Filosofando sobre Felicidade 02

Felicidade

sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

(Dic. Michaelis)

Em Latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - "fértil", "frutuoso" ("que dá frutos"), "fecundo". Mais tarde felix tornou-se sinônimo de "afortunado", "alegre", "satisfeito". A raiz de felix é indo-européia: *dhe(i) "amamentar".

Ainda falando sobre felicidade.. No post anterior falei que não devemos responsabilizar qualquer pessoa, objeto, planos e até mesmo o Eterno pela nossa felicidade.

Agora queria filosofar sobre a origem do nome Felicidade e seu significado.

A origem da palavra Feliz vem da raíz hindu-européia *dhe, que quer dizer: amamentar.

Logo, em Latim, essa palavra tem origem em Felix, que significa fértil, ou que dá frutos. Acho interessantíssimos recorrer sobre essa origem, afinal, ela revela segredos importantes sobre o que é, realmente, a felicidade.

Pensem em uma mãe amamentando o seu filho. Para a mãe e para o bebê, esse é o momento de maior plenitude para os dois. Para ambos, a amamentação dá uma sensação de bem-estar e realização. Dá ao bebe sensações de conforto, proteção, nutrição.. E dá para a mãe a sensação de completude.

Não é em vão que a raiz da palavra felicidade vem de amamentar. Amamentar é uma grande felicidade. Amamentar é como dar frutos. A mãe produz o 'fruto' para sua cria. E a mãe que tem filhos é fértil. Ligando sua origem com seu significado, ser feliz é como amamentar, trás bem-estar e contentamento. É o estado de quem é feliz.

Com isso podemos compreender melhor que, a felicidade não vem de fora, mas de dentro. Bem como a mãe que gera e dá luz a um filho e o amamenta, assim a felicidade não depende do outro, ela é gerada em nós, está dentro de nós. E a manifestação dessa felicidade que geramos em nós são os frutos que damos.

Ser feliz então é, resumidamente muito simples: Dar frutos. Percebe que ser feliz é DAR e não RECEBER.

Atos 20:35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: "É mais feliz quem dá do que quem recebe."

Ou em outra versão: (Atos 20:35) . . .‘Há mais felicidade em dar do que há em receber.’

Portanto, para sermos felizes não precisamos de muito. Apenas de um coração generoso e desprendido das coisas materiais.

Só quero lembrar aqui também, que, a felicidade está EM NÓS e não em outros. E que, o outro apenas pode complementar essa nossa felicidade. Bem como a a mae e o bebe se completam, embora o fruto tenha sido gerado dentro dela.

Concordo que, ter fé e manter nossos olhos fixos no Criador e em seu filho Yeshua, nos dê a certeza da felicidade. Mas, discordo quando achamos que essa responsabilidade é Dele, e que, basta apenas ter Jesus em nossas vidas que Ele nos fará felizes. Não é por ai ...Ele nos mostra o caminho, e cabe a nós seguir ou não. Temos livre arbítrio e somos responsáveis por nossas decisões.. de ser feliz ou não, amar ou nao, perdoar ou nao ...