DE VOLTA AO BATENTE

Creio ter concluido, pelo menos nesta primeira fase, a minha participação no "Projeto Criança", um compromisso que assumi com entusiasmo, mas que foi responsável por algumas horas de insônia.

Confesso que fui tomado de suores frios, apavorado por me imaginar incapaz de levar avante minha tarefa.

Devo dizer que, cônscio das minhas limitações de amador, o meu modesto trabalho, para mim, teve dimensão dos doze trabalhos de Hércules juntos. Talvez os mais incautos tenham a impressão de que, dito isto, eu deva ter participado do raly Paris-Dakar ou tenha escalado o Himalaia, sem máscara de oxigênio!

Nada disso, amigos e amigas, o que fiz foram, apenas...desenhos!

Ha, ha, ha – a esta altura pensando ou rindo, os meus nobres pares, segurando a ilharga, provavelmente dirão; " e essa barulheira toda só por causa de ínfimos desenhos?"

Mas eu retruco; pra quem sabe, berimbau é gaita, porém eu não sou maestro!

Se me pedirem para fazer versos Alexandrinos ou Parnasianos, eu vou tentar, porque sou um chato de nascença, mas vou consumir resmas de papel e uma enormidade de tempo pra produzir, provavelmente, um monstrengo.

O velho ditado - "cada macaco no seu galho" - cabe aqui esplendidamente!

Mas eu me atrevi a mudar de galho e acho que até não fui de todo mal.

Creio que, a esta altura dos acontecimentos, o grande poeta e amigo maior, Antônio Carlos, o Seminale, não se importará se eu aplacar a curiosidade dos amigos e amigas do Recanto e disser que essa minha tarefa foi a de ilustrar o livro de estórias de sua autoria, narrando as aventuras do meu afilhado Fralício e sua namoradinha Violeta.

Até agora, algo como 15 maravilhosas estorinhas foram escritas, todas nascidas dessa alma de poeta e com a singeleza, a pureza e a inocência da criança, alvo desse seu trabalho.

No que concerne aos textos, não tenho dúvidas que irão encantar a todas, da mesma forma aos adultos que ainda guardam em si um restinho do menino ou da menina que foram.

Se meus modestos traços ajudarem que a imaginação, a fantasia, das crianças alcance uma dimensão maior ; se conseguir, com isso, apenas um sorriso ou uma expressão de susto ou de espontânea alegria, será para mim o pagamento mais do que compensador da apreensão que me acompanhou até este momento.

Longa e aventureira vida é o que desejamos ao Fralício e à Violeta!

Que suas andanças pela Floresta Encantada, sempre defendendo os amigos animais livrando-os da tirania dos malvados, leve a todas as cruianças a oportunidade de com eles ombrear, a afligir-se com as ameaças e a rir com a vitória dos justos.

Até logo.

(não deixe de ler o colega Carlos da Costa)

 

paulo rego
Enviado por paulo rego em 11/08/2012
Reeditado em 30/08/2012
Código do texto: T3824773
Classificação de conteúdo: seguro