Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
                  Hipócrita, Eu?


     Convidado para proferir uma oração na assembléia legislativa do Kansas, E.U.A, o pastor Joe Wright, elevou sua voz aos céus e fez a seguinte petição a Deus

     “Pai do céu, nós estamos hoje diante de Ti para pedir o Teu perdão e a Tua direção. Nós sabemos que a Tua palavra diz: “Ai daquele que chama o mal, bem,” mas é exatamente isto que nós temos feito. Nós perdemos nosso equilíbrio espiritual e invertemos nossos valores.
     Nós confessamos que...
     Ridicularizamos a verdade absoluta de Tua Palavra e chamamos a isso Pluralismo.
     Exploramos o pobre e chamamos isso loteria ou sobrevivência do mais forte.
     Recompensamos a preguiça e chamamos isso de bem-estar.
     Matamos nossas crianças antes de nascerem e chamamos isso de escolha.
     Negligenciamos a disciplina de nossas crianças e chamamos isso “construir auto-estima.” 
     Abusamos do poder e chamamos isso política.
     Invejamos as posses de nossos vizinhos e chamamos isso ambição.
     Poluímos o ar com abominação e pornografia e chamamos isso liberdade de expressão.
     Ridicularizamos os nobres valores de nossos antepassados e chamamos isso de esclarecimento.
     Sonda-nos, Oh Deus, e conhece o nosso coração hoje; limpa-nos de todo pecado e faz-nos livres. Guia estes homens e mulheres que foram eleitos, para nos dirigirem no Centro de Tua vontade e para abertamente questionar estas coisas no nome do Teu filho, o vivo Salvador, Jesus Cristo. Amém!”

     Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir. O termo hipocrisia é também comumente usado (alguns diriam abusado) num sentido que poderia ser designado de maneira mais específica como “um padrão duplo.”

     Hipocrisia é falsa devoção. Tem motivos duvidosos, mas pode ser definida de modo simples: é conhecer a verdade, mas não obedecê-la. Dizer, por exemplo, que Cristo é o Senhor, mas não fazer-Lhe a vontade.

     Na verdade, a hipocrisia é a virtude deteriorada pelo falso desejo de ser virtuoso, uma vez que o hipócrita não tem vontade real de ser bom, apenas uma inclinação para apresentar-se em consonância com o perfil idealizado.

     Nossa hipocrisia porém, não engana a Deus. Ele enxerga o que os olhos humanos são incapazes de contemplar. Ouve as palavras, mas concentra-se nos motivos. Vê os gestos, mas esquadrinha o coração. Ele sonda os nossos corações e conhece o nosso íntimo. Não há nada que possamos fazer para esquivar-nos de Deus.

     E, por mais irônico que pareça, a hipocrisia não engana sequer os mortais. Como bem escreveu Léon Tolstoi: “A hipocrisia é capaz de iludir o mais inteligente dos homens, mas a criança de mais limitada inteligência logo a descobre e por ela sente repulsa, por mais hábil que seja a simulação.”

     Alguém disse: “Na Lei de Deus, três classes de pessoas erram.
1- Os que não sabem e não perguntam.
2- Os que sabem e não ensinam.
3- E, os que ensinam e não praticam.”
    Qual das três é a pior?

     “Então Jesus disse a eles: —Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus.” (Lucas 16:15 - NTLH)

     “Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.” (Lucas 16:15 - RA)


Texto extraído do livreto: Meditações do Põr do Sol, 2006.
Muniz de Albuquerque
Enviado por Muniz de Albuquerque em 01/12/2006
Reeditado em 20/05/2009
Código do texto: T306586
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Rosival Muniz de Albuquerque www.rosivalmuniz.prosaeverso.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Muniz de Albuquerque
São Paulo - São Paulo - Brasil, 63 anos
136 textos (45496 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 11:47)
Muniz de Albuquerque