Hoje, é o primeiro Dia Internacional da Síndrome de Down, oficialmente celebrado na sede da ONU em Nova York, e assim será a cada ano a partir de 2012.
    A resolução que designa o dia foi proposta e promovida pelo Brasil e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.
      Instituído pela Down Syndrome International em 2006, o dia 21 de março foi escolhido por ser grafado 21/3, uma alusão a singularidade da triplicação (trissomia), do cromossomo 21, que causa a ocorrência genética.

    O Dia será comemorado com a Conferência “Construindo o Nosso Futuro”, e o lançamento do livro “Mude seu falar que eu mudo o meu ouvir”, um guia de acessibilidade na comunicação para pessoas com deficiência intelectual escrito no Brasil por jovens da Associação Carpe Diem (www.carpediem.org.br/). A publicação, em português e inglês, é a primeira no gênero no mundo.
    A Síndrome de Down é uma ocorrência que sempre fez parte da humanidade. Ela afeta um em cada 800 nascidos vivos, independente de gêneros, raças e classes sociais.
    O objetivo da data é tornar mais acessíveis informações sobre a síndrome, desmistificar, e conscientizar a população sobre a promoção, a garantia dos direitos da pessoa com Síndrome de Down de ter uma vida plena, digna, ativa, ser considerado, valorizado e respeitado na sociedade.
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 21/03/2012
Código do texto: T3567856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.