OLHANDO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS ...

TEXTO DA BÍBLIA: Os Dois Malfeitores, na CRUZ, ao lado de JESUS:

Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ELE, dizendo: Não ÉS TU o CRISTO? Salva–TE a TI mesmo e a nós também.

Respondendo–lhe, porém, o outro, repreende–o, dizendo: Nem ao menos temes a DEUS, estando sob igual sentença?

Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.

E acrescentou: JESUS, lembra–TE de mim quando vieres no TEU REINO.

JESUS lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás COMIGO no paraíso.

(Lucas 23:39–43).

INTRODUÇÃO:

Certa vez, há muito tempo, numa guerra, o exército dominou uma cidade e o comandante da tropa, enviou um telegrama ao seu superior, pra saber o passo seguinte.

Em resposta, recebeu um telegrama com a frase seguinte:

NÃO TENHA MISERICÓRDIA!!!

O telegrafista deixou de observar que esquecera de colocar um sinal ortográfico, a exclamação após a palavra não.

O resultado foi desastroso porque alguém deixara de ver, além do que era possível ver: O que poderia acontecer por causa de algo simples...

ELUCIDAÇÃO:

No Evangelho de Lucas é possível ver JESUS CRISTO, não somente como o MESSIAS prometido por Israel, mas também como o SALVADOR de pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas (Apocalipse 7:9–10), em todas as épocas. Por isso a lista (Genealogia) dos antepassados de JESUS vai até Adão, filho de DEUS (Lucas 3:23–38).

Para fins de estudos, é possível ver o Evangelho de Lucas, em três momentos:

1º. Anunciação do nascimento, infância e preparação de JESUS para o ministério;

2º. O ministério público de JESUS na Galiléia, Samaria e Judéia;

3º. A semana da paixão, morte e ressurreição de JESUS.

Do terceiro e último momento, conforme o relato em Lucas, escolhemos o texto transcrito, para reflexão sobre o tema: OLHANDO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

EM PRIMEIRO LUGAR: Quando não estamos OLHANDO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS é possível deixar de perceber o essencial.

Está escrito: Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ELE, dizendo: Não ÉS TU o CRISTO? Salva–TE a TI mesmo e a nós também (Lucas 23:39).

Eram três pessoas numa mesma situação (sendo crucificadas), e, desde o início da caminhada (sabendo o destino aqui) JESUS jamais pensou descartar o momento... Enquanto um dos malfeitores achava que estava colhendo o que plantou, o outro (que olhava apenas pra si mesmo), demonstrando peninha de si mesmo, OLHANDO APENAS AS CIRCUNSTÂNCIAS ACHAVA QUE JESUS DEVIA FAZER ALGUMA COISA POR ELES...

E você, como vê a si mesmo, essa vida, o que deve colher???

SEGUNDO: Quando estamos OLHANDO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS, será possível perceber que o mundo não gira apenas em torno de mim...

Está escrito: Respondendo–lhe, porém, o outro, repreende–o, dizendo: Nem ao menos temes a DEUS, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez (Lucas 23:40–41).

E você, percebe que nem tudo é como parece, que alguma coisa faz sentido, que amanhã serás um novo dia???

TERCEIRO: Quando estamos OLHANDO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS é possível perceber que a situação pode não ser como estamos vendo.

Está escrito: E acrescentou: JESUS, lembra–TE de mim quando vieres no TEU REINO. JESUS lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás COMIGO no paraíso (Lucas 23:39–43).

Existem coisas que não serão visíveis no aqui e no agora; Contudo, estão diretamente ligadas ao aqui e ao agora... Por isso, não se deve viver OLHANDO APENAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.

É possível começar olhando as próprias fragilidades e, olhando pra JESUS, suplicar: TENDE misericórdia de mim. É comum encontrarmos pessoas dizendo que a SALVAÇÃO é difícil (pra nós impossível); MAS PRA DEUS CUSTOU O SANGUE DE CRISTO, sendo gratuita para quem NELE crer (João l:l–14; 3:16).

CONCLUSÃO:

Muitas vezes olhamos JESUS, considerando apenas o que está escrito sobre ELE... Mas, conforme escreveu João (evangelista): Na verdade, fez JESUS diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que JESUS é o CRISTO, o FILHO DE DEUS, E PARA QUE ,CRENDO, TENHAIS VIDA EM SEU NOME (João 20:30–31).

OBSERVAÇÃO: Esta é a segunda vez que, fizemos um sermão (mensagem), de forma específica, para leitores (e leitoras) do Recanto das Letras. Foram vários dias meditando sobre o texto e, menos de duas horas para preparar este esboço de sermão.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/09/2011
Código do texto: T3216589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.