PALAVRAS, DOCES OU AMARGAS?

Cuidemos das palavras que proferimos. A vida conturbada dos dias atuais , deixa-nos tão acelerados e ansiosos para resolvermos tudo , que deixamos de lado a reflexão do que falamos. Antes de falar , temos que pensar. Dizem que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca somente para que ouvíssimos mais e falássemos menos.

Em grande parte do nosso dia, ficamos por horas falando e falando tão somente banalidades. Dedicamos poucas horas ou nenhuma para rezarmos, pensarmos e depois agirmos de forma harmoniosa e concreta.

E como é importante a reflexão antes do falar!

Quem não se arrependeu ainda que fosse uma única vez de ter falado demais? Em meio a uma discussão ter ofendido seu semelhante sem necessidade?

E ainda atrevo-me a afirmar, sempre que não pensamos antes de falarmos vamos nos lamentar de termos sido tão apressados.

O mundo hoje gira em torno do EU, das atitudes muito rápidas e consequentemente impensadas.

Vamos nos deter mais na reflexão , que é prática saudável e nos deixa tranquilos ao final de cada dia vivido.

Além dessa cautela, seria proveitosa a prática de ao deitarmos fazermos uma revisão de como foi nosso dia. Sendo assim poderemos avaliar se o que dissemos foi para o benefício de alguém e o que fizemos também. Palavras ditas com raiva ferem mais que um punhal. Palavras doces e meigas agradam e conduzem paz e bem.

Nem sempre sofremos as consequências do que proferimos na mesma hora, às vezes passam-se anos para que tenhamos a consciência do mal que fizemos. E sofremos quando vemos o estrago feito por pura ansiedade e nervosismo.

Todo cuidado é pouco. Senão pudermos elogiar alguém permaneçamos calados. Aí está uma atitude sábia.

Como é agradável podermos dormir o sono dos justos quando vemos que nada que prejudicasse alguém fizemos a cada dia vivido!

Denise Vieira Doro

Denise Doro
Enviado por Denise Doro em 30/01/2011
Código do texto: T2761985
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.