PAPAI

PAPAI

Papai, eu não sei bem como começar a te escrever algo que expresse o que meu coração realmente esteja sentindo, e que também se aproxime um pouquinho do que você realmente merece saber, sentir, pensar sobre o que penso sobre você, com sinceridade, mas sem nenhuma austeridade, muito menos sem superioridade.

Mas, vou começar te agradecendo muito por tudo que você sempre fez, faz e sei que continuará fazendo para me ver feliz, ou ao menos fazendo para que eu me sinta tranquila comigo mesma e com o mundo em que vivo, para eu ser uma pessoa melhor a cada dia, a cada história que eu for escrevendo, vivendo...

Reconheço que durante quase toda a minha vida eu não consegui te ser grata, pegar mais leve com você, saber entender que todos somos seres humanos inerentes a inúmeros erros, e, talvez, não fui legal suficiente para perceber que a verdadeira vida de um ser humano não se resume aos marcantes erros, mas também ao reconhecimento, arrependimento por eles, e um recomeçar diferente.

Às vezes fico pensando no verdadeiro respeito que não consegui sentir por você, penso no amor que eu pensei não sentir por você, ainda que contra a minha verdadeira vontade, coisas que não fazem parte da minha índole. Nas infinitas discordâncias referentes as suas atitudes passadas, que eu acredito que até alguns dias atrás eu via refletida só negativamente sempre nos meus dias atuais.

Parece que na minha vã inocência, grande ignorância, ou uma bela de uma "cabeça dura" mesmo, eu imaginava que entre pai e filha não haveria uma nítida necessidade de olhos nos olhos, de palavras de boa conduta, de respeito, de desculpas, de perdão, mas que bastasse o vil reconhecimento para que fossem eximidos todos os erros, e o perdão entre ambos surgiria naturalmente. Ledo engano!

Mas, não pense que continuo pensando tão equivocadamente. Mesmo tão ressentida, tão magoada, eu consegui aprender muitas coisas, e uma delas é que não há coisa melhor a se fazer que conversar, tentar se entender dispondo os pontos de vista de ambas as partes diante de tantas coisas boas, mas também diante dos mais incríveis embates da vida. Uma lição, para mim e para você, não é!!!???

Eu te falo do fundo do meu coração, que com as várias faces e nuances da vida, tantas, um tanto quanto complicadas, outras, nem tanto assim, eu aprendi que há uma enorme necessidade física, emocional e espiritual para o pedido de perdão, tanto de um lado quanto do outro, para que haja o simples entendimento e manutenção desse elo que não pode e, não deve ser quebrado nunca:

PAI & FILHA

Papai, te peço perdão por várias vezes ter te julgado e condenado tão implacavelmente, não ter tido compreensão por tantas vezes e, às vezes, ter te magoado tão profundamente por coisas que fez, mas que eu deveria ter feito um esforço para que tivesse ficado lá atrás, e hoje, naturalmente, servindo no máximo como uma boa experiência para que você não mais as cometessem novamente...

Quem sabe assim não fosse mais fácil para que continuasse tentando um melhor caminho para o acerto e a compensação, e adquirisse a exata noção de o que foi feito não tem mais volta, não se apaga, mas desagrega de nossa personalidade, quando assim, verdadeiramente queremos, buscamos, e vamos atrás de realizar o melhor. Eu sei que há muito tempo é o que tem feito na sua vida...

Seus atos passados, presentes e até os futuros, sua cabeça, seu coração... Quem sou eu para julgar e te condenar, sem perceber que você, assim como todos nós, é falível, mas também é passível de mudanças positivas. Eu sei que não chego perto de ter a exata consciência dos sentimentos que traz aí dentro desse seu coração, que é enorme. Mas eu sei o quanto é especial para mim, na minha vida...

Você é uma pessoa maravilhosa, foi por tanto tempo, e continua sendo o meu grande herói, me ensinou a ser uma pessoa digna, uma pessoa com responsabilidades. Em tantas coisas, sempre foi o meu espelho refletindo coisas positivas, e eu te digo mais, até as coisas negativas foram refletidas em mim, tantas dores, tantos desalentos, mas que fiz reverter em um reflexo positivo...

Sabe, mesmo os seus deslizes me fizeram bem, me fizeram ver que eu não poderia, não queria, e não seria uma pessoa ruim. Sem contar os muitos exemplos que me passou, o de ser uma pessoa honesta, me incentivar a estudar, dizendo sempre que não há maior tesouro que o nosso próprio conhecimento adquirido, querer e ser uma pessoa do bem, de bom caráter, de boa índole, de bons costumes...

Hoje sei, e reconheço que, às vezes, por falta de um certo amadurecimento, por uma displicente inconsequência de sua parte, errou muito, às vezes, até pensando em acertar. “Durão” por todos foi e é tido até hoje. Sofreste muito e fizeste sofrer ainda mais. Por tantos, mal compreendido, sei que muitas vezes, até você mesmo se via completamente perdido, nem você mesmo se entendia.

Traumas de infância, eu sei que trago sim dentro de mim. Pois as feridas podem se curar, mas as cicatrizes ficam lá, e cada vez que algo remete àqueles acontecimentos, parece trazer consigo tudo de volta, e indesejavelmente todas as dores parecem florescer em cada detalhe, mas são dores que eu não quero mais sentir, eu sei que esquecer, jamais, mas quero perdoar, lembrar sem a mínima mágoa.

Hoje sei te compreender! Infância, adolescência, juventude dura, é latente que tiveste, e fez com que eu tivesse essa mesma vida também... Mas vejo em você um vencedor! Tristezas de um passado difícil traz consigo. Faltou para você muito amor, entendimento, bons incentivos, bons ensinamentos, diálogo, pais presentes, dinheiro, que certamente pudessem transformar a sua vida em algo mais leve.

Porém, papai, hoje eu sei, que você é muito importante para mim. Se muito na vida errei, pode até ter sido revolta, ressentimento, imaturidade de um coração infantil ou reflexo, mas tenho a consciência que não me ensinaste assim, pelo contrário. Obrigado, papai, te sou tão grata, pois eu percebo que embora as diferenças, embora tantas discórdias, você cuidou e cuida de mim tão bem...

Pai presente, às vezes, mais emocional que fisicamente, mas entendo que é por causa das peças preparadas pela própria vida a cada dia, mas só quem tem uma família como a nossa, pode vencer. Somos mais que vencedores, sobreviventes de tsunamis, terremotos, furacões, desmoronamentos que foram refeitos um a um dentro da possibilidade humana e divina que há em nós.

Quero que saiba que te amo, que tenho verdadeiro orgulho do pai que tenho, que peço a Deus todos os dias mais compreensão para entender os seus motivos, para que você também possa entender os meus, e que possamos seguir em laços de amor, de união, de entendimento, e sempre continuar sendo um pelo o outro. Meu pai, meu herói, meu professor, meu pastor, meu protetor mais fiel...

FELIZ DIA DOS PAIS.

Vannessa Adryanna
Enviado por Vannessa Adryanna em 12/08/2012
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T3826201
Classificação de conteúdo: seguro