Escritos outros

M. L.: nosso governador atual mal começou seu mandato de quatro anos e a turma já quer se sentir no Paraíso! É muito mau senso pra pouca cabeça, né não? Faz o seguinte (tu, entre outros): como governadora de tua casa, experimenta mudar o juízo de uma só pessoa, tua empregada, a fazer com que ela atenda a todas as tuas expectativas de realizar o trabalho dela da forma mais perfeita possível. Quando e se conseguires isso, me conta qual é o segredo à rápida promoção de melhores consciências à efetivação de mais rápidos desenvolvimentos coletivos.

*

Parece que não há mesmo forma de cair fora da Vida; nem morrendo.

*

Não tenho porque reprimir desejos: tenho apenas que me conformar em nunca poder realizar alguns deles.

*

Ai daqueles que não passam fome na medida certa.

*

L.: falando de amor, prezo pela ideia "grega" ou "cristã" sobre sua essência e características. Entre conversas com amigos, digo sempre mais fácil que verdadeiros amigos se amem mais do que podem amar uma mulher que desejam, uma vez que (a aparência do) "amor" entre heterossexuais e homossexuais está associado ao desejo, ao tesão e, portanto, a paixão – todos os três tão passageiros quanto uma nuvem no céu. O "poema" que escrevi fala exatamente sobre isso: se nunca toquei na mulher amada (mais acertadamente desejada), conservarei para sempre meu desejo por ela e, portanto, o meu "amor".

*

C.: curti quase tudo o que você disse, mas dizer que você sabe "que a tragédia que aconteceu foi culpa dos pais" é como dizer que o nível de ignorância ou de sabedoria dos alunos é responsabilidade EXCLUSIVA do professor, no que não concordo como aluno, como professor e como pai. Há um ditado popular que diz: "quem é bom já nasce feito", assim como provavelmente quem é mal - embora aquele essencialmente bom ou mal careça de oportunidades (dadas na família, na escola e na vida) à descoberta de suas tendências. De qualquer forma, será sempre necessário que nós, pais e/ou professores, fiquemos atentos ao desenvolvimento de nossos filhos/alunos.

*

Meu compromisso é contribuir com a Criação.

*

Sei que parece ser pretensão, mas não é fácil mesmo dar uma de representante de Deus, nem há glamour nenhum nisso, só muitas responsabilidades e alguma libertação.

*

Todos ficam “loucos” quando estão amando.

*

Não há malícia em lugar algum, a não ser nos olhos de quem vê.

*

Camille Paglia diz que a prática do sexo e, mais ainda, da pornografia é libertária. Na verdade, não existe nada mais libertário, ou que devesse ser, se a gente não ficasse tão apegada ao objeto promotor de sua libertação.

*

Somos contraditórios porque sabemos o que devemos ser e, nas tentativas de ser quem devemos, descobrimos que não somos capazes de sê-lo.

*

Na Literatura, o suspense é a alma do negócio a motivação da leitura.

*

Caro T: sabem todos os pequenos e grandes sábios: "deve-se cortar o mal pela raiz", assim como também produzir o Bem. Nesta perspectiva absolutamente verdadeira, a nova série de máximas DITUS DEI - ou "os ditos de Deus - palavras da Salvação", aqui publicadas, tem a intenção de provocar reflexões capazes de provocar as necessárias mudanças "no coração" desumano a fim de torná-lo mais humano e, talvez, um representante da força benévola (apesar dos males existentes) eternamente criativa a que também chamamos "Vida", a qual se processa sempre a partir das profundezas de tudo o que pôs e põe à mostra no vazio universal.

*

Caro M.: a solução não está na morte dos monstros, mas em providenciar para que seus ideais morram com eles.

*

“Faça a coisa errada certa”. Como tornar esta frase menos contraditória?

*

Os males por si se destroem. Quando não, há sempre quem possa contê-los?