E no Facebook...

O fato de crer que algo existe não significa que ele exista. O fato de você crer que existe igualdade entre os sexos não torna os sexos iguais. Talvez fosse melhor dizer que temos direito a considerações de igualdades, pois somos iguais na necessidade de tomar água e respirar, por exemplo. Para muitos, esses são valores suficientes para que nos igualhemos também aos animais e as plantas, quando então se justificam lutas de naturalistas ecologistas pelo consumo de certos vegetais e preservação de florestas, além de outras amabilidades. Se considerações entre “a igualdade dos sexos” fossem correntes não haveria a grande guerra contra o surgimento de terceiros sexos. Quanto à grosseria de Sócrates em relação aos abusos de Xantipa, nunca se é sábio o suficiente para resistir aos encantos primeiros de uma bela mulher.

*

Alguns filósofos acreditam que a mulher é mais inteligente que o homem, enquanto outros compreendem melhor distinguir os valores da inteligência de um e de outro gênero complementares do desenvolvimento humano. Nessa "guerra” entre os sexos, nessa luta por conquistas de igualdades e superioridades, os homens, ainda detentores da maior parte dos poderes, inteligentemente abriram mão de certas posições (como as de provedor das condições de sobrevivências da família, por exemplo, hoje cada vez mais necessitadas) em cumprimento as exigências da libertação financeira feminina. O que aconteceu desde então todos sabem, sendo a feminina nova geração-piercing detentora da conquista (de suas bisavós hippies) dos direitos a livres efêmeras iniciativas de assédio sexual (contra, ou melhor, a favor dos meninos e de algumas amigas), além de contribuintes de reformas gramaticais que deram outros significados ao verbo “ficar”.

*

Não me incomoda que comerciantes explorem ou mesmo inventem motivos de homenagens para faturar mais. O que me incomoda é que fomos incompetentes nas administrações de nossos poderes (familiares e públicos); e agora, mais do que nunca, munidos de vergonha de nosso machismo, temos dado oportunidades para que nossas patroas dominem todos os espaços onde se pode exercer o poder. Só espero que a tal "amorosa feminilidade" não seja apenas mais um adorno feminino: uma pele de ovelha sobre os corpos de lobas famintas, e que "o camarada" Dilma não seja, enfim, apenas mais uma "dama de ferro".

*

Pra Raul Seixas

A Sociedade Alternativa vingou.

A velocidade dos tempos modernos processa

Nossa diária metamorfose ambulante.

Nós nascemos mesmo há mais de 10 mil anos

E eu não sou besta pra tirar onda de herói.

*

Você disse que quando vê muito dinheiro na história, recua. Por causa de minha formação cristã e reflexões sobre os papéis humanistas da arte (mais do que instrumento de produzir objetos), tive resistência a avaliar minhas obras financeiramente. Penso sempre que muitos artistas ganham mais que o necessário, ou mais do que merecem, e então provavelmente ficarei desconfortável se finalmente receber a notícia de que a Pixar vai me pagar um milhão de dólares pelos direito de transformar em filme meu livro LIÇÕES DE VOO. Mas, tirando babaquices, por que diabos eu devo ficar "desconfortável" se a Pixar resolver me tornar milionário?

*

S: gostaria de saber se você acha justo você se comportar aqui em casa como uma hóspede quando, tendo sido contratada por Z., você é nossa empregada. Como tal, gostaria de saber se você acha justo se dirigir com deboche e absoluta falta de respeito a mim - "seu amigo" - quando estou reclamando de seus maus feitos (que são muitos). Se fosse reclamar de todos, não haveria mais nada a lhe dizer a não ser reclamações. Você saiu daqui no sábado de manhã sem fazer o almoço (sua OBRIGAÇÃO) e até agora (segunda, 12h00) não voltou pra trabalhar, me deixando numa situação difícil com minha nova chefe, que me exigiu a presença no trabalho. Pense direitinho: você de fato nunca vai encontrar "patrões" como nós. Você recebe um salário mínimo por seu trabalho mal feito e mora conosco de graça (não paga água, luz, alimentação nem material de limpeza). Não paga transporte, já que você deteve meu cartão de ônibus, com o qual paga as passagens de suas amigas. Se você quiser se transformar em nossa hóspede é só dizer. Não faremos questão de ter sua beleza dentro de casa, embora você não possa deixar de contribuir com alguma coisa. Como você fará sua contribuição eu não sei, já que, na condição de hóspede, você não receberá mais seu salário. Alguma sugestão? Obrigado pela atenção.

*

Não quis dizer que G. trabalha pouco. Quis apenas fazer uma brincadeira sobre a responsabilidade dos juízes. Se formos ver a história do Justo crucificado, veremos que, infelizmente, em muitos aspectos, muitos daqueles que dizem representar a Justiça continuam responsáveis pela proliferação da descrença e da decepção.

*

O: obrigado pelo desejo de que Deus me abençoe. Na verdade, nas considerações de nossas relações com Deus, como bom cristão procurava pensar que, considerando o número de talentos que me deu, devia mais a Deus do que Ele a mim. Hoje, Deus não me deve nada e receberei Dele apenas o que Sua absoluta generosamente quiser me dar.

*

M.: não é o Paraíso. É Genipabu.