Siga o exemplo de Jó

Capítulo 12:

Siga o exemplo

de jó.

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.”

Jó 1:1-11

Como está escrito no texto acima, Jó era um homem sábio, reto, íntegro e correto aos olhos de Deus, Deus olhava sempre na direção dele, o abençoando, o livrando, o protegendo de toda e qualquer coisa.

Mas como sempre Satanás, tenta julgar os servos de Deus, tenta humilhá-los, tenta colocar eles para baixo. Satanás acreditava que Jó, só honrava a Deus, porque ele tinha tudo do bom e do melhor, tinha a melhor moradia, as melhores vestes, uma boa esposa, ótimos e preciosos filhos, uma família abençoada, riquezas e honrarias.

O Diabo pode ter muitos defeitos, muitos mesmo, mas burro ele não é, ele já deve ter percebido entre nós, que quando estamos bem, agradecemos a Deus, honramos o seu nome, mas basta uma pequena ventania passar em nossa vida, jogamos tudo para o alto, procuramos feiticeiras, pais e mães de santo, magia, simpatias e todo tipo de coisa que desagrada a Deus.

Nos afundamos na bebida, nas drogas, nas urgias, e esquecemos que temos que dar graças a Deus a todo instante, a todo momento, toda hora, pois só ele é digno de toda honra e de toda glória.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

1 Tessalonicenses 5:18

Mesmo Jó sendo muito temente a Deus, Deus deixou que Satanás tentasse seu servo, para testar sua fidelidade, para ver se na hora do aperto, Jó colocava sua fé em ação, não deixando Satanás roubar tudo o que ele conquistou com ajuda do Senhor, Deus precisava ter certeza de que Jó merecia sua atenção, merecia seu zelo e sua benção.

Talvez você possa estar passando por algo parecido em sua vida neste momento, talvez você estava vivendo em uma calmaria, mas de uma hora para outra, seu tapete foi sacudido, você caiu no chão, empobreceu, ficou humilhado, perdeu algo de que gostasse muito, perdeu as esperanças de tempos melhores, sua fé diminuiu, começou a querer criticar Deus por sua atual situação, se perguntou se realmente servia a um Deus de milagres, a um Deus que abria mares, que libertava cativos, que curava, que fazia prosperar, que solucionava mistérios, que protegia seu povo das artimanhas do maléfico.

Você já parou por um instante, e refletiu sobre a história de Jó, entendeu porque a Deus colocou um livro na Bíblia, inteiro falando sobre este mesmo personagem, que transborda fé e emana fidelidade para com seu Deus criador.

“E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”

Jó 1:12

Já parou para pensar que Deus pode estar fazendo a mesma coisa que ele fez com seu servo Jó, você pode estar sendo provado, testado, sua fé está sendo colocada num desafio. Agora é hora de persevera e confiar no jugo de Deus, não se desespere, ele sabe o que é melhor para sua vida, não se curve ao problema, não se ajoelhe perante Satanás. Não deixe o inimigo provar para Deus que você não é de nada, não peque contra Deus, vença essa batalha espiritual, você é um vencedor em Cristo Jesus, Deus confia em você, ele não te escolheu dentre milhares à toa. Por isso faça ele se orgulhar de você, testemunhe como Jó.

“Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.”

Jó 1:18-22

Siga o exemplo de Jó, mesmo ele vendo que seus filhos haviam morrido, ele se curva para a vontade de Deus, ele se curva ao propósito de Deus, ele sabe que foi Deus quem lhe abençoou com seu filhos e se Deus os levou, foi porque ele tinha um propósito implícito nisso. Jó não podia blasfemar com Deus, mesmo estando muito abalado com a morte de seus amados filhos.

Agora é 1 para Jó e 0 para Satanás.

“Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.”

Jó 2:4-8

Imagino que Satanás deva ter ficado furioso com a atitude sábia de Jó, o inimigo não gosta de perder sequer uma batalha, ele é ardiloso e cruel, quer destruir a qualquer custo a nossa comunhão com Deus, ele não suporta ver nossa proximidade com ele, ele quer nos tentar, para que caíamos em pecado, para que no final dos tempos, sermos servos dele ardendo em labaredas de fogo, que nunca se apagarão, ele não sossegará enquanto não estiver com sua vida em suas mãos, ele quer te roubar de Deus.

Ele quer roubar sua salvação.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

João 10:10

No segundo round, Satanás tenta novamente destilar seu veneno contra Jó, afinal, perder os filhos é pouco, Jó estava vendendo saúde e por isso não abandonou a Deus.

Mas agora Satanás estava certo de que, Jó colocaria Deus de lado, perderia sua saúde e blasfemaria contra Deus.

Mas, mais uma vez Deus provou que Satanás estava errado, Jó continuou servindo seu Deus, mesmo coberto de lepra, sentindo dores horríveis por todo o corpo, mantido longe de seus familiares por causa da doença, mesmo depois de ter perdido seus filhos, Jó continuava dando graças a seu Senhor, o único digno de todo nosso louvor.

Agora era 2 para Jó e 0 para Lúcifer.

“Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.

Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.”

Jó 2:9-10

Satanás ainda não desiste, mesmo depois de todas estas provas de fidelidade da parte de Jó para com Deus, ele insiste, incitando sua mulher contra Jó.

Ainda assim, Jó resistiu, não deixou ser influenciado negativamente pela sua esposa, ele tinha convicção de que Deus poderia curá-lo desse mal que assolava sua vida e sua alma, ele estava perseverando.

Satanás 0, Jó 3.

“Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.”

Jó 42:7

Até mesmo os amigos de Jó fora contra Deus, mas mais uma vez ele resistiu, não se entregou a artimanha do inimigo, não pecou, não blasfemou contra o Deus altíssimo.

Muitas vezes, seus amigos e familiares, criticam e riem de você estar seguindo Jesus.

- Você está indo na igreja á toa... Porque Deus não te liberta? Porque ele não te cura? Porque ele não restabeleceu sua alma? Porque ele não elimina seus vícios? Porque ele não paga sua contas?...

O mundo vai ser sempre assim, ele vai sempre lembrar do seu problema, mas você precisa ser forte e resistir a tribulação, assim como Jó, pois no final certamente será recompensado com a salvação eterna.

“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas.

E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.

Então morreu Jó, velho e farto de dias.”

Jó 42:10-17

O final desta história, acredito que todos devem conhecer, Jó saiu ganhando e Satanás como sempre perdendo, Deus é realmente justo e poderoso, Jó foi abençoado por sua fidelidade, mostrou que mesmo passando por terríveis momentos de dor, desespero e angústia foi fiel de devoto ao Senhor, não pecando, nem caindo em tentação.

Deus sempre ajuda quem o serve verdadeiramente, ele restabeleceu tudo que Jó tinha e mais um pouco, abençoou com filhos lindos, riquezas, terras, animais e tudo mais. Ele também quer te abençoar nesse momento, ele também quer te tirar do cativeiro se Satanás armou contra você, mas ele está esperando o momento certo, quando sua fé for suficiente, quando sua fidelidade for concretizada, creio que você pode chegar lá e receber a vitória em nome de Jesus Cristo.

Amém.

Gabriel de Paiva Fonseca
Enviado por Gabriel de Paiva Fonseca em 06/02/2012
Código do texto: T3483393
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.