Entre facebookianos

A respeito do concurso de Miss Universo:

Quem não gosta de ver mulher bonita? Quanto a exploração, tudo é explorado, minha querida M.: eu, você, o espaço, as florestas, os mares e o que mais existir. No meio de tantas explorações, quantas pessoas há que imploram para serem exploradas? Quantas mulheres que, não tão belas, ou mesmo potenciais missis, passam despercebidas pelo mundo desejando que alguém as retire da invisibilidade? Só não acho justo chamar um concurso de beleza exclusivamente "humana" de "Concurso Miss Universo". Mais um exemplo de nossa incorrigível prepotência.

*

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920)

*

Qualquer um que insistir obstinadamente a seguir seu projeto de vida profissional "apesar de tudo" demonstrará sua vocação para fazer o que faz.

*

Oi, L.: há verdade quando você diz que "só o que existe é o passado". Mas o problema é que ele "existe" como memória no presente que, em muitos aspectos, é o futuro de muito do que desejamos viver; mesmo que não tenhamos conseguido viver tudo o que imaginamos no passado. O verbo "existir", entretanto, tem relações profundas com o que significa o verbo "ser", somente reservado à qualificação do que É para sempre - o que é impossível para tudo o que, como nós, vive temporariamente a constituir os capítulos da História. É o que sinto. Quanto aos nossos relacionamentos facebookianos, creio que, se você se dedicar, nossas conversas aqui poderão ser muito bem aproveitadas. Pelo menos por mim. Grande abraço.

*

O.: obrigado pelo desejo de que Deus me abençoe. Na verdade, nas considerações de nossas relações com Deus, como bom cristão eu procurava pensar que, considerando o número de talentos que Ele me deu, devia mais a Deus do que Ele a mim. Hoje, aprendi que Deus não me deve nada e receberei Dele apenas o que Sua absoluta generosidade quiser me acrescentar.

*

O sofrimento físico é algo que acontece, quer naturalmente porque nascemos com algum tipo de deficiência - e somos todos deficientes - ou por causa de nossa ignorância alimentar, que vem em decorrência da ilusão que alimentamos, principalmente quando jovens, sobre nossa "eterna juventude, imutabilidade e imortalidade". O sofrimento psíquico pode vir também de deficiências mentais hereditárias, mas muito dele está intimamente relacionado com a frustração, aos desejos não realizados: quanto maior a intensidade do desejo não realizado, maior a frustração e os sofrimentos decorrentes dela. Buda explica. Nessa avaliação que fazemos sobre a capacidade do outro de sofrer mais que nós, só sabemos mesmo do que somos capazes suportar em situações extremas. Como disse a morte em meu conto UM ENCONTRO MORTAL, não sabemos mesmo ainda o que são verdadeiras dores. Os padrões de conforto e sofrimento são absolutamente subjetivos: "cada um sabe onde seu sapato aperta", diz a sabedoria popular, e o desejo de uma felicidade plena é razão de muita frustração, porque irrealizável. Quanto a “quem sabe mais”, sabe mais exatamente o quê? Sei mais que você algumas coisas e você mais do que eu, outras. Os conhecimentos - ou as capacidades de conhecer - foram bem distribuídas pela Vida a fim de que, juntos, unindo forças, conhecimentos, possamos finalmente dar nossa contribuição coletiva à Criação. Porque estamos aqui para dar a Vida outros sentidos além dos cinco que ela nos deu para apreciá-la e para ajudá-la a ser humanamente melhor. Munidos dessa responsabilidade, a preguiça não é o maior dos males.

*

O fato de crer que algo existe não significa que ele exista. O fato de você crer que existe igualdade entre os sexos não torna os sexos iguais. Talvez fosse melhor dizer que temos direito a considerações de igualdades, pois somos iguais na necessidade de tomar água e respirar, por exemplo. Para muitos, esses são valores suficientes para que nos igualhemos também aos animais e as plantas, quando então se justificam lutas de naturalistas ecologistas pelo consumo de certos vegetais e preservação de florestas, além de outras amabilidades. Se considerações entre “a igualdade dos sexos” fossem correntes não haveria a grande guerra contra o surgimento de terceiros sexos. Quanto à grosseria de Sócrates em relação aos abusos de Xantipa, nunca se é sábio o suficiente para evitar arrependimentos e resistir aos encantos primeiros de uma bela mulher.

*

"A Vida é sonho da morte, que não admite ser em essência apenas aquele grande vazio onde a Vida pode (e deve) caber. Se assim não fosse, não seria".

O Espírito.