JESUS - " O SENHOR DOS SÁBADOS " LUCAS 6,6-11

Evangelho de Lucas 6, 6-11- Jesus é o Senhor do Sábado.

Lucas nos traz, hoje, para meditação, uma questão bem complexa sobre a nossa religião

Os escribas e fariseus, com a as suas criações de uma infinidade de leis, relativas ao antigo testamento onde, os seus efeitos eram muito discriminativos. Foram as criando à medida que o tempo passava. Leis punitivas e, com endereços certos : “ o povo” . Não pode isto, não pode aquilo e , acompanhadas de penalidades e proibições, traziam aos seus seguidores os maiores transtornos sociais; limitando-os e discriminando-os na ordem de valores reais e humanos.

Em compensação os criadores das leis, os escribas e fariseus, sempre arrumavam um “jeitinho” para ficarem livres das mesmas e das suas penas, inventando meios de burla-las . Entre as infinitas leis, colocaram o Sábado como o dia do Senhor. Criado no Antigo Testamento que diz que o Senhor criou o mundo em 7 dias, sendo o Domingo o primeiro dia, trabalhando, portanto, até Sexta e, descansando no Sábado, o sétimo dia, existindo nas leis deles tudo o que não podia ser feito no dia de Sábado, guardando-o só para as coisas do Senhor.

E, por isso , conforme narra o evangelista Lucas, um dia de Sábado eles surpreendem os discípulos de Jesus colhendo espigas de milho para alimentarem-se, durante a caminhada que faziam.. Caíram em cima de Jesus, interpelando-o agressivamente perguntando, “Não sabeis que não é permitido fazer isto em dia de Sábado? “ Ao que Jesus respondeu : “Não sabeis que Davi ao voltar de uma batalha com os seus homens , entraram no templo sagrado e, alimentaram-se dos pães da oferenda, saciando. a fome de todos com os pães que só eram lícitos aos sacerdotes comerem? E acrescentou : Ö Filho do Homem é o Senhor do Sábado, também. Um outro dia de sábado na Sinagoga, Jesus cura a mão seca de um homem na presença de todos eles e, depois perguntou-lhes : é lícito em dia de sábado salvar uma vida ou perde-la ? Assim, Jesus confirma o que diz em outra passagem que veio para salvar o pobre e o oprimido. Estes fatos ocorridos com Jesus foram muitos pois, os judeus, queriam jogá-lo contra a população mas, não conseguiram e, por isso acabaram condenando-o à morte de cruz. O dia de Sábado que o povo judeu guarda até hoje é por não terem aceitado Jesus como o Messias que Deus prometera enviar como salvador daquele povo. Porém, existem o velho e o Novo Testamento, o antes e o depois de Jesus.

Ele veio para cumprir a vontade do Pai e cumprir as leis mas o Dia do Senhor passou a ser , para os cristãos, o Domingo, por ser o dia em que Jesus ressuscitou, o dia real da libertação e do cumprimento do Plano do Senhor. Por isso a nossa Igreja, embora saibamos que o dia do Senhor para o verdadeiro cristão são todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos. Enfim, quem , realmente crê nas palavras de Jesus e as observa em sua vida, no dia a dia, colocando-as em prática , esse é o cristão autêntico. Só uma observação final :- Reparem que tudo no mundo, está novamente caminhando para o fim. Não sabemos o dia nem a hora da nossa partida. O povo, novamente, está colocando Deus fora da sua vida. O amor que Jesus nos ensina nos evangelhos, está ficando de lado. As pessoas não se amando como deveriam, O desamor está tomando conta do coração de todos, em todos os atos e atitudes, matando-se, até, por qualquer coisa, principalmente por dinheiro e outras tantas bobagens. Tudo isso é bem triste, o sacrifício e a morte de Jesus ficaram no esquecimento. Portanto, é necessário que a humanidade mude de comportamento, principalmente no auxílio mútuo entre os povos,

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! – Bene - 23/08/2012 – ( b .g. j.)