3º Personagem: Dr. House

Interpretado pelo ator Hug Laurie o personagem House ocupa posição de destaque no ranking dos anti-heróis. Médico que não gosta de se relacionar com pessoas, hábil na arte da ironia, egoísta notável, insubordinado declarado, as normas e leis são apenas para testar sua destreza e dribles. Claro que a lista de suas habilidades não acaba assim tão curta.

Tem gente que se lamenta porque House não atende pelo SUS ou mesmo pelos planos de saúde aqui no Brasil. Que vírus é esse que nos infectou?

Como são amados e admirados!

Caso esses personagens saltassem da ficção e visitassem a nossa realidade, seriam tão admirados?

Daria para rir e achar engraçado de verdade se alguém de seu convívio vivesse como um parasita minando suas energias?

Gostaria de ter um melhor amigo que não o respeita?

São admiráveis atitudes explosivas e violentas?

Existe por aí gente que se parece muito com personagens controversos e polêmicos, pessoas desequilibradas e egoístas. Mas a pergunta é: São admiráveis?

Algo aconteceu, estão nos dizendo que é admirável e que devemos desejar aquilo que nos faz mal. Aquilo que nos torna confusos.

O que está acontecendo?