Outros dizeres

Quanto a convivências com novos comportamentos, apesar de, como todo candidato à velhice, estar descambando para conservadorismos, me convenceram de que sou um artista, um remanescente da resistência contra estagnações, e então será meu dever não apenas propor novas formas de comunicações, mas me adequar às novas formas de apresentações e representações da Vida.

*

Algumas coisas eu faço quando posso. Outras, quando quero. Afinal, a gente deve ter algum querer e algum poder.

*

B., meu amigo, isso é uma provocação: pergunte-se também agora o que andas pensando, irmão. Porque pensar umas vezes é bom, outras vezes não a descobrir próximo verbo a compor este refrão, que pretende questionar se devemos pensar ou não.

*

Depois que conheci a história da Vida e toda sua potência, com todo respeito aos ecologistas naturalistas e seus impulsos de necessárias preservações, atualmente não me aflige mais procurar inutilmente preservar falésias, tapar vulcões, conter maremotos, terremotos, furacões ou colisões interplanetárias. Considerando nossa breve história, ainda considero importante conservar certas memórias de nossa vida pessoal e coletiva, até que chegue enfim o dia quando tudo será esquecido.

*

Pra mim, suicida é aquele cara que não tem paciência de ver o filme até o fim.

*

Amiga L. J., você escreveu: "aqueles que conhecem a si mesmos são a salvação desta raça". Depende de quem eles descobrirem que são. Infelizmente, o conhecimento que leva à bomba começa com exercícios de autoconhecimentos, associados às interpretações sobre certos valores que se apreende no processo.

*

Não vivo num país comunista nem, a rigor, cristão. E embora seja considerado "liberal" por você, vivo minha vida modestamente procurando desejar tão somente o que deve desejar um bom comunista cristão.

*

Você escreveu: "Acredito no bem, pois se o bem não existisse, será que estaríamos ainda por aqui neste planetinha bobinho?" Mas e se, como pensam certos religiosos, o mundo material for uma prisão para espíritos em débitos e as encarnações da Vida forem na verdade um mal?

*

Excluindo-se as crenças de que a Vida é um Deus e na vida eterna individual, sou plenamente a favor do Cristianismo.

*

Sei o que é a inspiração porque ela aparece do mesmo jeito, tanto em cientistas quanto em artistas – embora não deixe de ser o resultado "passivo" de muito esforço intelectual anterior.

*

Tornei-me antipático ao Comunismo depois que um ex-amigo comunista me disse que, por causa de minhas ideias, o primeiro a ir para o pelotão de fuzilamento será eu.

*

Se estiver fora da Lei é porque, ou não a conheço, ou não concordo com aquilo que tem de injusto.

*

Têm coisas boas que não são ilegais, imorais e nem engordam. Por exemplos: andar de bicicleta, namorar e comer abacaxi.