A Educação como Missão

Venho através desta , caro professor, falar um pouco sobre a Educação.

Dentre as mais antigas profissões existentes na humanidade, a de professor seja talvez a mais antiga de todas elas. Principalmente se falarmos do professor como educador. Quando mesmo sem a existência de escolas, já existiam os mestres, responsáveis pela educação das pessoas.

Nosso trabalho é muito mais que acadêmico, muito mais que formação, muito além de uma profissão. O nosso trabalho é missão.

Mesmo com a criança abastada, onde se supõe não faltar nada. Ainda que esta tenha tudo, podemos acrescentar algo, que por certo falta em sua alma.

O que dizer então, da criança carente, pra quem falta não só o pão material, mas também o espiritual. Pra quem falta as coisas do coração, do amor, da união. Ou mesmo um simples aperto de mão. A vantagem é, que faltando um pouco de tudo, fica mais fácil se dar. Por menos que seja é sempre algo de que precisa.Nem que seja um sorriso, uma palavra ou um gesto que pode servir de exemplo.

O que dizer das crianças menos privilegiadas pra quem a vida reservou tão pouco ou quase nada. Pra quem falta mesmo a condição de viver. Que tem uma vida sofrida onde a dificuldade existe desde o nascer. Desde o acordar até o dormir, o comer, o sorrir, o simples existir.

Educar uma criança que recebe tão pouco da vida , é muito mais que profissão. Repito: é uma missão.

Caro colega professor, de nada custa o amor para quem o dá, mas muito significa para quem o recebe. Principalmente quando se tem tão pouco.

Na mão daquele que trabalha com essa criança carente de tudo, pode estar a sua única esperança de uma vida melhor. Esperança de ser julgado importante, de saber que alguém se importa com ela, de uma formação descente , para deixar , que sabe um dia de ser carente seja em que sentido for.

Assim colega, despeço-me e sinto-me à vontade , pra pedir a cada um que além de ensinar prossiga na vontade de amar, pois o amor faz muito bem.

Amar o próximo que pede socorro, que espera de ti muito mais. Muito mais que conteúdo, espera de ti um tudo, toda força de vontade, de fazê-lo crescer como gente.

E trilhar o seu caminho consciente, agindo com o coração nessa sublime missão. Que é a missão de ensinar.