A SEMANA DA PÁTRIA - PÁGINA 01

A SEMANA DA PÁTRIA - BRASIL TU ÉS PARA NÓS A GRANDE BÊNÇÃO DO CRIADOR

Sim, adentramos, mais uma vez ‘a Semana da Pátria. Como em todos os anos, a nossa Pátria é homenageada e agradecida a Deus, por ser o nosso BRASIL, UM PAÍS ABENÇOADO PELO Criador, que o fez tão lindo, repleto de locais maravilhosos, que nos dão extrema felicidade,, ‘a medida que os vamos conhecendo. A sua população, bastante miscigenada ,com ,criaturas de tantas outras nações; cresceram e se desenvolveram na Paz e no Amor. E, aqui nasci no dia 14 de Agosto de 1931, quatrocentos e e trinta e um anos após a sua descoberta. Através da História, a partir dos meus primeiros anos escolares, naquele tempo chamado 1º,2º,3º e 4º anos primários, depois 04 anos ginasiais ou colegiais. Hoje fundamentais até a 8ª série. E, na História do nosso querido Brasil , a política sempre foi meio complicada. Pelos interesses internacionais, como o de Portugal. Mas, tudo isso passou, como tantas outras coisas

Mas, ficaram-me sempre na lembrança, os primeiros anos escolares que, naquele tempo do primeiro e segundo graus onde, o Civismo era parte integrante do ensino. Apesar de crianças, crescemos no início das nossas vidas, já sentindo o valor que nos eram passados, através do ensino de queridos professores, com relação ao papel que cada pessoa tinha na sociedade brasileira. Ao iniciarem-se as aulas, todos os dias, as classes do Primeiro e Segundo Graus,colocavam-se em filas no pátio principal, com as suas professoras (maioria) e professores, que as organizavam com muito carinho e atenção. Ali, todos juntos, cantávamos o Hino Nacional em frente ao Pavilhão verde-amarelo, com a mão sobre o peito e orgulhosamente nos sentíamos “Gente” responsável, apesar da nossa pouca idade. Em seguida, organizadamente adentrávamos as respectivas salas onde, juntos, rezávamos o Pai Nosso. Em seguida a aula decorria com muito respeito ,e alegria.

O entrosamento da classe era geral, todos eram amigos, tanto os que sentavam-se nas primeiras filas, como os que sentavam-se nas cadeiras de traz. Os que sentavam-se ‘a frente eram muito interessados pelos estudos mas, os que sentavam-se atrás, também. Hoje em dia não é mais assim, os que sentam-se ‘a frente são carimbados como “CDF”, porque levam a sério os estudos e, os que sentam-se atrás, que não se interessam, como os de antes, são carimbados de “desordeiros”, porque não levam os estudos a sério. O respeito pela Mestra então, era geral.Sentíamo-nos seres privilegiados, porque tínhamos uma Mãe em casa e outra Mãe na escola. Nas datas comemorativas, durante o ano letivo, eram organizados os desfiles, onde nos enchíamos de orgulho e, cada escola com seus lindos uniformes, que as mães os faziam com todo o carinho, para que participássemos e nos sentíssemos felizes ao vê-las junto com os papais, quando passávamos pelas ruas. Nos quatro anos primários, embora no início da nossa formação, já aprendíamos a amar a nossa Pária.

Depois, para adentrar o segundo gráu, participávamos do Curso de Admissão, como se fosse um 5º ano, para nos prepararmos Eram poucas as repetições do primeiro ao quarto ano e, o aluno que repetisse, realmente retornava. Assim, também na admissão, se repetisse, a faria novamente. Mas, com os esforços, dos alunos e dos mestres, eram muito poucos os que não conseguiam e, choravam muito quando acontecia, todos levavam muito a sério os estudos.

Fim da primeira página – (Leia, também a segunda.)

Bene – DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - ( B. G. J.) Ctba 05/09/2011