SERMÃO DAS SETE PALAVRAS DE JESUS ( P R I M E I R A )

-PRIMEIRA PALAVRA

Naquele tempo, o meio usado para executar as pessoas que não aceitavam as leis, que cometiam infrações e praticavam roubos e os mais perversos crimes contra a sociedade ; quando desacatavam as leis; quando assaltavam;quando matavam e quando roubavam;quando eram um perigo para os que mandavam; eram tidas como pessoas que não mereciam continuar vivendo; deveriam morrer crucificadas. Nesse meio, os doutores das leis, os escribas e fariseus, colocaram Jesus, que tornara-se um perigo para eles, que exploravam o povo e se locupletavam em riquezas. Para eles, Jesus era pior que o maior ladrão e criminoso Barrabás. Os doutores das Leis, fariseus e escribas, com medo de Jesus mudar todos os seus modos, em meio à população, da qual eles só tiravam proveitos, encaminharam Jesus ao Imperador Romano Pilatos, que disse: "Eu lavo as mãos do sangue desse justo". (lembremos sempre desse ato e, nunca façamos o mesmo, diante de momentos iguais na nossa vida). Após o falso julgamento , colocaram-lhe uma coroa de espinhos na cabeça, açoitaram-lhe muito, colocaram-lhe uma cruz aos ombros e o fizeram carregá-la até o golgota, onde crucificavam todos os condenados.

Depois de crucificado entre dois ladrões., que eram os que mais sofriam a condenação da cruz naquele lugar, Jesus escuta um deles que começa a falar-lhe :-“Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também, “ ao que o outro o repreende dizendo :- “Não temes a Deus? ; tu que sofres a mesma pena? Para nós o castigo é justo, estamos pagando nosso crime, Ele não cometeu crime algum “ e, dirigindo-se a Jesus diz-lhe :-“ Lembra-te de mim, quando estiveres no teu reino”. E Jesus fala pela primeira vez na cruz :- “ Eu te garanto, ainda hoje estarás comigo no paraíso.”

Com o perdão tão explicito de Jesus naquele momento, Ele deixa bem claro que o perdão é para ser concedido a quem o pede, desde que haja verdadeiro arrependimento sincero e firme propósito de não errar mais; não importa o tamanho do erro. Assim funciona o Sacramento da Reconciliação até hoje. Quando o sacerdote ouve uma nossa confissão e prometemos lutar para não mais errar, ele diz, fazendo o sinal da cruz :- “Teus pecados estão perdoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”; é ele o meio de ligação com todos, deixado por Jesus, através dos apóstolos quando lhes disse :- “Ide por toda a parte , pregai as minhas palavras a todas pessoas, aquelas a quem perdoardes os pecados estarão perdoadas, aquelas a quem retiverdes os pecados , estarão retidos”.. E nas palavras do sacerdote está contido o mesmo perdão que Jesus concedeu para aquele ladrão, crucificado ao seu lado. PERDOAR É DIVINO !!!

É um momento bastante proveitoso para nos examinarmos e adquirirmos coragem e forças para aumentarmos o nosso nível de TOLERÂNCIA e, fazermos cada vez mais o esforço para usarmos mais o nosso coração, rogando a Jesus que a nossa capacidade de perdoar nunca se esgote. Jesus pregou que quem verdadeiramente ama o seu irmão dá a vida por ele. E, João, o discípulo preferido de Jesus diz em uma de suas cartas :- “Aquele que diz que ama a Deus, que não vê e... não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Por isso tiremos muito proveito desse tempo orando e fazendo reflexão e procurando aumentar a nossa intimidade com Deus e a nossa capacidade de perdoar, baseados nos ensinamentos de Jesus, que morreu por nós. UMA COISA IMPORTANTE:- “ O meio mais fácil para vivermos melhor nos relacionamentos, principalmente a começar do nosso lar, É PENSARMOS BEM ANTES DE FALAR E EMITIR OPINIÕES COM RELAÇÃO AOS OUTROS”. Pensem bem nisto, garanto-lhes que muitos momentos difíceis deixarão de existir e a paz reinará onde você estiver - AMÉM

Bene-Ctba.O1/04/2012 – DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - ( b.