Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Biografia de Douglas Lara

Biografia de Douglas Lara
EDITOR E DIVULGADOR
 
A carreira profissional de Douglas Lara pode ser dividida em duas fases, completamente distintas. A primeira, que se estende por 35 anos, é a do alto funcionário de grandes corporações como a Price Waterhouse, Du Pont e Toddy do Brasil, na área de contabilidade e auditoria. Já a segunda começa em 1995, quando Douglas Lara deixa a atividade empresarial e passa a trabalhar por conta, ministrando aulas de Inglês para executivos, realizando divulgação de escritores e iniciando, lentamente, a preparação para alçar vôo em um novo ramo: a edição de livros.
 
O currículo de editor começa em 2003, com a publicação da antologia "Onze Autores da Web". O projeto chamou a atenção da mídia pelo ineditismo, uma vez que carreou para o livro impresso escritores que desenvolveram suas carreiras em parte ou totalmente na internet. Com "Onze Autores da Web", Douglas Lara colocou em prática um sistema de produção cooperativado que se mostrou extremamente bem-sucedido. A cooperativa permite, de um lado, a divisão dos custos entre os autores, e, de outro, a somatória de esforços para a divulgação do livro.
 
Seguem-se outros projetos de antologias igualmente bem-sucedidos: "Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2004" e "Antologia Internacional VMD" (com autores do portal Vânia Moreira Diniz), ambos lançados em 2004 e disponíveis no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) . "Roda Mundo, Roda Gigante..." firmou a reputação de Douglas Lara como um "movedor de montanhas": pacientemente, utilizando a internet, o editor conseguiu arregimentar nada menos que quarenta autores, residentes em doze países e quatro continentes, assinando textos em Português e Espanhol.
 
Em fase de produção, com lançamento previsto para julho e setembro de 2005, respectivamente, estão duas outras antologias: "Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2005" e "Antologia de Textos Jurídicos" (título provisório). A primeira, promete repetir o sucesso da versão 2004, com a presença de escritores de diversos países, representando diferentes culturas e modos de ver o mundo. Já a segunda reflete uma primeira incursão temática, voltada exclusivamente para o universo das leis.
 
Atualmente, ao lado das atividades de editor, Douglas Lara desenvolve um trabalho de divulgação de escritores para jornais, revistas e sites especializados em Literatura. Em Sorocaba (SP), cidade onde nasceu em 1938, divide seu tempo entre projetos de livros, produção de contos e artigos e reuniões do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, do qual é membro efetivo. Sua presença na internet faz dele uma personalidade internacional. Recentemente, recebeu o Lancaster House Award da Rickmarc Publishing (Londres).
 
Currículo resumido
Nome: Douglas Lara
Nascimento: 24 de janeiro de 1938
Cidade natal: Sorocaba, Estado de São Paulo
Formação: Mestre em Contabilidade (USP/PUC), bacharel em Ciências Contábeis (Universidade São Judas Tadeu), Mestrado incompleto em Gestão de Processos Comunicacionais (ECA/USP)
Cargos exercidos: auditor junior (Price Waterhouse, 1959), assistente de contador e supervisor de orçamento (AMF do Brasil S.A. - Máquinas Automaticas, 1960), contador geral (Kaiser Aluminio do Brasil, atual Furukawa, 1962), gerente administrativo e vice-presidente executivo (Toddy do Brasil S.A, 1965), diretor administrativo e de operações (Kaiser Aluminio do Brasil S.A, atual Furukawa, 1966), tesoureiro e controlador (DuPont do Brasil S.A., 1973), gerente geral, diretor administrativo e financeiro (FMC do Brasil S.A., antiga Formerly LPW Equipamentos, 1976), diretor administrativo e financeiro (NIFE Brasil Sistemas Elétricos - Volvo, 1981), gerente delegado (Divisão Internacional do Banco Martinelli S.A., 1992), assessor técnico (Secretaria das Finanças de Sorocaba, 1994). Professor de contabilidade de custos para alunos de administração de empresas (Faculdades Metropolitanas Unidas).
 
Aulas de Inglês e treinamentos: como professor de Inglês e consultor especializado, Douglas Lara atendeu às seguintes empresas: ZF do Brasil, Svedala - Faço, ING Bank, Glencore Importadora e Exportadora, Banco Itaú, ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), Pamcary Sistemas de Gerenciamento e Riscos S/C Ltda., FSS Consultoria e Projetos de Engenharia, Espetinhos Campinas, Banco Totta e Açores, Banco Francês e Brasileiro, COEMSA, CBC - Cia Brasileira de Cartuchos Hishibras, BankBoston, Cargill, ASSOBRAV (Associaçao Brasileira de Distribuidores Volkswagen), Multicanal, Karibe-Paramount, Philips, Crowne Inn Plaza Hotel, DeLavolpi, Hilton, Telesp, VASP Splice Telecomunicações, Publicidade Archote, ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro).
 
Participações em entidades: Douglas Lara é sócio da The American Chamber of Commerce (Câmara Americana de Comércio) - São Paulo, desde outubro de 1960; sócio fundador do Institubo Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF); sócio fundador da Associaçao Brasileira de Aluminio (ABAL); sócio permanente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Representando o IBEF, realizou viagens internacionais para o Mèxico e a Itália.
 
* * * * *
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 21/06/2005
Código do texto: T26511
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131775 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 15:23)