Mensagem #073: DESAFINANDO

Mas quem nunca desafinou na vida? Até o Pavarotti teve o seu dia de desafinado. E ficou furioso. Muitos astros 'pops' do Brasil também.

Não há problema algum se você desafina no tom. Pode estar gerando um acorde dissonante e isso até que é bom. O ruim é quando se desafina totalmente fora do campo harmônico e não se quer conserto.

Na vida também desafinamos. E quem nunca desafinou?

A timidez é um dos fatores mais marcantes na desafinação. É preciso buscar o mínimo de ousadia para que venhamos afinar, acertar o passo, sem sair do ritmo e do tom. O segredo é tentar acertar no passo seguinte. Tentar, tentar, até conseguir. Quanto mais tentamos mas chances temos de acertar.

O medo de errar é outro fator desastroso em nossas ações. Quem nunca tenta, nunca erra. Em compensação, numa conclusão líquida e certa, jamais acertará na vida. Portanto, ousemos, tentemos e tentemos até acertamos.

A falsa modéstia é uma desculpa descabida, uma fachada para esconder o complexo de inferioridade para não expor a segurança, o medo de se expor e temer a crítica não favorável. A crítica, de um modo geral, é o 'feedback', o retorno que precisamos explorar, se quisermos acertar e fazer cada vez melhor o nosso trabalho.

Há uma música pop internacional do jamaicano Jimmy Cliff da qual gosto muito:

YOU CAN GET IT IF YOU REALLY WANT.

Jimmy Cliff

You can get it if you really want.

You can get it if you really want.

But you must try! Try and try!

Try and try 'till succeed at last.

(Tradução)

Você pode conseguir se realmente quiser,

Mas deve tentar, tentar e tentar,

Até que em fim obtenha sucesso.

É desafinando que se consegue cantar afinado, basta tentar, tentar e tentar, até obter o resultado desejado, alcançando assim o seu objetivo.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 01/03/2012
Reeditado em 01/03/2012
Código do texto: T3528493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.