Leis Morais

Para Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras.

Moral é o "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada." (dicionário Aurélio.)

Amoral: nem contrário, nem conforme. Ausência de moral.

Imoral: Contrário à moral.

Diante disso, reafirmo: As Leis Morais são imutáveis. Não há como serem relativas. O que é imoral hoje o será amanhã e sempre. A evolução do homem, dá-se justamente em função de sua moralidade.

Se alguém afirma que o que hoje é imoral, amanhã pode deixar de ser, devo pensar que segundo essa teoria, se essa pessoa for roubada, o ladrão foi imoral, porém se ela ficar com o troco a maior que o caixa da loja lhe der, ela não está sendo imoral. Apenas “calou-se diante do engano”.

Se seu marido a trair com a amiga, ele e a amiga foram imorais. Se ela trair o marido, está apenas “acertando as contas”.

A moral não se adapta ao homem, o homem adapta-se a ela. As Leis Morais não são modificadas pelo homem, pelo contrário, as Leis Humanas derivam e adaptam-se a elas. Pensem sobre isso. (10/11/2006)