Amigos,

Confesso que às vezes penso em  suspender, temporariamente, os comentários nas minhas páginas. O motivo é que - com honradas exceções, a que muito agradeço - o que tenho visto são os mesmos comentários para mim e para outros tantos recantistas, como se fôssemos uma única pessoa, com única temática, qualidade literária idêntica, mesmo zelo pela língua e literatura portuguesas. São comentários estereotipados, "carimbados" em várias escrivaninhas, sem levar em conta a qualidade do texto em questão. Nota-se, muitas vezes, que o comentarista nem mesmo leu o texto que comentou. Prática do comentar por comentar, visando claramente à retribuição e ao índice de leituras no site.
Oxalá houvesse zelo geral para com a língua portuguesa!
Como não há, eu me refiro claramente à diferenciação e à qualidade de cada texto.
Eu não escrevo por brincadeira (embora lidar com a linguagem seja lúdico), para receber adulações, exibir "troféus", entrar em maratonas de visitas para ganhar leituras, tornar-me popular e amada. Nada disso! Não sofro de baixa estima e meu ego conserva-se razoavelmente sob controle.
Nem posso, como alguns, passar metade do dia no Recanto das Letras! Há uma vida fora daqui, ocupações, problemas, não?
Escrevo porque é minha forma de expressão, de arte, por necessidade da alma e do viver. Somei algum talento
natural a muito esforço, estudo, pesquisa, treino, dedicação e seriedade. No Recanto há  uma legião de excelentes escritores, com os quais aprendo e aos quais leio sempre que possível. Entretanto, há recantistas que têm se deixado seduzir por textos pífios, mal escritos, aduladores, agressivos, textos que atentam contra a língua padrão, desrespeitam as características de um soneto, de uma trova, haikai, poetrix, indriso, uma redondilha, etc. Caos! Alguns misturam tudo num saco e acham que estão criando arte... Como costuma dizer um querido 
escritor e amigo, professor de Português,  pode-se ATÉ pretender desafiar as regras, mudá-las, adaptá-las,  mas é fundamental 
ANTES conhecê-las bem!
Sem conhecimento e um "dar de ombros" o que existe é apenas ignorância, preguiça, oportunismo. Não é nenhuma "inovação".

Não me refiro aos que não tiveram possibilidade de estudar. Friso isso. Os que conheço aqui nessas condições expressam-se bem e têm vontade de aprender, perguntam, leem, aprimoram-se. São exemplares!
Refiro-me aos que estudaram, sabem de suas falhas, nada mais querem aprender, mas  arvoram-se em liberdade e anarquia na escrita, debocham dos mais preparados. Indicam, inclusive, os que não devem ser visitados! Formam "panelas", "guetos" e através de fofoca e maledicência, atemorizam associados, difamam, perseguem, "puxam-lhes o tapete". Há uma longa lista de pessoas com esse perfil no RL, infelizmente.
Creio que me entenderam, amigos...

Sou eterna aprendiz, aberta a novidades em geral, afeita a desafios, com muito a aprender; sou eterna aluna, mas aplicadíssima!

Vocês não têm ideia da quantidade de gente do RL que eu verdadeiramente amo! Gente talentosa, idônea, carinhosa, simples, que não está disputando nada nem entra em contendas "por fora". Gente que quer apenas e tão-somente ESCREVER e LER bons textos.
É o que eu também quero.

Beijos!
Uma semana cheinha de boas energias!

Kathleen Lessa



KATHLEEN LESSA
Enviado por KATHLEEN LESSA em 16/01/2011
Reeditado em 26/03/2011
Código do texto: T2731773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.