" A OVELHA PERDIDA " - EV. LUCAS 15,3-7

Naquele tempo, sempre que Jesus reunia o povo que o acompanhava, falava-lhes do Reino Deus e do amor igual que Ele tem para com todos os seus filhos. Naquele meio sempre existiam algumas pessoas que eram discriminadas pela maioria. Existiam, por exemplo, algumas que ninguém gostava, que eram os cobradores de impostos que, embora pertencendo ao mesmo povo, para ganharem muito dinheiro, passaram para o lado dos romanos, que dominavam a vida naquele local, ficando, assim, marcadas como pessoas más e pecadoras. Num desses encontros com Jesus, certos fariseus e escribas, todos como doutores da lei, chegaram e recriminaram a Jesus, porque falava para pecadores que ali estavam também para ouvi-lo. E, percebendo Jesus, que eles o criticavam por isso, lhes diz : - “Qual de vós, possuindo cem ovelhas e, perdendo uma, não deixa as noventa e nove, para ir em busca da que se perdera, até achá-la “?

E, quando tiver achado, não a põe alegre sobre os ombros e, ao chegar em casa, reúne os amigos e vizinhos dizendo-lhes :- alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido”? Digo-vos haverá igualmente maior júbilo no céu por um pecador que se arrependa e se converta, do que noventa e nove justos que não necessitam de conversão.” O que Jesus quer passar com essa mensagem é que, aos olhos de Deus todos são iguais, não importando a condição em que ele esteja, Jesus diz-nos que Ele veio para os doentes e não para os sãos; aqueles que necessitam de ajuda, de remédio para curar as doenças, principalmente o “pecado”, que nos afasta do Plano do Pai.

No dia-a-dia da nossa vida, temos muitos exemplos que nos confirmam essa atitude de Jesus. Qual pai e qual mãe, tendo vários filhos, não acabam se dedicando àquele filho que mais lhes traz preocupações? Seja por doença física, um defeito congênito e ou, pelo seu temperamento e seu gênio complicados? Ou porque acabaram mergulhando em caminhos que os levaram ao vício das drogas e outros tantos maus caminhos? Esses últimos que são respondões; que não trabalham, que não têm ideais positivos que os conduzam. Nessas casas, os filhos que têm irmão ou irmã assim, vivem reclamando e cobrando aos pais dizendo-lhes que eles só se preocupam com aquele que só lhes traz problemas, preocupações. Vocês só pensam nele, só cuidam dele que não trabalha e só faz tudo errado. É assim mesmo, aos que mais precisam mais dedicação. Os pais, como o próprio Deus, no exemplo que Jesus nos dá, é assim também e, a maior alegria deles é tirar o filho daquela vida , torná-lo, novamente, o filho ou a filha, que sempre sonharam.

Nesses casos, é preciso que todos se unam na família e procurem ser instrumentos para libertar aquele ente querido daquela vida de sofrimento e, juntos, procurem viver as suas vidas, caminhando e procurando vencer os obstáculos, na realização dos seus planos, mas nunca permitindo que aquele que deixou o caminho certo, não tenha o importante auxílio das pessoas que, certamente, ele mais ama, mas não que não sabe demonstrar, impedido pelo vício, e retribuir no convívio da sua família.

Uma família unida entre seus membros, em torno dos ensinamentos de Jesus, certamente conseguirá encontrar os caminhos que serão colocados e iluminados pelo Espírito Santo de Deus, como solução para tanto sofrimento vivido no seio daquela família . E ‘preciso crer! Deus é Bom ! É preciso estar atento para entender a Sua ação na nossa vida. A linguagem d’ Ele não é igual a nossa. Nós somos muito complicados e Ele é simples, nos fala através de tudo, até de pequenas coisas e sinais, que nem sempre percebemos à nossa volta.

BENE

Bene DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! – Ctba. ( b.g.j. ) - 04/05/2011