Elogio a quem trabalha bem

Sei que o que estou para dizer pode vir contra o que pensam muitos,mas pode exprimir a convicção de outros tantos também.Assim,aproveitando a data simbólica comemorativa que se aproxima e,o direito de liberdade de expressão que felizmente ainda existe no meio virtual,abro uma brecha reflexiva dentro de um tema urgente e profundo para os dias atuais:Trabalho.

Acredito que é possível viver o próprio trabalho como um serviço a favor do próximo.

Durante alguns anos fui professora no Ceará:sempre pensando que meu principal e indispensável dever como educadora fosse aquele de ajudar os jovens no progresso pessoal deles,além daquele cultural e de simplesmente lhes oferecer instrução e conteúdos.Quem me conhece de fato sabe que sou uma entusiasta da vida e amo tudo o que nela há de belo e bom,por isso mesmo é que em muitas situações já me sentí desadequada,sutilmente considerada uma perdedora na visão de alguns,todavia não era verdade.

Suponho que nenhum trabalho possa ser desenvolvido como simples profissão,fonte de ganhar dinheiro.Logicamente,é imprescindível esse aspecto pois se deve viver,mas acredito que nada seja mais remunerativo do que retornar à casa no final do dia com a sensação de ter realizado algo com amor,algo de útil,algo que tenha permitido e ou permita do mesmo modo sentirem-se bem os outros,aquela sensação do dever cumprido!

Nada pode ser excluído do coração,nenhum gesto,nenhuma expressão,nenhum labor.São a paixão,a verdade e o empenho que pomos naquilo que fazemos a poder mudar o mundo! São as nossas intenções unidas aos nossos sacrifícios,as lágrimas que derramamos diante das injustiças que nos permitem valorizar e ao mesmo tempo pôr para fora,reconhecendo mais profundamente nosso ser e de que matéria somos feitos.

E,ai de quem tem por hábito furar a fila!Ai de quem prefere os atalhos ou quem quer o poder somente pelo gosto estéril de comandar sem servir,porque acaba se autocondenando a uma solidão infernal.O sucesso assim alcançado pode em alguns momentos deixar a pessoa contente,mas jamais feliz!Felicidade plena é outra coisa muito diferente disso.Não se esforçar,não se empenhar,não lutar honestamente para atingir um objetivo,chama a punição que não desejo nem mesmo ao meu pior inimigo-se este tivesse.

Viver momentos de emoção como quando se passa no vestibular,pelo bom êxito de um projeto,esperar o desenrolar de uma idéia,tomar tempo avaliando qual seja a estrada mais justa a seguir:são apenas exemplos de ações que conferem ao nosso coração,a nossa alma,a dimensão que nenhum salário milionário conseguido em pouco tempo pode dar.As dificuldades que vivemos para realizar nossos sonhos nos obrigam a olhar para dentro de nós mesmos, o que nem sempre corresponde a situações agradáveis,mas certamente são oportunidades para iniciaros finalmente a fazer alguma coisa nobre.

Um grande abraço a todo amigo trabalhador!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 29/04/2012
Código do texto: T3639851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.