EGO-1.(...).

..obs., Trechos retirados de um esboço que fiz sobre a personalidade o ego e o ID...

segue...

(...) O Ego é algo próprio, nascemos com ele e nada pode mudá-lo. Tal qual a nossa identidade ele é imutável, não temos como fazer alterações, é o que somos na realidade. A nossa personalidade também, acredito ser algo imutável. Ninguém altera a personalidade de alguém. O que pode ocorrer são desvios de conduta, de personalidade, desvios comportamentais, atraves de influências de outros fatores, quer sejam eles negativos ou positivos, aí vai depender do local onde esteja a pessoa e com quem está se relacionando. Podem mudar os hábitos, maneiras de comportamentos, mas, a personalidade não muda , ela é moldada desde o nascimento com vida. Existe sim, a fase crucial nesta formação, onde são necessários mecanismos que auxiliam este aprendizado.

O "ID", bem este será matéria para outro assunto, que abordará também o super ego.

"Id (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer (al. Lustprinzip), ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo.

O id não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer.

De acordo com os autores, o id seria completamente inconsciente."

(...) Fonte parcial Wikipédia.

Abraços

John...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 08/08/2012
Reeditado em 14/08/2012
Código do texto: T3819664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.