CARQUEJA - UM SANTO CHÁ

A carqueja (Baccharis trimera (Less) DC; Asteraceae) é uma planta ideal para canteiros de jardins, pois cresce formando tufos espessos.

Pelo seu gosto amargo, a medicina popular recomenda para combater problemas digestivos e hepáticos.

Com efeito diurético, auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes. Pelo mesmo motivo, deve ser usada com moderação.

Outros nomes populares:

Bacanta, bacárida, cacaia-amarga, cacália-amarga, cacália-amargosa, caclia-doce, cuchi-cuchi, carque, carqueja-amarga, carqueja-amargosa, carqueja-do-mato, carquejinha, condamina, iguape, quina-de-condomiana, quinsu-cucho, tiririca-de-babado, tiririca-de-balaio, três-espigas, vassoura; carqueja (castelhano); carquexia (espanhol); querciuolo (italiano); carqueija, tojo (português de Portugal).

Propriedades medicinais:

Amarga, antianêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarréica, antidiabétíca, antidispéptica, antigripal, anti-hidrópica, antiinflamatória, anti-reumática, anti-Trypanosoma cruzi(causador da moléstia de cagas) , aperiente, aromática, colagoga, depurativa, digestivo, diurético, emoliente, eupéptica, estimulante hepática, estomáquica, febrífuga, hepática, hepato-protetor, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, laxante, moluscocida (contra Biomplalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose), sudorífica, tenífuga, tônico, vermífuga.

Indicações:

Afecções febris, afecções gástricas, intestinais, das vias urinárias, hepáticas e biliares (ictérícia, cálculos biliares, etc.); afta, amigdalite, anemia, angina, anorexia, asma, astenia, azia, bronquite asmática, chagas venéreas, coadjuvante em regimes de emagrecimento, colesterol (redução de 5 a 10%.), desintoxicação do fígado, diabete, diarréias, dispepsias; doenças venéreas; enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, do pâncreas e do baço; espasmo, esterilidade feminina, estomatite, faringite, feridas, fraqueza intestinal, garganta, gastrite, gastroenterites, gengivite, gota, hidropisia, impotência sexual masculina, inflamações de garganta, inflamação das vias urinárias, intestino solto, lepra, má-digestão, mal estar, má-circulação, obesidade, prisão de ventre, reumatismo, (úlceras = uso externo), vermes.

Obs.1- É encontrada em Supermercados, em caixas com 10 sachês, como também em feiras livres, in natura, principalmente aqui no meu querido nordeste. É só colocar muma xícara de chá, acrescentar um pouquinho de açucar, colocar a água fervendo, cobrier com o pires, esperar alguns minutos, tomar, e agradecer a Deus as dádivas que a natureza nos proporciona!

Obs. 2- Depois de uma pesquisa, comprei, tanto no supermercado quanto na feira livre. Experimentei, gostei e passo para você, caso precise. Também pode copiar, pois, as coisas boas devem ser socializadas.

O campo está livre! Paz e muita saúde para tosos nós!i!

Geneci Almeida

09/07/12

Geneci Almeida
Enviado por Geneci Almeida em 09/07/2012
Reeditado em 17/12/2012
Código do texto: T3769113
Classificação de conteúdo: seguro