O verdadeiro Natal

O ser humano desde que conheceu o pecado, e em conseqüência a morte, vive mergulhado em si mesmo, sentindo a dor da sua desobediência. Mas Deus, em sua infinita misericórdia, veio em nosso socorro: “ Então o Senhor Deus disse à serpente: ‘Porque fizeste isso ( a mulher levou o homem ao pecado), serás amaldiçoada entre todos os animais e feras dos campos ... Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn. 3, 14 a –15). Estes versículos contém o gérmem da promessa da salvação messiânica entre os homens; o versículo 15 é chamado: o “proto-evangelho”. A partir de então, a humanidade passou a esperar aquele que viria arrancá-la do pecado e da morte, para fazê-la participante da Glória de Deus, que criou tudo para a eternidade; para tanto, Deus quis assumir, na pessoa de seu Filho , a natureza humana, para que assim o ser humano participasse do momento Divino e Eterno. Deus quis nascer, viver e morrer como homem para salvar a todos.

Mas o que é mesmo o Natal? Será que nos preparamos de verdade para o Natal?

O Natal não é algo que se repete como rotina, ano a ano a mesma coisa, mas é sim a Memória real e plena que marcou a humanidade para sempre.

Então Jesus Cristo nasceu, isso sim é agora, é tão extraordinário, que faz estremecer até mesmo o inferno. É tão esplendoroso que corruptos e mentirosos, após suas maquinações, param e se vêem nas trevas. (Jo 3, 19-20)

O Natal faz, com que, pecadores arrependidos recobram o ânimo a ponto de causarem alegria aos céus.

É esse o verdadeiro Natal, a festa da Esperança, não um festejo qualquer, não uma fantasia consumista, como é o caso do Papai Noel, que serve mais aos interesses do comércio e para trazer desilusão às crianças pobres, do que algum alento para elas.

Natal é o aniversário de Jesus, o Filho de Deus. Ele sim merece ser lembrado e comemorado com entusiasmo e amor.

Feliz Natal!