DIFERENÇA ENTRE HUMOR NORMAL, NEGRO E HUMOR BRANCO – continuação ...

No texto anterior (desta série). Apresentamos a definição seguinte para cada tipo de humor a que o texto se refere...

HUMOR NORMAL (QUE JÁ EXISTIA): Qualquer coisa engraçada que faça rir – Inclusive aquelas situações em que rimos até de nós mesmos;

HUMOR NEGRO: Quando rimos de coisas que não devíamos rir;

HUMOR BRANCO (POR MIM CRIADO): As situações que, apesar de engraçadas (ou trágicas) podem conter ensinamentos.


É lógico que poderá haver outras definições... MAS, nossa resumimos nas três e sobre elas queremos dizer algo mais, considerando um dos comentários (o não autenticado)...

Qualquer situação pode ser engraçada e dela será possível fazer algum tipo de humor, conforme as palavras que usar e, conforme a maneira como manuseio a situação...

Quando se escreve é possível tornar visível o invisível, dar vida ao inexistente, etc... Por exemplo: Não se usava a expressão ACHÔMETRO... Passei a usar e, com o tempo outras pessoas vão usar, dizendo que é minha (e passei a usar o que certa vez ouvi de alguém) e, um colega de recando chegou a dizer em um de seus textos que tenho um aparelho chamado achômetro (querido amigo e conterrâneo Chagas Pires)...

Em relação ao humor Branco, criei do nada (não ouvi ninguém falar, mas conforme disse em um dos textos é uma espécie de ironia à expressão largamente usada: HUMOR NEGRO).

No exemplo dado, é engraçada a atitude de um dos cônjuges (que ficou bravo perante a calma do outro) e ensina algumas coisas: a primeira delas que a mesma situação pode gerar reações diferentes; a segunda coisa que, não é o tamanho do problema que pode ser resolvido pela preocupação; e por aí vai...

Dependerá da criatividade de cada um, outras lições que poderão ser extraídas de uma situação engraçada.


Poderia apresentar outros exemplos... Veja a questão do destacamento do exército que cercou a tribo e o comandante passou o telegrama ao superior: TRIBO CERCADA. PASSO FOGO??? Resposta ao telegrama: NÃO. TENHA MISERICÓRDIA! Problema: O telegrafista que recebeu a resposta esqueceu o ponto após o não.

Analisada a situação pelo pessoal adversário do governo, vão ironizar e dizer que se houvesse mais investimentos na educação o pessoal da tribo cercada permaneceria com vida...

Analisada a questão pelo humor negro, iremos rir diante de uma situação trágica...

A mesma questão analisada pelo humor branco, conforme sugerimos, poderá ter lições que irão melhorar o nível de vida das pessoas, estimulando–as a considerar que, nem tudo está perdido e, embora as portas pareçam fechadas poderá haver uma saída, como por exemplo, o telegrafista pedir que o transmissor repita a leitura que ditou...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/07/2012
Código do texto: T3781403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.