Dê tempo ao Tempo

Essa é uma frase já bem conhecida e sempre que você ouve “dê tempo ao tempo” está em situação de ansiedade ou próximo de se tornar o ator principal do que seria o ReMaker do filme “Um Dia de Fúria”.

Vamos tentar entender um pouco melhor o que pode ser esse dar tempo ao tempo.

Você está esperando uma resposta à suas propostas, talvez um emprego, ou aumento de salário, namoro, casamento, ou qualquer coisa que você está esperando (não é de hoje)? Nada parece acontecer, nenhuma luz. Esperar?!

De quanto tempo mais o tempo precisa? Como você vai saber se o tempo não é insaciável ou caprichoso? Esperar que o tempo sinta-se satisfeito tornando-o obeso e realiza todos os seus caprichos é a forma errada de entender o que diz a frase “dê tempo ao tempo”.

Não pense que é tarde demais para aprender algo, ou para permitir que a ficha caia (cair na real). Ainda existe alguma coisa que libere crédito mediante inserção de fichas?

Semelhante aquela máquinas repleta de bichos de pelúcia, onde você insere um crédito e pode tentar pegar com uma garra mecânica um dos bichos, é ilusão tentar presentear sua namorada dessa forma, é mais econômico pegar o dinheiro e comprar o bicho de pelúcia numa loja especializada ou comprar outro presente. “Ah amor, eu não gostei desse bichinho, tenta outra vez”

Aí está a melhor interpretação para a expressão “dar tempo ao tempo”, mudar de postura (não vai sentar ou deitar em outra posição). O tempo não é culpado de nada, e muito menos prometeu que esperaria alguém. Tem mais, o tempo não está nem aí para você! Ele não é mau, apenas faz a única coisa que sabe: passa.

Esperar é verbo, e como todo mundo sabe, verbo é tudo o que indica ação. Enquanto o tempo se ocupa em sua rotina de passar ou correr, a gente não vai ficar tentando imaginar como será, ou tentando prever todas as possibilidades de uma escolha, a vida não é um jogo de cartas ou tabuleiro.

Não vá fazer loucuras, você poderá a residir num manicômio ou tendo que ver o tempo passar no xadrez.

Abraços