Dia do Escritor

O dia do Escritor comemorado hoje, não recebeu nenhuma citação nos jornais e nem na TV. Mesmo nos sites de literatura, os próprios autores não lembraram a data, ou foram indiferentes. Houve algumas referências à data,mas sem acrescentar informações, como o número de leitores, lançamentos e presença em eventos literários, que são muitos, realizados Brasil à fora. Será que somos tão desprestigiados?

Neste dia, deveríamos em passeata, solicitar aos poderes públicos, mais políticas de incentivo à leitura e cobrar dos meios de comunicação, a divulgação das obras publicadas em várias regiões do Brasil.

Segundo João Ubaldo Ribeiro todos os dias, em algum lugar deste país, surge uma nova obra. Há mais autores que leitores. Por isso estranhamos não ler nenhuma manifestação de apreço ou homenagens.

No ano passado, comemorei 25 anos de vida literária. Foram muitas conquistas, aplausos, vaias, palavras de incentivo e encorajamento. Cheguei a sonhar com o Nobel de Literatura! Quando jovem autor, sentia-me diferente da maioria dos homens.

Hoje, com o amadurecimento, percebo que não há diferença nenhuma entre o comum dos mortais. Há sim, o desejo de conhecimento e a tentativa de contribuir no desenvolvimento da alma humana, com dedicação e desapego à fama e ao enriquecimento material, que entorpece a sensibilidade.

Raimundo Lonato
Enviado por Raimundo Lonato em 25/07/2012
Reeditado em 27/07/2012
Código do texto: T3797279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.