CRER PARA VER

Certo homem conseguiu conquistar seus sonhos de consumo; tornou-se proprietário de muitos bens; vivia de modo tranqüilo sua aposentadoria numa cidade grande; já era idoso e ainda gozava de boa saúde. Repentinamente, uma situação nova trouxe uma drástica ruptura neste quadro de estabilidade. Ele “contratou o caminhão da mudança” e partiu para uma longa viagem para residir em uma localidade desconhecida.

O personagem bíblico Abraão tinha 75 anos de idade quando iniciou esta aventura que o levaria a viajar mais de 2000 km, já velho e sem dispor de avião ou outros meios confortáveis de transporte. [Gênesis 12.4]

O marco que divide a história da humanidade em duas partes distintas é a vinda de Cristo para dentro dessa história. Tudo o que se viveu antes desse marco faz parte da era AC (Antes de Cristo). E o que vem depois, faz parte da era DC (Depois de Cristo).

A história da vida particular de cada pessoa pode ser dividida desta maneira também: AC e DC. Na primeira parte da nossa história – a fase sem Cristo – o que mais importa são os nossos próprios planos, nossos interesses e desejos. Nessa etapa, os sonhos de Deus não têm peso no nosso modo de viver.

Abraão viveu 75 anos sem ter Deus como seu parceiro. Ao que tudo indica, ele foi bem sucedido na primeira etapa. Mas sobre esta fase a bíblia não conta nenhum detalhe. Em nenhum momento a bíblia conta que Abraão estivesse interessado em fazer descobertas espirituais ou em mudar seu estilo de vida. Poderíamos concluir que ele estava acomodado e satisfeito com o jeito que estava levando a vida.

O que provocou a ruptura na sua estabilidade? Deus apareceu para ele e o convidou para fazerem juntos uma grande aventura: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso... Por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo”. [Gênesis 12.1]

É até difícil a gente compreender toda a dimensão dessa proposta! É algo gigante! Abraão topou encarar essa aventura sobrenatural. E de fato ele se tornou muito famoso; ele foi o pai de um país muito influente, e ainda hoje seus antigos atos de fé continuam gerando conseqüências positivas em todo o planeta.

Vale a pena destacar esta “intromissão” repentina de Deus na vida do Abraão. Deus não precisa pedir licença para fazer-nos alguma proposta sobrenatural. Ele é soberano em suas decisões. Ele decidiu muitas coisas sobre a nossa vida antes mesmo de existirmos: foi ele quem escolheu a nossa data de nascimento, escolheu quem seriam nossos pais e irmãos. A data da nossa morte também Ele vai decidir.

Eu tinha 16 anos quando percebi que Deus estava me propondo uma aventura que iria mudar significativamente meu estilo de vida. Ele apareceu de repente. Eu não o estava procurando. Eu pensava que estava administrando bem a vida do meu jeito. Não sentia a necessidade de ter um superior para me supervisionar. Eu não sabia; mas eu estava cego. Eu estava cego para muitas coisas. Deus abriu meus olhos. Naquele momento, aconteceu o fenômeno que só depois eu soube o nome: DESPERTAR ESPIRITUAL ou CONVERSÃO ou NOVO NASCIMENTO. A partir disso, Deus foi revelando os planos que Ele projetou para mim. De forma profunda, Ele foi lapidando o meu caráter. Deus continua até hoje transformando meu estilo de vida. Esse é o propósito básico que Ele tem para todas as pessoas. Cada um de vocês sabe disso?

Podemos dizer que existe uma galera convicta de que todas as coisas foram criadas por Deus. Essa galera também tem a convicção de que Deus quer ter um relacionamento pessoal com cada indivíduo. Essa turma leva Deus a sério todos os dias. E eles podem ser encontrados aqui no hemisfério sul e também lá no hemisfério norte, no oriente e no ocidente.

Quem faz parte desta galera pode afirmar: TENHO UM RELACIONAMENTO PESSOAL MUITO IMPORTANTE COM DEUS.

Foi esse tipo de relacionamento que passou a mover a vida do Abraão, quando ele iniciou a 2ª etapa da sua vida. Ele passou a perceber que estava ligado a um Ser majestoso. Abraão tinha convicção de que Deus dirige os capítulos do Universo. Ele entendeu que Deus queria também ser o diretor dos capítulos da sua vida particular. Ao ser chamado por Deus, ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia. Contra todas as possibilidades humanas, ele confiou que Deus poderia lhe dar um filho aos cem anos de idade, sendo sua esposa estéril. Através desse filho, Deus cumpriu o que havia lhe prometido. A bíblia diz assim: “De um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu.” [Hebreus 11.12] Foi assim que surgiu o povo de Israel, os judeus, tão em evidência ainda em nossos dias.

Quando Deus provou a fé desse homem, ele estava disposto a oferecer em sacrifício o seu único filho Isaque. Parecia muito estranho o que Deus lhe pedia. Afinal, Deus “dependia” desse filho para cumprir a Sua promessa. Mas Abraão tinha convicção de que Deus é sempre sábio, poderoso, justo e fiel. E essa certeza lhe deu coragem para simplesmente obedecer.

Em Gênesis 22. 9-13, ficamos sabendo que Deus proveu um grande livramento no exato momento em que Abraão amarrou Isaque sobre a lenha do altar e pegou uma faca para sacrificá-lo. A vida do Abraão nos mostra como a fé em Deus é algo concreto. Não é como ler uma aventura de Percy Jackson. Nas aventuras de ficção nós viajamos no mundo da imaginação, mas depois temos que voltar para a vida real, e deixar de lado os super-heróis e os deuses criados pelos homens. A fé é outra história! A fé interfere no nosso dia-a-dia. A concretude da fé se mostra em muitas de nossas escolhas, decisões, planos e prioridades.

Quero compartilhar brevemente algumas decisões que eu tomei em função da fé. Porque eu levava a sério meu relacionamento com Deus, aceitei o convite para fazer trabalhos voluntários no CERENE - Centro de Recuperação Nova Esperança, desde que essa obra se iniciou em 1989, em Blumenau. Naquela época, eu tinha 26 anos. Quando fui morar em Floripa, aceitei ser tesoureiro e palestrante voluntário no CERENE lá de Palhoça, desde que foi inaugurado em 1996. Em 2001, mudei novamente de cidade. Dessa vez eu abandonei minha carreira como arquiteto e professor universitário para aprender a ser terapeuta pastoral de dependentes químicos em recuperação. Morei dez anos com minha esposa e nossas três filhas dentro da comunidade terapêutica. Essas decisões e experiências revelam um pouco sobre a concretude da minha fé em Deus.

O CERENE e também tantos outros trabalhos missionários precisam de sangue novo. Eu creio que Deus quer chamar muitos jovens para se engajarem como profissionais ou voluntários em diversas atividades que promovem o Reino de Deus e a sua justiça. Quais são os jovens que se tornarão dirigentes de trabalhos missionários, ou conselheiros, evangelistas, pastores, empresários que financiam as obras de Deus, mestres que ensinarão as letras vivas da Palavra eterna de Deus; advogados que promovem a Justiça de Deus, médicos ou enfermeiros dispostos a serem agentes de Deus para cuidar e curar os enfermos?!

Para um cristão, pensar em ganhar muito dinheiro e ser famoso, é muito pouco. É muito pouco diante do que Deus sonhou para sua vida. Quem faz parte desta galera vai dar muito peso aos propósitos de Deus sempre que tomar decisões.

Existem os torcedores de um outro time. Eles pensam bem diferente. Eles compreendem o Universo a partir das leis naturais. Por isso eles entendem o início da vida como um acidente. Átomos viviam se esbarrando por bilhões de anos, até que numa dessas trombadas, vamos dizer assim “que a pancada foi tão certeira que forçou as estruturas moleculares até então conhecidas”. Daí surgiu a primeira forma de vida. E através de inúmeros acidentes deste tipo foram surgindo naturalmente (quer dizer, por mero acaso) todas as formas de vida, até as mais complexas. O que vale para eles são explicações racionais, a partir do que é visível e palpável. Nessa turma desprezam-se os fenômenos que transcendem as leis naturais. Não se cogita que existam leis espirituais. A morte biológica é o ponto final da existência. Acham besteira pensar em céu ou inferno.

De modo bem compacto, poderíamos apresentar as principais leis espirituais, segundo a bíblia, deste modo: Deus é a origem da vida e de todo bem. Deus é a fonte do amor e Ele manifesta seu amor a todas as pessoas. Deus estabeleceu princípios morais (verdade, justiça, fidelidade, misericórdia, amor, etc). Quando não cumprimos esses princípios, causamos ruptura em nosso relacionamento com Deus. Mas, Deus toma a iniciativa de nos reconciliar com Ele (oferece salvação pela graça através de Cristo). A nossa parte é confiar no que Deus revelou (através da bíblia) sobre a salvação.

Essa outra turma se resume assim: “NÃO TENHO NENHUM RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS”. Existem os dois extremos. Não há como negar que eles existem e se opõem fortemente. Nas duas turmas encontramos pessoas das mais diferentes culturas e nacionalidades. Na nossa cidade, na nossa escola e até na nossa família podem coexistir representantes dessas categorias opostas.

Mas existem pessoas que não estão em um extremo nem em outro. No meio, podemos colocar os que se encaixam nesses dizeres: MEU RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS É DISTANTE E FORMAL. São pessoas que pensam além das leis naturais. Acreditam na existência de Deus. Mas... Deus é bem pouco conhecido por elas. Não buscam ter intimidade com Deus. Preferem cumprir regras morais e participar de cerimônias religiosas para amenizar a consciência e sentirem-se com o dever cumprido.

Em algum dos infinitos pontos de uma extensa linha que une os dois extremos, cada um de nós está. Onde você está? Identifique o ponto que expressa melhor sua situação atual! Depois identifique o ponto onde você acha que Deus quer que você esteja.

Quem ainda não passou pelo despertar espiritual, vive ainda longe do extremo direito da linha. Está longe do relacionamento íntimo que Deus sonhou ter com ele. Mas é importante saber que Deus deseja se “intrometer” na sua vida. Ele quer começar a segunda parte da sua história: a aventura que começa DEPOIS DE CRISTO – depois de Cristo se tornar seu Salvador e Senhor.

Agora mesmo, você pode repensar seus princípios de vida. É na mente que começa a aparecer mudanças da 1ª para a 2ª fase. Ao ouvirmos a mensagem bíblica, somos desafiados a levar em consideração os planos de Deus para nossa vida.

O fato de sermos a única espécie animal capaz de compreender o universo racionalmente dá muitas vantagens aos humanos. Desenvolvemos o conhecimento científico e a tecnologia para melhorarmos nossas condições de vida. Criamos recursos até para prolongar nossa existência neste planeta. Mas nossa racionalidade também nos faz ser a única espécie que se angustia ao ter que encarar a imperfeição deste mundo e a finitude de tudo o que está vivo. O que é natural é belo e é também angustiante. Somos a única espécie que pode se agarrar ao que está além do natural, ao sobrenatural, ao que está além desta existência, ao que é eterno.

Foram essas as principais riquezas que Deus quis dar ao Abraão. São essas também as principais riquezas que Deus quer dar a todos que estão dispostos a receber o dom da fé. E não só dispostos a receber o dom da fé, mas também dispostos a desenvolver a habilidade de viver a partir desse norte – a fé em Deus. De forma resumida podemos dizer assim: Deus lhes dá a capacidade de ver além do que é visível. Ele dá a esperança viva numa dimensão que ultrapassa nossa existência natural e terrena.

“Pela fé Abraão morou como estrangeiro na terra que Deus lhe havia prometido. Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e construiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos. [Hebreus 11. 10] Eles estavam procurando uma pátria melhor, a pátria celestial. E Deus não se envergonha de ser chamado de o Deus deles, porque ele mesmo preparou uma cidade para eles.” [Hebreus 11.16]

Se Deus ainda não apareceu de surpresa para lhe convidar para essa grande aventura sobrenatural, saiba que a qualquer momento Ele virá. Talvez você ainda esteja na primeira etapa da sua vida, onde o que importa são os seus próprios planos e desejos. Neste caso é bem provável que você ainda não sinta a necessidade de ter um superior para dirigir a sua vida aqui e na eternidade. Se for assim, você precisa saber que está cego para algumas questões de suma importância para sua vida agora e no futuro. Reflita sobre em que ponto da linha você se encontra. Reflita sobre o desafio de iniciar a fase DEPOIS DE CRISTO.

Muitos já depositam a sua fé naquilo que Deus prometeu. É uma galera bem numerosa, espalhada por todo mundo. É esse o time que vai vencer. Você nem precisa ter uma fé muito grande para começar a fazer parte desse time. O que importa é você escolher o time vencedor.

Imagine que você está diante de um lago congelado e precisa atravessá-lo a pé. Analise essas duas possíveis situações: 1ª- Você está inseguro, até amedrontado, mas você vê que existe uma camada de gelo bem grossa sobre o lago. 2ª- Você está confiante, convicto de que é capaz de chegar em segurança ao outro lado do lago, mas vê apenas uma camada muita fina de gelo sobre o lago.

Em qual das duas situações você vai alcançar o melhor resultado?

O mais importante não é o tamanho da nossa fé, mas o tamanho daquilo que é a base da nossa fé. Abraão vacilou algumas vezes na sua caminhada de fé, mas ele é chamado de “o pai da fé”, porque ousou confiar no único Deus que é digno de toda a confiança.