PARABÉNS 'AS MULHERES NESTE SEU DIA E, SEMPRE ...

Quando Deus criou o homem e a mulher (Gênesis), os criou como complemento recíproco, um seria a extensão do outro. Por isso, são diferentes física e psicologicamente. São diferentes em tudo, menos no supremo sentimento que é o amor, que os une e os transforma em um só e, os identifica como a maior criação do Pai Criador. São criaturas com diferentes habilidades porém, com ampla capacidade para executarem os serviços , os trabalhos e estudos à mesma altura de entendimento e inteligência. São perfeitamente iguais como criação. Porém, por muitos e muitos anos, até estes dias, a mulher ocupou com muita galhardia e humildade , o seu lugar designado para comandar o tipo de família dos tempos passados. Aceitou a “superioridade” do marido, segundo àqueles costumes de então e, tudo funcionava perfeitamente bem. A hierarquia familiar existia e era respeitada por todos seus integrantes; cada um cumpria à risca o seu papel, pai, mãe e filhos. O pai trabalhava muito e era responsável pela manutenção da esposa e da prole que, na sua maioria era de quatro filhos pra cima. A mãe, aceitando a sua missão que o amor lhe indicou, cuidava do esposo e dos filhos com muita ternura e dedicação. Limpava a casa; cuidava da alimentação; lavava roupas. Não descuidava da saúde dos filhos e da educação em casa e na escola, para onde iam sempre de banho tomado e bem arrumados. Na chegada dos filhos da escola, inteirava-se de como tinha sido o dia deles, trocava-lhes as roupas de casa e ia verificar os cadernos e ajudá-los nas lições . Assim eram todos os dias.

À tardezinha o esposo chegava do trabalho e ela o recebia com as novidades sobre os filhos e ele a colocava a par do seu dia no trabalho. A mãe era aquela que cultivava nos filhos, através dos seus atos de amor, a educação que eles deveriam usar em casa e fora dela, em todos os lugares; o respeito a todos e, principalmente aos mais idosos e, cuidado de não falar nomes feios, em recinto nenhum. E, quando isso acontecia o castigo acontecia para os infratores.

Era a mãe que colocava os filhos ao colo e desde a sua infância falava-lhes de Deus, falava-lhes do que era errado, do que era certo, do que era o bem e do que era o mal. Sim, o cuidado na criação começava cedo. As crianças, por sua vez, cresciam respeitando os pais e acatando às suas ordens sem reclamar e sem contrariá-los e ofendê-los.. Os ensinamentos sobre a religião também eram ministrados pela mãe, que lhes falava de Deus e a Sua bondade; contava a vida de Jesus, enfim, era a primeira catequista que procurava mostrar-lhes , desde cedo ,o caminho do bem e da verdade, acrescentando , sempre, que deveriam amar e respeitar a todas as pessoas com as quais tivessem amizade ou não.

Tudo caminhou assim até 1950 mais ou menos e, com a chegada da televisão ao Brasil, em 1952 em preto e branco e em 1960 a cores, as coisas começaram a ter mudanças, no início pequenas e com o decorrer do tempo as mudanças tomaram corpo e foram substituindo tudo o que era certo pelo errado, tudo o que era bom para o mau. As crianças que recebiam as informações no lar e na escola, começaram a ter as informações (e formações) da televisão, que acabaram tomando todo o espaço da parte intima dos lares ; ditando normas, modas e tipos de comportamentos, até então vistos como costumes causadores de grandes problemas de relacionamento nas famílias. E, com a rápida evolução da tecnologia nestes últimos anos, com o advento do computador, aí tudo foi mudando rapidamente , levando às famílias grandes problemas de relacionamento entre os seus membros , devido aos novos enfoques que foram surgindo para as crianças e adolescentes e adultos tornando-os os principais atingidos por toda a distorção acontecida nos seus costumes.

Com tudo isso as mudanças também foram atingindo toda a estrutura do nosso país, gerando uma discrepância muito grande no poder aquisitivo das pessoas, que procuraram adaptar-se à situação, ficando muito difícil para todos, principalmente para os homens que eram os mantenedores únicos dos lares que, não mais conseguiam assumir os gastos gerados a cada mês. Diante de tal situação as mulheres começaram a se atirar nos trabalhos fora de casa. Partiram para a luta, desde os serviços de produção, como na educação e também, os mais altos cargos em empresas que aceitaram, rapidamente, aquela mão de obra que era muito prometedora e mais barata. Sim, até hoje vemos tal discrepância entre salários de homens e mulheres, nos mesmos cargos das empresas. E, a mudança veio para ficar, porque o encarecimento de tudo, colabora, até hoje, com a mudança ocorrida nos lares, realmente uma maioria dos homens não pode mais manter os lares só com o seu trabalho. E, a mulher, muito inteligente arregaçou as mangas e domina grande parte do mercado, muitas desdobrando-se, em vista de ter que continuar com os compromissos de seus lares, cuidando dos filhos, cozinhando à noite para o dia seguinte, conferindo a vida das crianças na escola, ajudando-as nos trabalhos, lavando roupas e, estar no dia seguinte na hora certa no seu trabalho.

E o esposo ? Muitos abraçaram a situação e procuram dividir com as esposas, os compromissos do lar, cozinham, lavam, passam e agradecem à esposa e agradecem a Deus poderem manter os seus lares com dignidade e com o mesmo amor que os estruturou. Porém, uma grande maioria não teve o mesmo comportamento. O esposo continua no mesmo rítmo antes de toda a mudança, antes da sua esposa trabalhar. Com isso essas esposas vivem aos sobressaltos a nova situação, dedicando-se inteiramente à família porém, sofrendo desgastes físicos e psicológicos que vêm complicar a vida do lar, envolvendo os filhos em todos os seus problemas. Uma grande maioria de casais, já não cria mais os filhos porque o trabalho lhes consome o tempo. Hoje as crianças desde pequeninas vão para as creches antes da sete horas da manhã e só saem às cinco e seis horas da tarde. Quando ficam com mais idade começam o curso fundamental num período e depois ficam com empregadas, com tios ou avós. A presença dos pais, cada vez mais fica distante, só vêem os filhos à noite. Todos nós nascemos de pai e mãe e sabemos a falta que eles fazem durante o crescimento dos filhos.

Daí eu pergunto: porque a juventude está passando por profundos problemas de comportamento e desencaminhamento do Bem, e completamente envolvidos pelo Mal. Está faltando algo que nada nem ninguém substitui, o amor vivido no dia a dia junto ao papai e à mamãe, conforme o plano instituído pelo Criador “ : -“Homem e Mulher se unirão e serão uma só carne” . “ “ os seus filhos serão como rebentos de oliveiras em volta da sua mesa” . Que pena, os tempos atuais devem deixar o nosso Deus bem triste e decepcionado com os seus filhos, com tanta coisa errada e tanto desprezo que lhe é dado.quando a imprensa publica em todos os seus veículos, o sofrimento de muitas mulheres que são vitimas de maus tratos e até pelos próprios maridos e filhos. E, atualmente,é comum vermos na TV e Jornais esposos covardes,que abusam e batem na esposa,chegando a torturá-las e matá-las, como se fossem culpadas dos seus fracassos nas bebidas e nas drogas que ingerem. Até quando o nosso país e o mundo vão ser palcos de tranta coisa absurda que acontece????

Bene -08/03/2011 - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!

E, TUDO ESTÁ VENDO

Bene

Publicado no Recanto das Letras em 08/03/2011

Código do texto: T2129295

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Indique para amigos

Denuncie conteúdo abusivo

Comentários

Sobre o autor

Bene

Curitiba/PR - Brasil, 79 anos

344 textos (86571 leituras)