PENITENCIÁRIA

Há uns oito anos entrei pela primeira vez em uma cadeia para visitar um jovem.Após passar pela revista de rotina, fui colocado num pátio gradeado e deixado ali trancado com presos.O que pregar?Papai do céu me mandou falar sobre a morte e assim cumpri o mandato.Tempos depois aquele jovem me disse que naquele dia que preguei estava marcada uma rebelião com pessoas marcadas para morrer, mas após aquela mensagem não houve rebelião e nem morte.Jesus ama até presos!

Trabalho há dois anos numa penitenciária de segurança máxima e desejo traçar alguns comentários:

Você já sentiu a sensação de estar parado e a vida passar diante de seus olhos? Já se sentiu impotente diante de alguma situação e buscou respostas como estas? Como foi que isto me aconteceu? Vamos analisar os presos. Quão fascinante pode ser uma análise desta situação!São algumas de nossas respostas em meio a fontes,teses,hipóteses,temas e teoremas que nos levam a esquecer do que eles pensam.Deveras, é muito fácil do conforto de nossos lares, pré julgar as pessoas nessa situação.Desde já quero dizer que não estou defendendo impunidades,nem sendo favorável a este ou aquele lado.Encare isto com um olhar por outro ângulo,a mesma e velha situação que afinal de contas ainda é imutável.Para toda ação ainda há uma reação,ok?

Alguém já quis saber como é lá dentro?Como eles se sentem ali?Não custa relembrar de que são presos,mas ainda são humanos que erraram e estão pagando o preço do erro.Quantas vezes clamamos por Justiça,mas o que é Justiça?Ou melhor que Justiça queremos?Prisão? Ou seja, no sentido humano e restrito,justiça é o mesmo que exílio?Ou justiça seria a ré-socialização dos que erram para que possam voltar a viver em sociedade?Quantas vezes nos deparamos ou ouvimos de uma cena como um roubo, ou assassinato e dizemos: Esse cara tem de ir pra cadeia,ou seja, necessita ser exilado! E depois? O exílio o fará repensar no seu convívio ou o colocará de volta nos trilhos? Talvez uma pequena minoria deles consiga se consertar, mas a verdade é que para a grande maioria de nada adianta o exílio, ou seja, seu universo, sua vida está em crise, o que o levou ao erro, então como sugeri no começo, vamos olhar por outra óptica a permanência na cadeia.

Esta visão retrógrada de exílio nos leva a tempos idos, onde os errados, faltosos e similares eram desterrados, retirados, expurgados de sua terra, ora, não seria esta a justiça que estaríamos clamando por ela? É bom lembrarmos que colocando nessa situação nossos infratores da Lei que não existe para todos e sem um olhar criterioso e tratamentos de cuidados e não extermínio, estamos colaborando para o crescimento de um sentimento de ódio ou até mesmo vingança, o que normalmente acontece quando saem de lá.

Não se esqueça: Errados ou injustiçados são seres humanos e para Deus eles tem um valor que excede ao ouro e pedras preciosas. Nossa esperança é portanto em uns poucos de evangélicos corajosos que deixam seus lares e até lá chegam para anunciar Aquele que não é apenas capaz de ré-socializar, mas de perdoar o erro e fazer uma transformação completa, fazendo deles um novo homem, pois Jesus é a nossa única esperança!!

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 27/03/2012
Código do texto: T3579552