Passado, presente e futuro

Para ter o passado como um alicerce de nossa casa espiritual, devemos tratá-lo com carinho, não procurar ficar apenas cavando ao redor (senão a casa afunda), e buscar manter como base só o que for mais sólido para nossas vidas.

Quanto ao futuro, o telhado, não podemos fazê-lo de vidro muito fino nem de qualquer jeito, para que o telhado não quebre nem dê goteira, também não tenhamos um telhado tão fechado que não possamos ver as estrelas, não é mesmo?

Já o presente, ahhhhh, o presente... Carrega um prêmio ao ser proferido, e é tão mal compreendido, muitas vezes porque alegamos falta de tempo, quando na verdade há falta é de templo: o presente é um templo, como o templo do operário de Vinícius. Para recebermos boa visita, para nos sentirmos aconchegados, aquecidos, abrigados, necessitamos manter a casa limpa, sem muitas coisas desnecessárias, organizada, sermos práticos nas tarefas diárias, convivermos em paz com quem habitamos o mesmo teto, e manter as janelas e portas o suficientemente abertas para que os passos dos amigos, do sol e da vida nos alcancem, e fechadas o suficiente para que as infelicidades dos inimigos não venham a importunar nosso canto.

(Texto escrito em resposta a um texto de Suzana V. Feixes)