Aprendi ... (1)
(Da série: Aprendi com um Mestre

 
... após muitos desatinos, depois de estudos variados, nem constantes nem profundos, aprendi com um Mestre e depois não consegui mais desaprender. Quando aprendi tive um insight, como um flash  explodindo em minha cara, mas na verdade também sei que não foi nada disso, que o aprendizado foi produto de vida acumulada que de repente se fez claro.

... que o Homem, assim como se apresenta nessa parte do Universo, é formado por uma Trindade e foi ao aprender isso que também compreendi a Santíssima Trindade dos Cristãos que eu achava a coisa mais disparatada do mundo. Pois aprendendo sei que o homem é um animal (isso não consegui desaprender embora até tenha tentado, para mim o homem é um animal) formado pela trindade corpo/alma/espírito e sendo assim já fica claro que no meu conceito alma e espírito são coisas diferentes.

... aprendi que o corpo não é finito porque na natureza nada se perde, tudo se transforma, mas a forma do corpo sim, se esvai e se desagrega quando alma e espírito o abandonam. Aprendi também que a alma é finita, mas continua imortal porque deixa no espírito a sua marca, os sentimentos que experimentou, as experiências vividas  e assim colaborando para a desagregação ou a evolução do espírito.

.... que o Espírito sim, esse é imortal e por isso merece ser grafado com letra maiúscula, fragmento do Criador, feito a sua Imagem e Semelhança como querem as Escrituras, cuja única razão de ser é a Evolução, caminho para a integração ao Todo do qual faz parte.

... ainda que o Espirito para  evoluir precisa do corpo e da alma, seus Santuários nessa parte do Universo e foi aprendendo isso que também compreendi a Missão de Jesus Cristo e de homens e mulheres similares, pessoas que por seus feitos conseguiram realizar o projeto de Deus de serem sua imagem e semelhança. Obras primas da Criação que completaram o ciclo e não precisam mais voltar porque continuam aqui presentes  iluminando Mundo  com seus ensinamentos.