PARÁBOLA DO SERVIDOR SEM PIEDADE - Mt,17,22-27

Jesus, nesse texto, nos alerta sobre a maneira de nos conduzirmos em nossa vida, com respeito ao ato de perdoar. Para isso , Ele nos conta a parábola do servo mau que devia trinta mil para o seu patrão e, sendo cobrado, chorou e implorou que não o mandasse prender, que lhe desse um tempo e pagaria. Ao que o patrão, condoído com a sua situação, perdoou-lhe toda a dívida. Saindo dali, caminhando pela rua, o servo encontra um companheiro de serviço que lhe devia dez mil. Cobrou-o imediatamente e, pegando-o pelo pescoço bateu e disse que mandaria prendê-lo, se não pagasse naquele momento. E, o companheiro também lhe pediu que esperasse e lhe pagaria aos poucos, pois estava muito apertado. Nada disso ele aceitou, chamou a polícia e mandou prende-lo. O seu patrão, fica sabendo do ocorrido e, manda-o prenderem também e lá ficar até pagar tudo o que lhe devia.

Essa história que Jesus nos conta, revela do quanto somos capazes de sermos impiedosos com as pessoas, quando em nosso coração, o amor de Deus não faz morada. Agimos , muitas vezes, ao julgarmos os outros impiedosamente, ao ouvirmos de alguém um comentário sobre fulano ou beltrano, lançando-lhe com a nossa língua , mesmo sem o conhecermos as realidades dos fatos, palavras deprimentes e injustas. Na maioria das vezes, não nos certificamos se o que soubemos é mesmo verdade ou não. E, mesmo sendo verdade, não temos o direito de ajudarmos a denegrir o nome daquela pessoa. Antes de tudo existe a nossa responsabilidade de cristão, de nos condoermos com a situação que um irmão possa estar passando.

É muito comum, ainda , em nossos dias , isso que Jesus nos conta na história do servo que foi perdoado pelo patrão e , não teve a hombridade de perdoar um seu amigo. Se quisermos ser perdoados pelas nossas falhas, pelos erros cometidos, é preciso que sejamos capazes de perdoar, mas perdoar de verdade, nada guardando dentro do coração, como mágoa, maus sentimentos, ou sentido de menosprezo pala pessoa perdoada. Não é isso que Jesus nos ensina como perdão. Quando Deus nos perdoa, quando lhe dizemos que estamos arrependidos de certos atos praticados e, que lutaremos com todas as forças para não mais ofendê - lO, Ele nos perdoa tudo, nos tornamos totalmente limpos, novamente. É assim o perdão de Deus. Nada de perdoar mas não esquecer . Não é possível a quem não esquece a ofensa recebida, perdoar aquele (a) que o ofendeu.

Por isso, aproveitemos essa lição e nos lembremos que quando Pedro perguntou a Jesus :-“Mestre, então, quantas vezes devemos perdoar, até sete vezes? Ao que Jesus lhe responde :- “ - -Não Pedro, até setenta vezes sete" . Jesus quis dizer com isso, temos que perdoar sempre... É difícil ??? Mas creiam, é a condição básica deixada por Jesus para todos, sem exceção .que crerem nas Suas palavras e, tenham a pretensão , de crendo, querer voltar um dia, para a Casa do Pai. É o que Jesus nos deixa como missão para conseguirmos como prêmio a Vida Eterna. E, para isso, Ele nos deixou Seu exemplo de mesmo sendo completamente injustiçado, na sua dolorosa morte na cruz, mesmo sendo Deus, gritou bem alto, que ainda hoje ressoa aos nossos ouvidos : - “ Pai, perdoai-os porque não sabem o que fazem”. DEUS É BOM!!!DEUS É FIEL!!! - Bene-( B.G.J.)- Ctba. 24/03/2011