Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre o amor e o egoísmo

Aprendemos muito sobre amor, solidão, egoísmo. Aprendemos muito de forma distorcida, ou da forma como melhor convém ao geral. Somos seres sociais, assim sendo, é normal que convivamos com outras pessoas, constantemente. É uma regra geral, mas que se modifica com o passar do tempo. Nós, com mais de 50, temos uma história que nos acompanha. Desde o nascimento, aprendemos e seguimos regras. Obedecer, acatar, pensar nos outros. Egoísmo é errado. Quem é sozinho, é solitário. Amor. Quando falamos em amor, pensamos em um amor nosso, namorado, marido, companheiro. Isso é uma forma de egoísmo. Esse amor é egoísta. Não abre espaço para mais ninguém.
Estar sozinho e gostar de estar sozinho, é uma forma de amor. Por si mesmo. É egoísmo? É. Necessário para a nossa reconstrução emocional. Isso não aprendemos. Nos doamos como irmãos, como filhos, como amigos, esposos, pais, avós. Quem consegue dar essa parada para se redescobrir, renasce melhor. Abre-se para a vida, com carga nova. É preciso tempo, paciência, passo a passo.
Quando damos uma virada na vida, o tempo de estar sozinho é indispensável, para colocar a casa interna em ordem. Estar rodeado de pessoas, pode nos tirar do prumo, ao invés de nos dar apoio. Ninguém melhor para avaliar o que sentimos e queremos, do que nós mesmos. No início, angústia, aflição. Depois, tranqüilidade, paz e, no tempo certo, uma portinha p quem sabe, um novo amor. (2005)
Vitoria Lerinha Haubert
Enviado por Vitoria Lerinha Haubert em 27/10/2006
Reeditado em 22/08/2007
Código do texto: T274641

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Vitoria Lerinha Haubert
Sapiranga - Rio Grande do Sul - Brasil, 71 anos
266 textos (18687 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 07:59)
Vitoria Lerinha Haubert