SINGRANDO EM OUTROS MARES

Um dos primeiros autores (se não me engano, o primeiro) com quem tive contato quando entrei para o Recanto foi EURÍPEDES BARBOSA RIBEIRO. Tivemos contato até outro dia mesmo, sempre lendo-nos um ao outro. Hoje ele partiu e deixa saudade. Fiz uma resenha de seu primeiro livro e republico-a aqui em sua homenagem . Descanse em paz, amigo!

Um marinheiro que leva a gente para viajar pelas águas dos rios e mares, pelos céus, no meio das nuvens e pela terra firme tem que ser elevado à categoria de poeta. Com seu leme feito de pena encantada ele dá o roteiro poético da viagem, escrevendo: fala de amor, fala de musas, fala de anjos, fala de sonhos, fala de si, fala do mundo, fala de Deus. Mas o que é o poeta, senão esse coração do universo? Essa mente trafegando entre as mazelas, entre amores, dores, captando e dando vida aos sentimentos mais humanos que há?

Quem conhece um pouco a obra poética de Eurípedes no Recanto das Letras vai se surpreender mais ainda através de seus AMORES DISPERSOS. Quem ainda não teve esta chance está perdendo OUTROS VERSOS de pura beleza, de leveza, de simplicidade que se torna sofisticada quando o poeta é alma em palavras. Um vigilante inseparável da poesia. Dorme com aquela já vivida, feita hoje e acorda no outro dia com novas, sempre frescas a embalar suas manhãs como esta aqui, uma espécie de guia da rotina de um poeta:

“Todos os dias

Abro a minha escrivaninha

E componho o meu varal

Pego algumas poesias novas

Ainda fresquinhas

E vou correndo estender

Lá no quintal.

Fico vendo-as secar

Bem atento

Pode vir um temporal

O tempo ah esse tempo

Anda tão anormal

Talvez o sol desatento

Nem seque a minha poesia

A tempo do sarau.”

(POESIA NO VARAL, pg. 55)

Depois de lido o livro, fica uma vontade de que passe também a embalar os nossos dias.

AMORES DISPERSOS E OUTROS VERSOS

EURÍPEDES BARBOSA RIBEIRO

Ed. Virtual Books – 2010

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 24/11/2011
Código do texto: T3354266
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.