VAZIO...

Quem de vez em quando não sente um vazio dentro de si; uma sensação de que falta algo, uma carência sem explicação... ? Quantas vezes, apesar de tudo parecer bem, no íntimo fica aquela sensação de que alguma coisa está errada, está faltando... uma leve agonia, como se devessmos fazer algo que não sabemos bem o que é. Outras vezes, um sofrimento intenso, que não sabemos explicar, mas que desencadeia até uma espécie de “crise existencial”... São lágrimas que choramos sem nem ao menos saber porquê.

Todos sentem de vez em quando essa sensação de vazio! Eu sinto, você que me lê sente também... mas alguns de nós reagem rápido, enquanto outros se entregam sem forças para lutar; nascendo aí a depressão.

Conheço pessoas, que buscando preencher esse “vazio” em suas vidas, acabam gerando coisas para se ocupar e preocupar; coisas que venham a movimentar suas vidas, tirar-lhes da rotina... nesse contexto, já vi pessoas criarem, de forma inconsciente, até mesmo problemas – problemas conjugais, financeiros... Eis uma forma negativa de tentar preencher o vazio de suas vidas. Mas falta-lhes análise e orientação.

A saída adequada para acabar com este vazio que nos envolve, é tentar acabar com o vazio daqueles à nossa volta, seja um filho, um marido, uma mãe, um amigo... ou mesmo um desconhecido. E é aí que entram os trabalhos voluntários – desde levar uma cesta básica a uma família necessitada, até visitar um parente em problemas, levando-lhe uma palavra de ânimo e esperança.

A escolha é nossa: podemos ficar no comodismo, escondidos em nosso próprio “casulo”, chorando por nós mesmos... ou arrumar compromissos que nos tirem de nossa casa e nos façam sair de nosso isolamento, voltando a interagir com pessoas e fazendo o bem a alguém.

Essa sensação de vazio e o sofrimento que ela nos causa, pode ser apenas um “alfinete” usado por Deus para nos cutucar; para nos fazer enxergar que é preciso mudança e ação.

Jesus dizia que quem renunciasse sua própria vida e o seguisse, receberia ainda mais vida.... Penso que essas palavras cabem aqui: sair de nosso egoísmo, parar de olhar somente para si, renunciar ao próprio sofrimento e enxergar o sofrimento do outro, fazendo algo para tentar minimizá-lo. Ao agir pelo outro, estaremos agindo por nós mesmos. O ato de levantar-se, sair de casa, ir ao encontro do outro; nos dará oportunidade de descobrir nova satisfação, nascida do ato da caridade.

Você já parou para pensar que talvez a depressão tenha ligação com nosso egoísmo?

Abrir-se à mudança requer esforço próprio e sacrifício. Nada muda se você não mudar! Como algo novo pode acontecer se ainda somos os mesmos?

Mas a mudança requer ação. Enquanto alguns choram por si mesmos, outros se ocupam de fazer um jardim, plantar flores no bem e regar com bênçãos de Deus. Há muito trabalho a ser feito na obra de Deus, e só fica no “vazio” quem quer...

* Esta mensagem veio para mim mesma num momento de crise existencial, relacionada à insatisfação com minhas escolhas profissionais. Como foi de extrema ajuda para mim, compartilho aqui com os demais que venham a se identificar, torcendo para que lhes faça o mesmo bem que me fez.

Lady J
Enviado por Lady J em 07/02/2011
Reeditado em 07/02/2011
Código do texto: T2777787
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.