Capítulo 7: A dúvida de Moisés nas águas de Meribá.

Capítulo 7:

A dúvida de Moisés nas águas de Meribá.

“E o SENHOR falou a Moisés dizendo:

Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.”

Números 20:7-12

Nesta passagem da Bíblia, Moisés um homem tão usado por Deus, pecou, ele duvidou do poder de Deus.

Não era para Moisés duvidar do poder de Deus, não ele, Moisés ao nascer foi jogado no rio dentro de uma cestinha, achado pela filha de Faraó e criado como um príncipe, ao descobrir a verdade sobre sua história e ter matado um egípcio fugiu para Midiã, onde é acolhido com todo amor nesta terra e se casa com Zípora, lá Moisés descobre que Deus tem um chamado na vida dele, ele era o grande escolhido de Deus para libertar seu povo da mão do Faraó, que os escravizava a bastante tempo.

Deus já tinha provado seu poder muitas vezes, diante de Moisés, ele lançou poderosas pragas no Egito, abriu o Mar Vermelho, fez maná cair do céu, criou uma coluna de fogo e uma de nuvens para que seu povo não se perdesse no deserto, fez suas vestes não envelhecerem, dentre outros. Mas mesmo assim Moisés e Arão duvidaram da atitude de Deus, de fazer brotar água da rocha, parece impossível que depois de todos estes sinais o tolo Moisés duvidou de uma simples água que o Senhor faria sair da rocha, mas é verdade, ele duvidou.

Mas, conosco não é tão diferente assim, nós também temos nossas dúvidas, é errado, mas nós as temos.

“Porque para Deus nada é impossível.”

Lucas 1:37

Como Lucas disse, para Deus nada é impossível, o Senhor pode fazer tudo, queridos. Ele criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou, ele criou Adão e Eva, ele abriu o Mar Vermelho, ele criou o dilúvio salvando Noé, ele destruiu com fogo as infames Sodoma e Gomorra, ele salvou Daniel da cova dos leõs, ele salvou seus servos da fornalha de fogo, ele entregou seu filhos amado, para que morrêssemos por nós em uma cruz, para nossos pecados serem perdoados. Ele fez tudo isso e você ainda tem alguma dúvida de que ele pode te curar, restabelecer seu casamento, te fazer um vaso novo, resgatar seus filhos do mundo, te salvar do hospital, curar sua depressão, realizar seus sonhos, te tirar da prostituição, da fornicação, da imoralidade sexual e fazer do seu corpo morada do Espírito Santo.

Não tenha dúvidas, ele pode, ele fará.

Não faça como Moisés, que duvidou do poder de Deus, se Deus está ordenando, toque o teu cajado na rocha e faça brotar águas de lá.

Moisés já estava cansado das murmurações do povo de Israel, que cá entre nós, o povinho chato e incrédulo, eu fico pensando como Deus teve paciência com eles, eles pareciam crianças que quando ganham novos brinquedos enjoam rapidinho. Deus os livros das humilhações do Egito, mas mesmo assim, eles reclamavam, queriam pão, Deus mandava maná, queriam água, Deus criava água na rocha, queriam carne, Deus a enviava, queriam roupas novas, Deus fazia as atuais não ficarem velhas. Assim como nós, a gente clama a Deus por um bom emprego, quando ele nos dá, nós reclamamos do salário, a gente reclama da saúde, Deus nos fortalece, a gente reclama do carro, Deus nos concede um novo, mas mesmo assim nunca estamos satisfeitos.

Deus já está cansado de nossas murmurações, ele quer vê agradecimentos. Assim como Moisés queria um pouco mais de entendimento e perseverança da parte do povo.

Moisés estava tão absorto com a situação que duvidando da palavra de Deus, feriu a rocha duas vezes, mostrando sua dúvida perante Deus e perante o povo.

Por causa do pecado dele, Deus não o deixou guiar seu povo até a Terra Prometida, mas uma vez Deus mostrou que era justo.

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Romanos 1:17

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.”

Marcos 11:22

Gabriel de Paiva Fonseca
Enviado por Gabriel de Paiva Fonseca em 05/02/2012
Reeditado em 05/02/2012
Código do texto: T3481705
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.