Lucymar entre as amigas Ivone Soll , Miriam Salese Elliane Quadros



 A jornalista Lucymar Soares, ex-aluna da Faculdade da Cidade do Salvador, estará exibindo o Documentário Martim Gonçalves e o Teatro Baiano, na Academia de Cultura da bBahia nesta sexta feira, dia 29 a partir das 15hs.

 

O documentário é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela professora, também jornalista, Doris Pinheiro com consultoria da atriz e escritora Jussilene Santana.

 

O objetivo do vídeo é resgatar a memória, fazendo um recorte na história do teatro na Bahia, em destaque, as conquistas de Martim Gonçalves no período de 1956 a 1961 na Escola de Teatro da Universidade da Bahia.

 

“Minha pretensão foi construir um registro da preservação da memória no período em que Martim Gonçalves atuou frente à Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Bem como, o legado que ele deixou para a cultura da Bahia e do Brasil, uma vez que, essa escola foi à primeira fundada no Brasil”, explica Lucymar.

 

A recém-graduada em jornalismo é mineira, poeta, membro da Academia de Cultura da Bahia, membro correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras /SC no Estado da Bahia e integrante da equipe do Fala Escritor.

 

Personalidades como os atores Roberto Assis e Maria Moniz (ex alunos de Martim) Gideon Rosa (ator e jornalista), Deolindo Checcucci os principais pesquisadores do tema Martim Gonçalves e o Teatro Baiano como Jussilene Santana (atriz e pesquisadora) Raimundo Matos de Leão (professor e pesquisador) e Aninha Franco (pesquisadora), o diretor da Escola de Teatro da UFBA Daniel Marques, Tássio Ferreira ( aluno/ator/professor), Fernanda Silva ( Aluna/atriz/professora) são nomes que compõem esse projeto.

 

Trata-se de um vídeo documentário pioneiro. Segundo a jornalista, não há nenhum registro em vídeo da passagem de Martim na Bahia.

 

Fonte:

 Faculdade da cidade

 

A jornalista, poeta  e acadêmica Lucymar Soares é nossa confreira, trazendo para nossa Academia o seu conhecimento e a qualidade dos seus trabalhos.

Na próxima 6ª feira,durante nosso encontro semanal,Lucymar apresentará seu documentário que também concorrerá ao prêmio Dr. Geraldo Leite.

Endereço:Rua Leovigildo Filgueiras, no Garcia, na sede da ACB, Faculdade 2 de Julho.

                      

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 29/04/2011
Reeditado em 29/04/2011
Código do texto: T2938158
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.