O nome deles é incompetência....
 
Consciente de que o “Recanto das Letras” é um espaço literário, li suas condições gerais de uso e, certificada de que não estou transgredindo nenhum estatuto interno, resolvi mostrar a todos um momento de irritação profunda pelo qual estou passando.
 
Desta forma divido com vocês minha indignação sobre o ocorrido na Colação de Grau da minha filha, fato registrado no site “Reclame Aqui”, reclamação que transcrevo abaixo. ****
 
Design Formaturas – sinônimo de incompetência

Gostaria de registrar meu descontentamento com a falta de respeito com os formandos e seus familiares, conforme relato abaixo:

A empresa Design Formaturas foi contratada pelo grupo de formandos em Comunicação Social 2007-1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro para prestação de serviços referente à colação de grau realizada em 03 de Dezembro do corrente.

No dia 29 de agosto foi feita a foto individual e de grupo dos formandos para confecção dos convites, compromisso que minha filha não pode comparecer por estar se apresentando no Festival de Esquetes em Cabo Frio, sabedora de que não constaria na foto do grupo.

Posteriormente foi feito um contato com a empresa para que fosse marcada uma nova data para a foto individual.

Recebeu o comunicado que fariam fotos de outros grupos e que ela comparecesse no dia 6 de novembro às 14h na Câmara Municipal dos Vereadores. Chegando ao lugar e horário marcados lá não encontrou ninguém, o compromisso havia sido transferido para a manhã do mesmo dia sem que ela tivesse sido avisada. Assim, teve que se programar novamente para outra tentativa no dia seguinte. Sem conseguir contatar alguém da empresa que pudesse confirmar o horário, compareceu na FIOCRUZ no dia 7 de novembro às 8h. Com sorte, fez sua foto individual – pois o grupo que faria a foto naquele dia tinha cancelado a foto em grupo, mas a equipe de fotografia comparecera ao local, pois não havia sido informada com antecedência pela própria empresa a respeito do desfalque. Lá, foi informada de que deveria entrar em contato com a Sra. Ana Paula, da equipe de foto, para confirmar que estivera na FIOCRUZ para fotografar. No dia seguinte, o fez.

No dia 23 de novembro, ao receber os convites, não recebeu como os outros a plaquinha individual que consta no contrato. Explicou novamente a situação à menina que distribuía os convites e esta anotou as informações da formanda para regularizar a situação e providenciar foto e placa.

Dia da formatura, adentramos ao salão de recepção – onde faziam fotos extras, para posterior cobrança – local onde estavam expostos cavaletes com cartolina e a foto do formando para que seus amigos e familiares escrevessem suas dedicatórias. Fomos de imediato avisados pelos amigos de minha filha que seu cavalete com foto não estava no local.
Procurei uma pessoa que acompanhava os fotógrafos a fim de que me informasse quem era o responsável pelo evento. Sua resposta foi de que não sabia se tinha alguém lá, mas iria averiguar. Após um tempo, procurei-a novamente tendo como resposta que a responsável estava “se arrumando” e depois iria me procurar. Pelo tempo decorrido, pensei até que a moça estava se arrumando para casar. “Responsável” encontrado, questionei o porquê da foto da minha filha não constar no cavalete junto com os demais. A “responsável” proferiu a seguinte pérola: “Infelizmente, a desorganização teve algumas falhas”, ao que retruquei: “a organização teve muitas falhas, a desorganização muitos excessos”.

Solicitei que pelo menos fosse colocado um cavalete com uma cartolina em branco a fim de que seus familiares pudessem deixar uma mensagem. Depois de alguma insistência, por parte da comissão de formatura, o cavalete foi colocado com uma folha rasgada na lateral, conforme foto tirada no local e em meu poder.

Nesse ínterim a fotografaram e quando os convidados já estavam se posicionando no auditório a foto foi colada, diferente das dos demais.

Todos os formandos receberam um envelope com sua foto individual, mais uma vez, outra falha constatada, a minha filha não recebeu. Quando perguntou por que sua foto não estava junto com os demais, foi informada que procurasse a empresa e fosse pegar lá. O mínimo que a empresa deve fazer é entregar no meu endereço, já que a falha foi deles.

Outra falha: os formandos recebiam um “kit festivo” para o momento da colação, o número não foi suficiente para todos. Que organização é essa? Havia um nº certo de formandos, poderia sobrar, nunca faltar.

Felizmente a apresentação do evento foi feita pelos formandos e desta forma a cerimônia se tornou agradável e divertida.

Ressalto também dois momentos desagradáveis ocorridos na cerimônia que não são condizentes com uma empresa que se presta a organizar um evento.

1-     Uma aluna ao ser chamada para receber seu diploma, tinha como fundo musical a canção “Coisinha do pai”, que acredito estar relacionada com sua relação afetiva com seu pai. Momento que o pai emocionado, correu e subiu as escadas para abraçar sua filha. Imediatamente, dois seguranças truculentos o retiraram dali como se o senhor fosse um criminoso.

2-     Momento de homenagem aos ausentes – Enquanto a aluna fazia uma homenagem emocionada aos ausentes, as recepcionistas começam a distribuir taças de champanhe(?) para os formandos, tirando toda a concentração da homenagem.

Gostaria de um pronunciamento da empresa sobre o que devo fazer. Susto os dois cheques referentes aos boletos de dezembro e janeiro? Faço uma reclamação junto ao Juizado de pequenas causas? Pedidos de desculpas, na altura dos acontecimentos não serão aceitos. O momento passou!

Lembrando o velho ditado: “Quem não tem competência, não se estabelece”, sugiro a Design Formaturas que procure o SEBRAE que oferece excelentes cursos e dicas sobre organização de eventos.

De minha parte não contrataria essa empresa nem para organizar a festa junina do meu prédio.

Minha indignação,

Regina Coeli de Jesus de Carvalho,
mãe da formanda Anna Clara de Jesus de Carvalho.
09/12/2010
 

****Após a reclamação postada no site recebi um telefonema de uma pessoa da Design Formaturas se identificando como responsável pelo setor de marketing da empresa, me informando que iria enviar pelo correio a foto de minha filha e solicitando que após o recebimento eu desativasse a minha reclamação. Retruquei que a reclamação continuaria no site sendo o problema resolvido ou não.

Hoje, recebi telefonema do site Reclame Aqui me informando que eu não poderia fazer a reclamação, pois o contrato com a empresa foi assinado pela minha filha, ou seja, a Design Formaturas entrou em contato com eles informando esse detalhe.

Sem problemas, a Clara antes de ser formada em Comunicação Social é formada em CIDADANIA, portanto fez sua reclamação, acrescentando outras falhas cometidas pela empresa.

 
 
 
Comentário feito hoje, 29 de Agosto de 2012, pela Anna Clara no site Reclame Aqui:
  "É a presente para comunicar a quem interessar, que mediante acordo celebrado na Justiça (10º Juizado Especial Cível), em razão de ação proposta pela Reclamante, a empresa pagou a importância de R$ 1.950,00 a título de indenização, como compensação pelos problemas ocorridos por ocasião da formatura"