Avatar 7_flordmanaca

O que é EDUCAÇÃO?



Coisa de berço que não tem tempo, motivo ou circunstância especial para mostrar-se. Ela É ou não é. Está no indivíduo, ou não está.

Não é discente nem docente.

Ela não compete com a tal de reciprocidade. Ela existe independente dela. A educação se faz presente partindo de ou oferecendo-se a qualquer tipo de pessoa: com a ignorante, a desinformada, a articulada, a dissimulada, a verdadeira, a mentirosa, a mal educada , a educada, a provocadora, a espezinhadora, a estripadora da dor alheia, ou quem está à margem dessas podres mesquinharias.

A educação faz parte do “religare” porque respeita próximo e ama a Deus. Ela é a caravana que passa enquanto os cães ladram; é o lábaro altivo e hasteado, o coração pungente do patriota que canta seu hino em posição de Sentido!

A educação enfim. além do muito a falar, (poderia escrever um livro) é vista a todo instante, mesmo ou especialmente, por aquele que nasceu sem o sentido da visão, mas com os demais tridimensionados.
Não é moeda, não se compra, não se troca, sabe, do tipo ele faz, você faz. Isto NÃO é educação; isto é interesse, é oportunismo, é a ansiosa espera desinformada do (por exemplo) votante que foi às filas para deixar na urna o número de alguém que ele mal conhece, apenas porque lhe foi prometido um emprego(?) Isto não é educaçãodo político, é exibição  de poder é elefantíase egóica..de quem pensa que pode, mas nada quer fazer, a não ser estar na última pedra da pirâmide, sem saber, apesar da "Educação," que a pirâmide da vaidade camuflada está prestes a desmoronar.


A Educação apresenta-se de várias formas: com o silêncio, como o olhar, com um cartão, uma carta, um beneplácito inesperado, uma gentileza, uma surpresa, um gesto de gratidão., um ato surpreendente. Educação é prestar-se , e agradecer, é fazer, é dar-se, é diminuir-se, é aceitar, é diferente do TER. Educação é SER.


Imagem: simples colaboração enviada por um amigo. Obrigada, João